raphacastro19 05/01/2024
O homem que sobreviveu a sua finitude
Quando terminei de ler esta biografia, foi um misto de alivio e tristeza, digo isso, pois comecei em maio de 2023, para dar fim apenas na primeira semana de 2024. Sem entrar em detalhes de todas as minhas intercorrências, relato que este foi um dos melhores livros que já li até hoje.
A minha primeira paixão de infância foi Mickey Mouse e todas as histórias em torno da Disney, depois que envelheci e a capa da maturidade me revestiu - matando a fantasia pueril que existe em mim um pouco a cada dia - comecei a pensar nos homens por trás das histórias que me fascinavam quando criança.
Walt Disney foi o primeiro, ele foi um gênio e como todo gênio sistemático, difícil de lidar no dia a dia, mas pensava 20 anos a frente e conseguiu vencer a morte (quem ler o livro vai entender muito bem o que disse aqui).
Muito bem escrito, bem desenvolvido, a parte final dele da uma atrapalhada, parece que o autor quer apressar as coisas, mas é compensado quando disserta sobre sua morte, tive a sensação de estar ali junto com os familiares.
Recomendo a leitura para quem amou algum personagem da Disney na infância (como eu) e quer saber como os gênios tem seus dias de glória, mas seus anos de incertezas, preocupações e lutas.