Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen




Resenhas - Mansfield Park


576 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


emy 08/09/2022

Tava demorando pra fazer essa resenha, mas vamos lá. Das três irmãs, a mãe de Fanny foi a que teve menos sorte no casamento, com pouco dinheiro e muitos filhos para sustentar. Por isso, as tias de Fanny decidem adotar um dos filhos da irmã para ajudá-la. Assim, Fanny Price é a escolhida para ir morar com os tios ricos em Mansfield Park, deixando a casa da mãe ainda criança. Lá, ela não é muito bem tratada pelos tios, que fazem diferença entre ela e as primas, visto que Fanny é de uma classe social inferior a delas, a única pessoa que é gentil com ela e a trata como igual, é seu primo Edmund, assim, eles crescem muito próximos um do outro.

Fanny aceita todos os caprichos dos tios de cabeça baixa, fazendo parecer que ela não tem opinião própria e é submissa, pois Fanny acha que os tios fizeram um favor a ela, ao dar a oportunidade dela ter uma condição de vida melhor. Porém, na metade do livro, ela nos surpreende indo contra a opinião dos tios e primos, decidindo por ela mesma e entendendo que só ela sabe o que é melhor para si mesma.

Durante a história, Fanny nutre uma paixão secreta por Edmund, e embora Fanny seja a pessoa que ele mais confia, ele se convence de que está apaixonado por outra pessoa completamente diferente dele. O romance se desenvolve de maneira bem lenta durante o livro, só se resolvendo no último capítulo.

Acho que dos romances da Jane Austen esse é o que tem menos romance em si, porém não deixa de ser menos incrível. Nesse livro Jane Austen fala sobre a importância da educação na construção do caráter das pessoas e também sobre assuntos considerados tabus na época, como adultério e divórcio. Por isso, vale muito a pena a leitura desse livro.
comentários(0)comente



ELOISA 04/09/2022

Mansfield Park de Jane Austen foi uma das minhas leituras do mês de agosto, primeira leitura que faço com uma leitura conjunta e também foi o primeiro livro que li da obra de Austen.

Neste romance (publicado em 1814), vamos acompanhar a protagonista Fanny Price, a qual é conduzida da casa dos pais, aos seus 10 anos de idade, para a propriedade (Mansfield Park) dos seus tios, local onde passará a residir "bons" anos da sua vida.

Fanny, uma personagem tímida, de poucas palavras, sentimental, julgadora e linear, se depara num lar rodeada por familiares mesquinhos, egoístas, invejosos, que só ligam pra posições sociais e pro seus próprios bem estar.

Na minha experiência de leitura, tive a sensação de que Jane Austen estava contado sobre o dia a dia de uma familia, sem muitas reviravoltas, com personagens que apenas "existem" sabe?

De certo modo Austen critica a sociedade da época, os costumes, as ações, o modo de pensar e aqueles que eram abastados de poses e tão pobres de valores, mas vale lembrar que estamos acompanhando o dia a dia de personagens não evoluem e neste ponto, ao meu ver parece que uma coisa se opõe a outra.

Criticar, mas continuar naquela linha reta ??????

Fanny cresce em um ambiente ostil e pesonhento e chama atenção do leitor por ser uma pessoa que não perde suas virtudes, até aí tudo bem! Massss, ela tambem é uma pessoa muito rígida, que aponta muito os outros.
Sabe quando você da aquele passo em falso e aprende com ele? Isso falta em Fanny, ela é muito perfeita.
E o que me chamou atenção é que Fanny aprende a gostar de Mansfield, o lugar em que sempre foi tratada com desprezo. ?

Essa obra não se trata de um romance frenético, com uma escrita fluída e com grandes reviravoltas acontecendo. A maior parte dos personagens iniciam e terminam da mesma forma ?

Na minha opinião a grande ironia foi...

Todos que se achavam corretos e exemplo de tudo, não serem nada disso ? e Fanny que sempre foi a certinha, que nunca titubeava, sempre linear e convicta de tudo, não erra em nada e não aprende com nada ? e aí está o pulo do gato, pessoas perfeitas não existem! ?

