Segunda Fundação

Segunda Fundação Isaac Asimov




Resenhas - Segunda Fundação


360 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Davi Busquet 24/05/2021

Os fundamentos da humanidade
Um império que se estende por toda a galáxia; frotas de naves estelares avançadas; rotas comerciais unindo mundos distantes um do outro por incontáveis parsecs; um único homem munido de poderes mentais, controlando as vastidões colonizadas de milhões de planetas; política, sociedade e humanidade. Guerra nas estrelas? Não. Trilogia "Fundação".
As semelhanças não são mera coincidência — e talvez a obra de Isaac Asimov até tenha servido de inspiração para os clássicos cinematográficos de ficção científica. A narrativa ampla, quase histórica, chega a ser um pouco maçante e pesada no início, porém, com grande atenção ao todo, e em como ele cuidadosamente se relaciona com cada personagem e período, o autor consegue criar uma visão universal sobre a humanidade e seus processos evolutivos.
A trilogia, que gira em torno da decadência do então vigente (e corrupto) império galáctico — e sua reconstrução na forma de uma unidade política mais forte e produtiva —, elabora bem conceitos como ciência política, fé pública e a importância da educação na construção de uma nação. Além, é claro, de correlacionar tudo isso com uma ciência nova e quase exotérica, a psico-história.
Indo além da mera disputa bélica como meio de formação de um império, a trilogia é precisa e surpreende ao final de cada livro, dando ao leitor a certeza de que há muito mais por trás de cada passagem do que até o mesmo o autor teria planejado expôr — e que, facilmente, poderia ser desenvolvida em qualquer cenário ou época, ainda que fora do contexto de naves espaciais e ficção científica.

site: https://www.instagram.com/davi_busquet_br
comentários(0)comente



My Lena 29/05/2021

?Uma circunferência não tem fim?.
A continuação da jornada na busca da 2ª Fundação... que livro poético, maravilhoso e viciante meus amigos.
comentários(0)comente



Filipe Araújo 30/06/2020

Bom final
Fecha bem o arco da trilogia e por mais que você possa vislumbrar as possíveis reviravoltas, é virtualmente impossível acertá-las pelos motivos certos.
comentários(0)comente



Ariadne 19/02/2022

E enfim, chegamos ao emocionante final da trilogia original desse universo. E bota emocionante nisso.

Esse volume segue a estrutura do anterior ao dividir a história em duas partes, mas, ao contrário do que foi visto até então, a primeira parte é uma sequência direta dos acontecimentos de Fundação e Império. Fiquei tão acostumada aos saltos temporais que até me choquei com uma leitura continuada.

Basicamente, o livro todo gira em torno da existência ou não da mítica Segunda Fundação e o que ela representaria para os habitantes da Primeira Fundação. Assim, parte da narrativa se concentra com personagens tentando descobrir o máximo possível de sua localização e quem seriam as pessoas envolvidas.

Essa busca por um local hipotético e os diálogos tentando entender se tudo isso faz parte ou não dos cálculos do Plano Seldon tornam esse o livro mais dinâmico do que os outros.

Como vocês devem se lembrar, eu tive problemas com parte da história do segundo livro da saga, e quase abandonei a leitura. Felizmente, o terceiro volume é uma leitura ágil, o que me prendeu do começo ao fim.

E se preparem. Como é comum de Asimov, esse livro é repleto de com diálogos inteligentes (mas surpreendentemente simples), muita estratégia, e claro, vááários plots twists.

A tensão construída aumenta a cada virada de página, e Asimov mais uma vez demonstra entender muito bem o ser humano, com suas qualidades e defeitos. Um livro tão antigo como esse soar muito atual só mostra que certas coisas, infelizmente, nunca mudam.

O final dessa trilogia é surpreendente, e me deixou com um gostinho de quero mais. Agora entendi porque os fãs da época atormentaram tanto o autor para que ele continuasse a escrever sobre a Fundação!

É redundante demais falar isso, mas me junto ao coro dos que recomendam A Trilogia da Fundação. Certamente, é leitura obrigatória tanto para quem ama ficção científica quanto para quem quer começar a ler o gênero.

site: https://www.instagram.com/p/CaDQGQevVzX/
comentários(0)comente



Thiago.Moretti 26/12/2021

Terceiro livro da saga Fundação do imortal Asimov. Recomendo a todos que curtem tramas bem feitas, personagens inesquecíveis e é claro ficção científica da melhor qualidade.
comentários(0)comente



emiliapsouza 04/06/2021

"Um círculo não tem fim"
Hari Seldon olha pra nossa cara e ri. Ele faz tudooooo e depois de vários séculos, continua fazendo tudo.

