Mauricio.Alonso 14/01/2024Um drama familiarFiquei sabendo desse livro numa lista de indicação de um vestibular, não lembro qual.
Fiquei surpreso coma qualidade e profundidade da obra.
Dois irmãos é um drama familiar entrelaçado por vários dramas pessoais que se cruzam dentro de uma família de descendentes libaneses.
O enredo é centrado no conflito entre os irmãos gêmeos Yaqub e Omar e ambientado na cidade de Manaus por volta dos anos 1925 a 1970 e narrado por um personagem onipresente, que não vou citar para não tirar a surpresa.
Entre os dramas e conflitos narrados há as brigas e desentendimentos entre os irmãos, de personalidades completamente diferentes, o drama de Omar com o seu alcoolismo e sua vida vulgar, a relação incestuosa entre Zana e os seu filho Omar, o drama vivido por Halim pela não aceitação do filho Omar que disputa a atenção da mãe, a vida serviçal de Domingas, uma curumin indígena criada nos fundos da casa desde criança, além de diversos outros dramas e histórias paraleleas.
As vezes eu me perdia um pouco no tempo e nos diversos personagens, uma vez que havia saltos de um tempo ou para ou de um personagem para outro dentro da mesma narração. Mas isso não deixou o texto difícil ou menos interessante.
Outra coisa bem interessante são as várias citações de aspectos da cultura amazonense e libanesa, como a culinária as festas, os espaços de Manaus muito bem apresentados pelo autor Milton Hatoum. Não é a toa que esse livro ganhou o prêmio Jaboti.
Uma leitura rápida, leve e fascinante!