Faltou evolução dos personagens;
Emponderamento de Fanny;
É um livro que tem muita "gordura", alguns capítulos com coisas bem repetitivas;
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Malu 03/09/2022

O LIVRO MAIS BONITO DA MINHA COLEÇÃO É O PIOR KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ai velho sinceramente eu li Emma que é um outro trabalho da Austen e eu achei simplesmente perfeito, e faz uma crítica de verdade a sociedade da época
só que esse, cara... primeiro que a protagonista é uma sonsa, ela não tem coragem de falar o que pensa e não faz nada para sair dessa situação. qualquer outro personagem poderia ser protagonista dessa história, menos ela, de tão pouco que ela afeta o enredo.
segundo que a personagem que tem desenvoltura, uma personagem forte e corajosa, se dá MAL no final... ela que deveria ser a principal, ela teve um arco de desenvolvimento mais completo que o da Fanny, e o final dela é como se nada desse desenvolvimento tivesse acontecido, porque ela age exatamente como ela agiria se ela fosse a mesma do início da história.
terceiro [SPOILERS A PARTIR DAQUI] que ela casa com o próprio primo; e pior, ela e esse primo foram criados como irmãos. o relacionamento deles foi construído como amizade e no último capítulo do nada o narrador nos informa que eles decidiram casar. que final mais porcamente feito. 500 páginas pra correr tudo no final
[fim do spoiler]

sem falar que o livro é comprido sem necessidade nenhuma
comentários(0)comente



Lusiana 31/08/2022

Dar pra tirar coisas boas, mas achei arrastado ?
Bom, esse livro começa arrastando, fica legal, volta a ser arrastado e até a parte da reviravolta é um tanto chatinha.
A verdade é que não foi uma leitura que me agradou tanto! Achei a história muito lenta!
O final foi redondo. Não tiveram pontas soltas, a análise da personalidade dos personagens pela autora foi muito bem feita.
Suas críticas a socialidade e ao comportamento masculino tb!
A menina boazinha foi gratificada e a realista ?. Bom, nem tanto né!
comentários(0)comente



Freezerburn 31/08/2022

Mansfield Park
Este foi o meu primeiro contato (literário) com a autora, e digo que em minha opinião não deveria ter sido o primeiro.
Mansfield Park não é ruim, mas pelo o que conheci de outras obras, ele seria o mediano da autora. Fanny só começa se desenvolver lá pela metade do livro (de 500 páginas) e não chega a ser muito satisfatório, sinto que muitas coisas aconteceram do nada e por grande pesar que sinto que certos personagens que comecei a sentir uma certa afeição veio no fim me desapontar.
Mansfield Park pode ser difícil para alguns no começo, mas rogo que o me movia na trama era ver o povo que eu não sentia nenhuma compaixão se fud3r no fim (apesar de certos personagens que eu comecei a alimentar uma compaixão se darem mal).
Mansfield Park me prendeu em muitas partes e me atiçou a curiosidade, mas de longe nunca será meu favorito da autora.
comentários(0)comente



@LuanLuan7 31/08/2022

A insondável Fanny Price
Adotada por sua tia (Lady Bertram), Fanny Price cresceu com seus primos (Tom, Edmund, Maria e Júlia) na mansão de Mansfield Park.

Sempre em segundo plano por ser a prima pobre, além de sua própria predisposição pessoal à timidez, Fanny cresceu em absoluta resiliência e submissão aos tios e primos.

Apesar de tímida, mostrou-se capaz de decidir-se sobre o que era moralmente correto, não esquivando-se de julgar (ainda que em pensamento) pessoas ou fatos de acordo com o que entendia aceitável.

? spoiler - Desde sua chegada à mansão, sempre foi acolhida por seu primeiro Edmund, que será seu amor platônico por toda a obra. - spoiler ?

Com infindáveis jantares e passeios por bosques Jane Austen nos apresenta uma personagem diferente daquelas que vimos em outros romances: fortes e destemidas.

Aqui temos uma personagem tímida, de saúde frágil e de compleição doce e afável. Sempre pronta a ouvir, nunca disposta a falar em excesso. A perfeita ?boa moça?, branca, razoavelmente bela e educada, que ama ler e passear no bosque.

Porém, muito se engana quem pensa ser ela integralmente submissa. Ao ser objeto da obsessão de Henry Crawford, a boa moça mostrou sua toda sua inteligência, perspicácia e determinação para desprezar esse amor tão súbito.