Brincadeiras à parte, foi uma conclusão muito boa da trilogia. Existe um plot twist que surpreende bastante. Conseguimos ver mais uma vez a forma como Asimov costura bem os fatos, expondo as diferentes formas de estabelecimento de poderes experienciadas por cada fase que a Fundação viveu.

Enfim, adorei essa trilogia. Fiquei muito feliz por ter conseguido concluir e gostar tanto. ?
comentários(0)comente



alm0fadiinhas 12/06/2021

Aquele em que eu levei um tapa na cara atrás do outro
Esse livro é muito superior aos outros de uma forma que eu não sei explicar. Se eu pudesse resumir esse livro em uma frase seri “é de cair o c* da bunda.

O livro é cheio de ação e aventura. A Arkady é simplesmente maravilhosa. O Asimov me enganou tanto que eu questionei a minha existência todinha.

Tudo é o plano e quando você acha que entendeu o plano, na verdade fazia parte do plano parecer que aquele era o plano.

Toda a questão política, a tecnologia, as crenças das comunidades, toda a treta da segunda fundação, tudo é feito de um jeito que deixa você surtando a cada capítulo e claro, nada é o que parece ser.

Asimov consegue contar a história de uma galáxia com vários planetas e pessoas diferentes e ainda sim fazer parecer que você tá ali acompanhando tudo durante todos esses séculos frente com os personagens.

O final não foi nada do que eu imaginei e depois de ler fiquei duas horas olhando pra parede e me perguntando como eu me deixei enganar, como eu me deixei ser manipulada, como eu não suspeitei, mas a verdade é que não tinha como. Seldon enganou toda a galáxia tanto quanto Asimov me enganou por três livros.
comentários(0)comente



Nicolas Lima 05/01/2023

Final inesperado? Não quando sabe-se que vai ser inesperado :)
Segunda Fundação é o último livro da incrível trilogia Fundação, escrita por Isaac Asimov. Apesar da ironía no título da resenha, este livro ficou a altura dos demais, com novos personagens dando continuidade ao enredo, o livro traz no primeiro capítulo a continuidade da guerra entre o Mulo (Mulo, o inimigo "inesperado" da fundação) e a fundação (Guerra iniciada no segundo livro da trilogia, Fundação e Império), Dando continuidade a busca para encontrar a segunda Fundação e posteriormente derrota-la. No entanto, acontece reviravoltas ( não me prolongarei, pois corre o risco de sair spoilers). No segundo capítulo é visto um enredo peculiar e surpreendente, o que faz o final ser cheios de plot twist.
Leitura indispensável para os amante de ficção científica.

Sobre a ironía do título: nos livros escritos por Isaac Asimov, o final é sempre inesperado, para quem segue a lógica inicial do enredo. Portanto, para os leitores desse autor fica claro que no fim haverá uma quebra da lógica que estava sendo desenvolvida. :)
comentários(0)comente



Ariela 30/05/2020

Belo final para a Trilogia
Esse é o terceiro livro da trilogia original da série da Fundação.
Trata-se de uma única história, onde descobrimos o que aconteceu com o Mulo e como esses acontecimentos afetaram a Fundação e o plano de Seldon.
O final do segundo volume me deixou muito curiosa com relação ao terceiro (e último) livro da série original e minhas expectativas foram atendidas: o livro nos conta mais sobre a Segunda Fundação e responde muitas das perguntas que ficam em aberto nos volumes anteriores.
O livro, mais uma vez, mostra muita coerência na história, o que me surpreendeu muito, por ser pura ficção científica e, ao meu ver, esse é o ponto mais positivo da trilogia.
O terceiro livro de fato fecha a história que nos foi contada até então e termina muito bem a trilogia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rafaelps 09/07/2021

Do Agridoce para o Incrível Desfecho!
Segunda Fundação é dividido em duas partes. A primeira narra a continuidade de Fundação e Império, narrando a incansável busca pela tal da Segunda Fundação. A segunda narra o desfecho da saga no ponto de vista da jovem Arkady Darrell.

Sobre a primeira parte: Ela ocupa 1/3 do livro e digo que é a pior parte de toda a saga. Confusa, prolixa, enrolada e em certos pontos sem sentido algum. Acho que Asimov se perdeu um pouco e tentou fazer algo mais chocante que o final de Fundação e Império, mas simplesmente criou um amontoado de confusão na qual eu não consegui me encontrar.

