Segunda Fundação

Segunda Fundação Isaac Asimov




Resenhas - Segunda Fundação


360 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Guti Jun 31/07/2023

Com certeza o melhor livro da trilogia. Do começo até o final do livro acontece coisas que são muito importantes para história e o final tem algumas reviravoltas que te deixam de queixo caído
comentários(0)comente



italoSpassos 05/10/2023

O xadrez espacial de Hari Sledon
É impressionante como nitidamente o Asimov joga com o leitor, um jogo de detalhes, nunca nos subestimando, pelo contrário, nos estimula a adentrar na trama e participar de toda a dança pela galáxia.

Tudo se amarra aqui, desde as primeiras linhas do primeiro livro, passando pelo caos que o Mulo criou, mas as linhas se conectam e mesmo com as revelações extremamente satisfatórias e condizentes a trama, Asimov guarda para o último segundo mais revelações. Pois é dessa forma que se joga Xadrez. Fantástico!
comentários(0)comente



Ludmila 18/03/2024

Quase que não foi... ainda bem que minha teimosia em acabar o livro me mostrou um ótimo final, respondendo a pergunta que permeou todos os livros. Mas o caminho foi árduo...
comentários(0)comente



belaffig 25/05/2024

"Precisava controlar os tempos..."
Se no segundo livro o Plano Seldon parece deixar de ser importante para contar um parênteses de uma grande história, aqui ele volta com todas as forças; colocando como tema central uma pergunta que espreitava desde o início da trilogia. Mesmo tendo captado meu interesse no começo, tornou-se meu menos favorito dos três; possui um final justo com o proposto, mas passa a ser muito mirabolante. Os plot twists atrás de plot twists foram me perdendo. Tudo é um plano com terceiras intenções e todos planejam, planejam e planejam até me perderem: para que eles estavam planejando mesmo?
É um livro de herdeiros e fantasmas: nomes que eram grandes, agora perdidos no tempo; um plano longínquo terminando de se concretizar. Arcádia faz uma boa protagonista, mas até ela vai cansando ao longo das páginas. Mas acho que não posso ficar brava por ter esperanças: desde o começo fica claro que o homem nunca esteve em controle de seus atos, afinal.
comentários(0)comente



FAbio569 28/06/2024

Fundação
Uma saga épica com várias reviravoltas, segunda fundação termina de forma honrosa a trilogia, com várias reviravoltas e uma história que prende sua atenção. Recomendo a todos esse épico espacial.
comentários(0)comente



Ronan.Azarias 28/07/2024

Sensacional
Apesar do final cliche (desculpa quem discorda) não parece pra você quando chega lá. Asimov rouba um pouco te deixando fora da trama que tem reveses sobre reveses, mas isso não tira a qualidade da obra nem um pouco. O melhor livro da trilogia.
comentários(0)comente



Lucas Muzel 09/07/2009

Segunda fundação
Nesse livro, a famigerada Segunda Fundação é apresentada, de forma magistral. O Plano de Seldom nunca esteve tão ameaçado, mas também nunca esteve tão próximo de seu objetivo final, o do segundo império.
comentários(0)comente



Normal 09/11/2011

Não decepciona em nenhum momento e o ritmo é mais constante do que o do segundo livro.
Agora dá vontade de ler tudo de novo.
comentários(0)comente



Igor RS 10/06/2012

Sensacional!
Quem é fã de ficção tem que ler essa trilogia.

O Asimov foi simplesmente brilhante ao escrevê-la.

Vale MUITO a pena. MUITO!
comentários(0)comente



Rapousa (Andreia) 22/11/2012

Melhor livro da série
No começo o livro continua a se focar na história do Mulo e confesso que, apesar de relativamente necessário, me entediou um pouco. Contudo, depois o livro toma folego e se torna excelente!
comentários(0)comente



Pedro 11/02/2013

Encontros e desencontros
O primeiro livro da trilogia "Fundação" devo dizer que me decepcionou: esperava muito da "melhor trilogia de todos os tempos". São várias estórias ligadas tão somente pelo espaço e tempo contínuo, e você acaba não interagindo muito com as personagens.
No entanto, no segundo e terceiro, a estória se torna estável.
Muitas surpresas acontecem, e a trama me tirou algumas horas de praia. Várias descobertas (ou desencontros) seguidos. Dúvidas do "quem e por que?". Um cenário "sci-fi" que deixa a imaginação totalmente livre.
Um bom livro para diversão.
comentários(0)comente



Rodrigo 22/01/2016

Último livro da trilogia original de Asimov (depois foram lançados mais 4 livros). O plano de Hari Seldon para preservar a tecnologia humana através da queda do império galáctico continua se desenrolando. Dessa vez entra em cena a Segunda Fundação, cuja missão é garantir que tudo corra confirme planejado, nunca entrando em cena abertamente. Ao invés dos recursos tecnológicos da Primeira Fundação, seu maior trunfo são os recursos da mente, desenvolvidos ao longo de centenas de anos de treinamento.
comentários(0)comente



Aline T.K.M. | @aline_tkm 28/04/2017

Desfecho honesto e surpreendente
Com a leitura de Segunda Fundação, finalmente concluí a Trilogia da Fundação, do gênio Isaac Asimov, cujos primeiro e segundo volumes são Fundação e Fundação e Império, respectivamente.

