Cartas a Théo

Cartas a Théo Vincent van Gogh




Resenhas - Cartas a Théo


140 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10


Taline.Bonazzi 23/02/2022

Mente brilhante e sofrida
Depois de muito tempo consegui terminar essa leitura. Vincent nos dá muitas visões sobre como ele enxerga a arte, os artistas e a vida, e acredito que para aqueles que estão nesse meio, conseguem se relacionar muito bem com ele.
É uma leitura que pode ser muito pesada, e caso você esteja num momento delicado eu não recomendaria muito. Foi motivo de eu ter dado uma pausa até conseguir pegar pra ler de novo.
Tem muitas falas e pensamentos dele em que tocam muito profundo em mim, e isso é a melhor parte assim como também a mais triste as vezes. Ele tinha muita noção de sua doença, questionava muitas coisas sobre a vida e a morte, e era extremamente estudioso. Todas suas cartas são recheadas de referências de artistas, livros e obras. Suas cartas para o irmão mostram como Vicent se dedicou a sua arte e como se preocupava com o Theo ao mesmo tempo. Pra mim foi um livro de muita reflexão sobre a arte e a vida. Extremamente triste em diversas partes e com certeza motivos de choro. Mas se eu pudesse ler e saber mais sobre o que motivou cada artista como conseguimos com Vincent em suas cartas, acho que seria incrível.
A Vincent, muito obrigado por ter existido.
comentários(0)comente



souvIaki 13/02/2022

"Se ele pudesse ver como as pessoas se comportaram comigo quando ele nos deixou e a simpatia de tantos por si mesmo, ele, neste momento, gostaria de não ter querido morrer."

? Théo para sua mãe, Van Gogh-Carbentus. 1 de agosto de 1890
comentários(0)comente



Iasmin 09/02/2022

Meu caro, Vincent....
Tô vindo aqui ainda chorosa para escrever uma resenha, sobre esse livro que dispensa comentários.
Eu demorei dois meses para ler esse livro, como ele é uma edição de bolso eu levava para todos os lugares (até viagens), em qualquer lugar que eu fosse, tinha um livro com cartas do Van Gogh para ler, foi uma trajetória incrível, que acabou hoje.
Eu sou fã declarada do Vincent, conheço a história dele de uma forma completa, já assisti filmes baseados na história dele (Com amor, Van Gogh e No portal da eternidade), mas admito que ler essas cartas foram uma experiência única.
comentários(0)comente



Dessa___ 28/01/2022

Melhores irmãos!
Sério esse conjunto de cartas me fez, chorar, refletir, rir e sentir muita revolta.
Bom ele me fez chorar por que simplesmente Van Gogh é um grande poeta de certa maneira, ele levava a vida miserável que ele tinha em uma perspectiva divina, ele acreditava muito em Deus e se apegou nisso por um tempo (creio eu que até o dia de sua morte).
Essas cartas me fizeram refletir sobre Deus, sobre o amor e sobre o propósito da nossa vida, Vicent trocava muitas reflexões com Théo e eu sou simplesmente apaixonada nesses dois sem condições.
Me fez rir um pouco, não foi muito, acho que me entreti mais com as explicações artísticas do que com alguns comentários engraçados que ele fazia e sobre a vida amorosa caótica do Vicent, sério é muito caótica.
Eu senti revolta por que é impossível acreditar que ele se matou, eu não consigo acreditar ainda e na minha cabeça ele foi assassinado, ainda mais o tanto que o Théo amava o irmão que morreu logo depois, sério....que livro
comentários(0)comente



Sofia 09/01/2022

Quando começamos a considerar as coisas com um olhar livre e confiante, não podemos voltar nem hesitar.
Conheci a vida de um dos maiores artistas da humanidade através das suas cartas enviadas para seu irmão e melhor amigo, Théo. Como é triste conhecer a vida de Van Gogh. Apaixonado pelas artes e pela pintura, Vincent compartilhava todo seu amor com o irmão, que era quem tentava vender suas obras. Van Gogh gastava todo dinheiro que tinha para poder pintar e se endividava muito. Ficava dias sem comer direito para poder pintar e mesmo com todo esforço, sua arte nunca foi valorizada.

Próximo de grandes artistas da mesma época como Gaugin, Van Gogh estudava muito, diariamente. Era um grande consumidor de livros e de artes, além de admirar a natureza e suas cores.

A mistura de tanta paixão e nenhum retorno resultou na sua loucura. O episódio de cortar a orelha, seu desentendimento com Gauguin e a sua aceitação com essa doença que lhe perseguia até o dia do seu suicídio.

Ao mesmo tempo que é uma história triste e difícil de ler, Van Gogh é pura inspiração. Com trechos lindíssimos percebemos sua paixão pela vida, pela arte e pela natureza. E o quanto é importante acreditar no que queremos e lutar por isso diariamente, não importa o que digam.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Joyce Mota 17/12/2021

Cartas a Théo
Nas cartas vemos o quanto Van Gogh teve uma vida difícil e solitária. Chega ser reconfortante ver que em meio a tantas diversidades seu irmão Théo sempre o ajudou.