Porém, temos a segunda parte: Essa aqui salvou o livro COMPLETAMENTE! Todo o arco dos Darrell e a conspiração, a viagem à Trantor (meu planeta favorito) e toda a questão da guerra, simplesmente me deixa apaixonado pelo incrível e complexo universo criado por Isaac Asimov. O plot final é incrível (apesar de repetir a dose da confusão na hora da revelação final, porém é muito mais bem construído aqui do que antes). Me senti muito honrado em ler essa ficção científica que, praticamente, criou a Space Opera que deu origem à tantos ícones da nossa cultura como Duna, Star Wars, Star Trek e muitos outros que um dia eu certamente irei ler.
comentários(0)comente



Isabela 11/03/2022

Singularidade
O que mais achei interessante dessa primeira trilogia é o conceito de previsibilidade das massas, o que nos leva a refletir sobre até que ponto nossas ações singulares afetam o todo (meio que zero) e a ruptura dessa ideia a partir do segundo livro.

O final não é dos mais surpreendentes, mas é satisfatório.
comentários(0)comente



LOSK 29/11/2021

O ritmo é um problema constante para toda a trilogia, mas superando isso esse livro contém boas reviravoltas e conceitos.
A busca pela segunda fundação consegue surpreender até a última página. Bom livro.
comentários(0)comente



Raphael.Fernandes 30/11/2021

Uma círculo não tem fim
De um modo geral foi uma boa leitura, a escrita do Asimov é agradável e fluída.

Considero esse o mais fraco da trilogia pois a essa altura você já está habituado com a dinâmica da obra (ameaça surge, ameaça parece impossível, ameaça é derrotada de forma simples). Mas para compensar existem alguns plot twists ao final que são bem divertidos.
comentários(0)comente



Grazi Comenta 03/10/2014

Conclusão mais que incrível da trilogia principal da série Fundação
É o terceiro livro da trilogia original da serie Fundação. Como o segundo, é dividido em dois contos que contam com um salto temporal entre eles. Chamam-se: A Busca do Mulo e A Busca da Fundação. São títulos adaptados do original Now You See It e And Now You Dont, porém foi considerado que estas nomeações constituíam um spoiler. (Pessoalmente, fora do contexto, não vejo problema nenhum).

Parte I A busca do Mulo.
Narra o que acontece seguidamente ao final do segundo livro, quando descobre-se quem é o Mulo e o interesse dele na Segunda Fundação. Esta (a segunda fundação) é um dos planetas criados pelo plano de Hari Seldon para guiar a humanidade. A única pista que se tem quanto a sua localização é que está no extremo oposto da galáxia . O Mulo sai em busca desse planeta, na intenção de conquistá-lo sem saber que os seus habitantes já esperavam por isso.

Parte II A busca da Fundação.
Narra os fatos que acontecem 60 anos depois da Parte I do livro. Depois dos acontecimentos com o Mulo, todos já sabem que a Segunda Fundação realmente existe. Logo, a Primeira Fundação, detentora do conhecimento científico, começa a sentir-se ameaçada e seus habitantes decidem descobrir a localização da SF e destruí-la. Os habitantes da Segunda Fundação são treinados para ser os futuros Comandantes do Segundo Império Galáctico e são detentores dos poderes mentais: eles tem a habilidade de conversar apenas lendo a expressão facial das pessoas e, de maneira parecida com o Mulo, podem influenciar a mente de alguém.

É mais um título incrível de Asimov e posso dizer que as resoluções das duas partes te deixam sem fôlego! É de uma genialidade sem precedência. Asimov tem a capacidade de discutir temas políticos e sociais com uma facilidade e leveza que poucos autores conseguem. É um livro que te faz pensar e melhor: muito simples de entender. E quero ressaltar aqui que todos os personagens dele tem a característica de parecerem absolutamente convincentes em todas as suas ações, inclusive os vilões. Enfim, para você que interessou-se e começou a ler, esta é a conclusão incrível da trilogia que é A melhor serie de ficção científica de todos os tempos. Não deixa nada a desejar.

P.S.: O Comandante ou Primeiro Homem da Segunda Fundação, Hari Seldon e o Mulo estarão para sempre no meu top 20 melhores personagens de livro. Haha. É ler para entender ;)

O meu carinho por essa série só cresce a cada ano e depois de ver o que a série fez com a história precisei vir aqui relembrar essa resenha que fiz após lê-lo para me lembrar das sensações boas que tive na leitura. O quão difícil é pegar um material magnífico e transformar numa adaptação decente ao invés de deturpar todos os propósitos do autor? Parece que é aquela máxima de novo ''O livro é sempre melhor''.
comentários(0)comente



360 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR