Grazi Comenta 03/10/2014Conclusão mais que incrível da trilogia principal da série FundaçãoÉ o terceiro livro da trilogia original da serie Fundação. Como o segundo, é dividido em dois contos que contam com um salto temporal entre eles. Chamam-se: A Busca do Mulo e A Busca da Fundação. São títulos adaptados do original Now You See It e And Now You Dont, porém foi considerado que estas nomeações constituíam um spoiler. (Pessoalmente, fora do contexto, não vejo problema nenhum).
Parte I A busca do Mulo.
Narra o que acontece seguidamente ao final do segundo livro, quando descobre-se quem é o Mulo e o interesse dele na Segunda Fundação. Esta (a segunda fundação) é um dos planetas criados pelo plano de Hari Seldon para guiar a humanidade. A única pista que se tem quanto a sua localização é que está no extremo oposto da galáxia . O Mulo sai em busca desse planeta, na intenção de conquistá-lo sem saber que os seus habitantes já esperavam por isso.
Parte II A busca da Fundação.
Narra os fatos que acontecem 60 anos depois da Parte I do livro. Depois dos acontecimentos com o Mulo, todos já sabem que a Segunda Fundação realmente existe. Logo, a Primeira Fundação, detentora do conhecimento científico, começa a sentir-se ameaçada e seus habitantes decidem descobrir a localização da SF e destruí-la. Os habitantes da Segunda Fundação são treinados para ser os futuros Comandantes do Segundo Império Galáctico e são detentores dos poderes mentais: eles tem a habilidade de conversar apenas lendo a expressão facial das pessoas e, de maneira parecida com o Mulo, podem influenciar a mente de alguém.
É mais um título incrível de Asimov e posso dizer que as resoluções das duas partes te deixam sem fôlego! É de uma genialidade sem precedência. Asimov tem a capacidade de discutir temas políticos e sociais com uma facilidade e leveza que poucos autores conseguem. É um livro que te faz pensar e melhor: muito simples de entender. E quero ressaltar aqui que todos os personagens dele tem a característica de parecerem absolutamente convincentes em todas as suas ações, inclusive os vilões. Enfim, para você que interessou-se e começou a ler, esta é a conclusão incrível da trilogia que é A melhor serie de ficção científica de todos os tempos. Não deixa nada a desejar.
P.S.: O Comandante ou Primeiro Homem da Segunda Fundação, Hari Seldon e o Mulo estarão para sempre no meu top 20 melhores personagens de livro. Haha. É ler para entender ;)
O meu carinho por essa série só cresce a cada ano e depois de ver o que a série fez com a história precisei vir aqui relembrar essa resenha que fiz após lê-lo para me lembrar das sensações boas que tive na leitura. O quão difícil é pegar um material magnífico e transformar numa adaptação decente ao invés de deturpar todos os propósitos do autor? Parece que é aquela máxima de novo ''O livro é sempre melhor''.