Muitas cartas são extremamente tocantes, mas a carta em que o pintor Gauguin descreve o ataque que levou Van Gogh a se automutilar é chocante, e se torna ainda mais perceptível o quanto sua mente estava perturbada.
comentários(0)comente



lena patitucci 25/11/2021

Cartas à Theo
Cartas à Theo é um livro que reúne todas as cartas que Van Gogh escrevia ao irmão. Nessa edição que tenho, contém junto ilustrações dos rascunhos das telas que ele enviava junto.
Parece que você está diretamente conversando com Van Gogh, que as cartas são para você como se fossem próximos. E dá pra perceber tanto a sua evolução nos estudos das artes quanto a evolução de sua loucura e a decadência de sua saúde mental.
Para mim que estou ligada às artes, esse livro é muito interessante pela maneira como Van Gogh vê a arte de seu tempo e a ascensão do impressionismo; e fala também de técnicas de desenho e pintura que utilizava.
Esse livro é lindo e me marcou demais, sua vida e suas dificuldade são bem pesadas. Uma leitura muito interessante para quem admira tanto as artes quanto o artista.
comentários(0)comente



LadyAnaC 03/11/2021

pra quem é fã ,sempre vai ser melhor
eu sempre quis ler esse livro, como eu sou fã da obras de arte dele então sempre quis me aprofundar em alguma coisa relacionada , então descobri sobre esse livro que são cartas que ele escreve para o irmão, você conhece verdadeira essência dele.
vejo que um livro que bem profundo mas recomendo que compre biografia dele primeiro(fiquei perdida em algumas passagem mas o livro no inicio ele explica direitinho, como eu tô inicio de conhecer mais sobre a vida do vincent então foi um pouco difícil.).
ele bem lento então não apresse e vai ser chato a maioria das vezes( fiquei as vezes tipo: entendi Vincent!!!), mas como fã foi algo que senti realizada e feliz em conhecer ele.
comentários(0)comente



Manu/kiwi 24/10/2021

"eu preferia não dizer nada, do que me exprimir frouxamente"
Depois de muito tempo finalmente terminei esse livro, e posso dizer que é um livro maravilhoso, porém deprimente.
O livro em si é muito bom, e usa uma linguagem muito gostosinha e bonita, mas a história em si, é triste, fazendo com que você se sinta egoísta, apenas por ser feliz, ou ter condições de ser.

"Estou preso, estou preso e não me falta nada, imbecis. Tenho tudo que preciso".
comentários(0)comente



Juju 18/10/2021

Mudou minha forma de ver o mundo
Esse livro tem dois defeitos:
1- ele acaba
2- é edição de bolso
Eu infelizmente destruí o livro, mas não me arrependo. Entrou para os favoritos da vida. Nem sei o que falar porque sou completamente apaixonada e poderia ficar horas elogiando esse livro. O amor entre os irmãos é um amor que eu não conheço, não vejo nem entre pais e filhos, é realmente incondicional (pena que essa palavra hoje é tão banal). A intensidade de Van Gogh vai além do que consigo mensurar. O livro tem muitas referências, mas pra mim não foi um problema, na verdade foi bem instigante e eu gastei um bom tempo indo atrás de entendê-las. Por fim eu só queria que ele tivesse tido algum reconhecimento.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mariana 21/07/2021

A obra baseada entre a troca de cartas entre Theo e van gogh, se torna fluida quando você percebe quem o Vicent é de verdade, um homem cheio de referências e que além da opção que poderia alavancar sua vida financeira, decidiu viver pelo que ama e o que move ele todos os dias antes de dormir e quando acorda : a arte / ( sinceramente, muitos trechos da obra eu consegui me identificar com o van gogh e perceber que eu não estava sozinha..esse é o poder dos livros não é ? Enfim, fica ai o sonho impossível de conversar com ele um dia sobre a vida )
comentários(0)comente



peger 12/07/2021

Vincent viveu na miséria dos lucros mas na grandeza da arte!
O livro inteiro é de uma delicadeza sem tamanho. Escrito pelo próprio Van Gogh, da para perceber em suas cartas, que ele era uma pessoal extremamente sensível e apesar de todo o sofrimento, pobreza e doença, ele nunca desistiu do que ele mais amava na vida, que era pintar.

Chega a doer o coração ver ele tentando tantas vezes se reerguer de momentos de pura melancolia e solidão (pois passou a vida inteira meio que rejeitado tanto pela família, quanto pelos próprios artistas), tendo pouquíssimos amigos. Theo (seu irmão) era a única pessoa que ele tinha, tanto para seu sustento (de quem dependeu a vida inteira financeiramente) quanto para não ser uma pessoa extremamente sozinha.

Só o que me incomodou um pouco neste livro foi a edição, que nos longos momentos em que Van Gogh descreve seus quadros, técnicas e fala sobre pintura e pintores no geral (que é quase 70% do livro), não temos nenhuma referência nem imagens, o que deixa tudo muito vago (principalmente para quem entende zero de arte).

No geral, é um livro que te deixa primeiramente uma sensação de muito carinho por Vincent e por sua história incansável de tentar alcançar um meio de sustento artístico, em meio a tanto estudo e prática. Em vão. Ele nem queria mais ser famoso no fim das contas, só queria ter um meio de subsistir pelas pinturas. A segunda sensação que vem é de pena, pois somente depois de sua morte tão drástica, tão doente e depressiva, que ele enfim alcançou o que tanto queria: impressionar o mundo com a sua arte e com as suas pinturas.
comentários(0)comente



140 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR