scicilla 02/05/2024Eu já quis ser uma GoonieEu sou muito suspeita a falar dOs Goonies. Sempre que possível, eu assistia ao filme. Perdi as contas e ao ler o livro, eu via as imagens do filme em minha mente. Esse é o tipo de filme que é fiel ao livro, até por que ele foi escrito por James Kahn a partir do roteiro.
A obra publicada pela DarkSide traz uma magia ainda maior, com o famoso mapa de Willy Caolho em anexo.
Quem nunca sonhou em encontrar um mapa de tesouro e sair à procura em uma aventura inesquecível com seus melhores amigos?
Mickey, com seus amigos, Dado, Bocão e Gordo, após encontrarem o mapa do famoso pirata Willy Caolho, partem para uma aventura contra todas as possibilidades. Mais tarde o grupo cresce com a junção do irmão Brand e as meninas Andy (crush de Brand) e Stef.
Apesar do livro ser uma adaptação do filme, nota-se algumas diferenças bem interessantes em relação ao longa de Richard Donner.
Tanto no livro quanto no filme, Mickey é o protagonista, tendo os "olhos" sempre mirados nele, mas não deixa a ação dos demais de lado. Porém no livro, como Mickey é nosso narrador, temos toda a perspectiva dele tendo algumas partes da narrativa picada. Diferentemente o que acontece no filme, em que as cenas acontecem concomitantemente.
O que gostei do livro é que basicamente a história segue a mesma linha do tempo do filme, mas em algumas partes, tive a sensação de que estava "vendo" partes deletadas pelo diretor.
Contudo, em nada se perde do conteúdo e da emoção.
Recomendo tanto ler o livro quanto ver o filme. Um completa o outro!