ELOISA 04/09/2022
Mansfield Park de Jane Austen foi uma das minhas leituras do mês de agosto, primeira leitura que faço com uma leitura conjunta e também foi o primeiro livro que li da obra de Austen.
Neste romance (publicado em 1814), vamos acompanhar a protagonista Fanny Price, a qual é conduzida da casa dos pais, aos seus 10 anos de idade, para a propriedade (Mansfield Park) dos seus tios, local onde passará a residir "bons" anos da sua vida.
Fanny, uma personagem tímida, de poucas palavras, sentimental, julgadora e linear, se depara num lar rodeada por familiares mesquinhos, egoístas, invejosos, que só ligam pra posições sociais e pro seus próprios bem estar.
Na minha experiência de leitura, tive a sensação de que Jane Austen estava contado sobre o dia a dia de uma familia, sem muitas reviravoltas, com personagens que apenas "existem" sabe?
De certo modo Austen critica a sociedade da época, os costumes, as ações, o modo de pensar e aqueles que eram abastados de poses e tão pobres de valores, mas vale lembrar que estamos acompanhando o dia a dia de personagens não evoluem e neste ponto, ao meu ver parece que uma coisa se opõe a outra.
Criticar, mas continuar naquela linha reta ??????
Fanny cresce em um ambiente ostil e pesonhento e chama atenção do leitor por ser uma pessoa que não perde suas virtudes, até aí tudo bem! Massss, ela tambem é uma pessoa muito rígida, que aponta muito os outros.
Sabe quando você da aquele passo em falso e aprende com ele? Isso falta em Fanny, ela é muito perfeita.
E o que me chamou atenção é que Fanny aprende a gostar de Mansfield, o lugar em que sempre foi tratada com desprezo. ?
Essa obra não se trata de um romance frenético, com uma escrita fluída e com grandes reviravoltas acontecendo. A maior parte dos personagens iniciam e terminam da mesma forma ?
Na minha opinião a grande ironia foi...
Todos que se achavam corretos e exemplo de tudo, não serem nada disso ? e Fanny que sempre foi a certinha, que nunca titubeava, sempre linear e convicta de tudo, não erra em nada e não aprende com nada ? e aí está o pulo do gato, pessoas perfeitas não existem! ?
Faltou evolução dos personagens;
Emponderamento de Fanny;
É um livro que tem muita "gordura", alguns capítulos com coisas bem repetitivas;