Mais à frente, diante da tragédia entre sua prima Maria e Henry, Fanny confirmou que estava certa em sua rejeição.

No final, com as reviravoltas que um escândalo pode gerar, a autora conseguiu aquecer o coração do leitor que já estava desesperançado de qualquer final feliz.
comentários(0)comente



Juliana 29/08/2022

Jane conseguiu me fazer odiar tanto personagem nesse livro que chego a ficar chocada. Todos tratavam a Fanny como um nada, e quando chegou no final alguns que eram legais com ela finalmente deram valor, mas na minha opinião Edmund nunca mereceu essa mulher, ela é mil vezes melhor que tudo e se ele nunca viu isso em dez anos eu realmente não consigo entender aquele homem tonto.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



iarakessia 27/08/2022

O livro mais religioso da Austen
Fanny vai morar em Mansfield Park, após a irmã de sua mãe Sra Norris, dar essa ideia ao cunhado Sr Thomas Bertram. Fanny é tímida e muito sensível, inclusive tem uma saúde fraca. Seu melhor amigo e tutor é Edmund, seu primo, que foi a única pessoa que desde a sua chegada, se sensibilizou em conhecê-la melhor.
Nesse livro acompanhamos os desdobramentos de uma família rica e como amizades ruins corrompem mentes que não tem bons costumes enraizados. A paixão cega. Mas o que é bom permanece irredutível.
comentários(0)comente



Simone 26/08/2022

Fico encantada como os romances de Jane Austen nos prendem e nos levam para dentro da história.
Com Mansfield Park não foi diferente. Sem dúvida uma de minhas autoras favoritas!
comentários(0)comente



Marcos_Santtos 25/08/2022

Uma história que se passa na Mansão Mansfield Park, que vai conta a vida da menina Fannny que foi levada para Mansão para ser criada pelos Tios. No entanto, a garota se sente solitária longe de sua família. e durante muitos anos ela vai vivem na sombra dos primos Edmund, Tom, Maria e Júlia, porém o primo Edmund percebe a situação descolada de Fannny e passa a ser um amigo atencioso. achei uma história lenta, pois, a ação transcorrer nos pensamentos dos personagens e diálogos do dia a dia. apesar de tudo isso, é interessante notar como as coisas mudaram desde o século 19, em que o seu destino estava vinculado a sua classe social. vale a pena ler pela critica de costumes.
comentários(0)comente



Erica.Barone 24/08/2022

Segundo contato que tenho com a obra de Jane Austen e fiquei ainda mais apaixonada por sua escrita. O enredo de Mansfield Park não é tão interessante quanto Orgulho e Preconceito, e ainda assim autora conseguiu fisgar minha atenção e curiosidade, fazendo eu sempre querer ler mais uma página, curiosa com as possíveis reviravoltas. O final me surpreendeu, somente não decidi se positivamente ou não.
comentários(0)comente



Coral 23/08/2022

Odiei todos os personagens. Felizmente a escrita de Jane Austen é suficiente pra me fazer seguir por 500 páginas de uma história que não me interessa tanto
comentários(0)comente



Ivy 23/08/2022

Mais novo "queridinho" dentre os romances de Jane Austen
Se um enredo pode ser considerado "bom" ao trazer reviravoltas, suspenses, vilões e antagonistas ativos, tema relevante e personagens bem desenhadas, imagine se esse enredo for escrito pela mente brilhante de Jane Austen, contando com uma estória bem amarrada, personagens complexos, camadas de sutilezas que levam a questões críticas, com a costumeira pitada de perspicácia, algum humor e heroínas encantadoramente sagazes e de exemplar retidão, como não seria essa estória? Pois é, adorei do começo ao fim. Não vive senão em função da vida da Srta. Fany Price. Só não favoritei, como dizem, e o passei na frente de Orgulho e Preconceito, devido ao desastroso e insuportável "spoiler" que recebi dos últimos 3 capítulos e que acabou com as surpresas das reviravoltas finais para mim. Mas, tá ali, Mansfield Park encostado em Orgulho e Preconceito no ranking de queridinhos do meu coração, quando se fala em romances de Janinha, a gênia!
comentários(0)comente



576 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |