Heliton 21/11/2020
O conhecimento é a nossa bênção e a nossa maldição.
Queria debater sobre cada um dos tópicos que foram abordados e minuciosamente analisados por várias perspectivas e projeções neste livro, mas eu não faço ideia do quanto eu iria escrever, porque é muita coisa. Mas há um ponto em comum entre todos eles, impossível não falar sobre, que são as consequências da interferência da nossa espécie em relação ao seu meio, advindo do seu ato de ser curioso por natureza, mas inconsequente com o uso do conhecimento adquirido.
O livro contém uma boa quantidade de artigos com assuntos variados, partindo da importância que os números tiveram e que ainda tem em nossa história como civilização; o quanto uma exponecial pode afetar de forma catastrófica em termos biológicos; abordando sobre doenças como a aids, assim como problemas de densidade populacional, controle de natalidade e fome; dando ótimas críticas sociais sobre o quanto o ser humano pode ser hipócrita com o seu próprio mundo; existência da vida em outros planetas; aborto; destruição do meio ambiente; recursos de restauração ambiental; entre outros.
Como havia dito, todos esses temas tem o dedo do ser humano. A nossa espécie se torna o ponto em comum entre eles, indo da destruição gradativa do mundo em que vivemos até o de buscar formas de reverter seus atos inconsequentes. Carl Sagan sempre cita o quanto a união de todos é o que irá salvar a nossa espécie de uma futura extinção, não só dela, mas de todos o seres vivos do planeta.
Apesar do livro ter sido lançado em 1997, um ano depois da morte do autor (1996), há muitas coisas boas para se fazer nota durante a leitura, como por exemplo: verificar se as projeções que foram feitas para os anos seguintes foram ou estão indo na direção prevista, assim como refletir sobre cada um dos tópicos dos artigos.
Carl Sagan trata de assuntos globais extremamente importantes da forma mais didática possível, pode acontecer da leitura ficar maçante, em parte pelo uso de termos mais científicos para quem não é muito acostumado a ler sobre, mas até o fim creio que se torne algo muito proveitoso, em relação a chance de ter lido sobre várias coisas e instigar o seu conhecimento.
No fim, o livro trás as ultimas escritas do autor contando sobre alguns projetos, livros escritos, sobre a sua família e as barreiras que ele teve que enfrentar em relação a sua saúde. "Bilhões e Bilhões" termina com as observações de sua esposa sobre a trajetória de sua vida até os seus últimos momentos de vida. Após a finalização da leitura, é impossível não se sentir inspirado por Carl Sagan.