Maria 23/12/2023"E o tempo, que nos faz esquecer, também é cúmplice delas. Só o tempo transforma nossos sentimentos em palavras mais verdadeiras".Que livraço. Esse foi o meu preferido de todos os que a FUVEST indicou. Ele foi magnífico, certeiro, ambíguo e interessantíssimo. A narrativa não me segurou no início, não vou mentir, mas a partir de um certo ponto, eu só comecei a ler e a ler e quando eu vi eu tinha acabado ele. Que narrativa interessante, gente, que coisa incrível que foi esse livro.
É muito interessante fazer a análise da relação dos gêmeos e, principalmente, dos erros que a permeavam. Na minha opinião sem spoilers, se certos comportamentos dos pais fossem mudados, certamente eles se dariam bem. Até porque fica MUITO claro em todo o livro o quanto eles eram comparados o tempo todo e o quanto colocavam um contra o outro. Chegava a ser irritante e revoltante essa comparação frequente e injusta entre um e outro - e às vezes, durante a leitura, eu me questionei se todos os gêmeos passavam por isso.
Eu real não esperava que esse livro ia se tornar o meu preferido de 2023, mas fico feliz em ter tido essa surpresa. Obrigada, Miltom Hatoum, por essa obra linda, e obrigada, FUVEST, por tê-la apresentado a mim.