Só para resgatar um pouquinho da história dos livros anteriores, tudo começa com uma previsão de Hari Seldon, segundo a qual o atual Império Galáctico entraria em decadência. Trinta mil anos de barbárie se seguiriam até que um novo império fosse constituído. No entanto, Hari Seldon elaborou um plano baseado na psico-história, que, se seguido à risca, reduziria o período de barbárie para mil anos, depois dos quais um novo período de glória se revelaria para a humanidade.

Parte fundamental desse plano foi a criação da Fundação, situada no planeta Terminus, onde um grupo acadêmico se encarregaria de desenvolver e compilar todo o conhecimento científico da humanidade.

No entanto, uma outra Fundação também estava sendo criada e mantida sob sigilo total – a Segunda Fundação. Ali seriam desenvolvidos os poderes da mente e é dali que sairiam os futuros líderes de um novo império...

O segundo livro da trilogia, Fundação e Império, traz o surgimento do Mulo, um mutante com incríveis poderes psíquicos que deseja destruir a Fundação e se tornar ele mesmo o senhor de um novo império. Só que, para atingir seu objetivo, ele também precisará enfrentar a Segunda Fundação – mas antes, precisa descobrir onde ela está localizada.

E aí chegamos em Segunda Fundação, o desfecho da trilogia. O livro é dividido em duas partes, com histórias distintas que se relacionam ao final. Na primeira, acompanhamos a continuação da busca e o confronto entre o Mulo e a Segunda Fundação.

A segunda – e melhor – parte acontece sessenta anos após a primeira. Aqui, temos o surgimento de uma nova protagonista: Arcádia Darell, uma garota de apenas 14 anos que vive na Fundação e que acaba se tornando a verdadeira heroína da trama.

Arcádia é curiosa e sagaz. Ao escutar uma conversa importante de seu pai com outros cientistas, decide embarcar clandestinamente em uma viagem para desvendar alguns mistérios relacionados à Segunda Fundação. Em paralelo, os conflitos entre a Fundação (Terminus) e o planeta Kalgan (antiga capital do domínio do Mulo) ficam mais tensos.

De novo, Asimov surpreende com seus conceitos geniais e as interpretações que eles suscitam, trazendo descobertas e reviravoltas capazes de deixar qualquer leitor pirado.

Além de trazer uma garota como protagonista, Segunda Fundação ainda mostra que o desenvolvimento psíquico e social, bem como a compreensão total do ser humano, é muito mais poderoso do que o conhecimento físico e tecnológico isoladamente.

Mantendo o ritmo ágil, os diálogos inteligentes e a escrita simples e acessível, o mestre da ficção científica conseguiu fechar muito bem a história da Fundação – um clássico incontestável do gênero.

E a gente até consegue identificar alguns possíveis ganchos para a extensão da trilogia, que originou uma série composta por outros quatro volumes sobre o universo da Fundação. Chamada de Série Fundação, ela foi iniciada por Asimov anos depois do término da trilogia principal. Já incluí essa continuação na minha wishlist – claro!

Ação, conflitos galácticos, viés político e social, disputas pelo poder e ciência. Nem preciso dizer que Segunda Fundação coroa a trilogia, trazendo um final honesto e inteligente.

Se você curte ficção científica ou quer começar a ler o gênero, e tem uma quedinha por esse universo espacial, a Trilogia da Fundação é leitura obrigatória – e duvido que um dia deixará de sê-lo. Por isso... leia, leia, leia!

LEIA PORQUE
Não só essa trilogia é referência na ficção científica, como Isaac Asimov é um ícone do gênero. Gostar de ficção científica e não ler a Trilogia da Fundação é algo como gostar de vampiros e não ler o Drácula do Bram Stoker, saca?

DA EXPERIÊNCIA
Pirei no desfecho da trilogia, sem dúvida! Mas o meu preferido dos três continua sendo o primeiro livro, Fundação.

FEZ PENSAR
Você precisa conhecer os outros dois livros da trilogia: Fundação e Fundação e Império. E, caso você ainda esteja na dúvida se lê o autor agora ou se deixa para depois, se liga nesses 5 motivos para ler Isaac Asimov (no blog).

site: http://www.livrolab.com.br
comentários(0)comente



360 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR