O pagador de promessas

O pagador de promessas Dias Gomes




Resenhas - O Pagador de Promessas


286 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


sôo 20/08/2023

É um livro muito bom e te da repertórios legais para redação, recomendo :) (acho que deu pra perceber que só li por causa da escola)
comentários(0)comente



J. Silva 04/08/2023

O pagador de promessas
Em sintese a renomada peça O Pagador de Promessas narra as desventuras de Zé do Burro, que fez uma promessa em retribuição a cura de seu animal. Pelo restabelecimento do burro (Nicolau, que tinha alma de gente), Zé repartiu suas terras e caminhou mais de trezentos quilômetros com uma cruz aos ombros para deposita-lá no interior da igreja de Santa Bárbara.

Contudo, pelo fato da promessa ter sido feita em um terreiro de umbanda consagrado a Iansã, orixá correspondente a Santa Bárbara, a entrada de Zé do Burro na igreja foi impedida pelo vigário, e depois referendada pelos fiéis e pela polícia.

Nas palavras do autor no prefácio: o tema central da peça é o mito da liberdade capitalista, onde a burguesia não fornece ao Indivíduo os meios para exercício da liberdade, tornando-a ilusória. E, demais disso, traz o texto a intolerância religiosa e o sectarismo, que faz com que vejamos como inimigo aqueles que estão, de fato, ao nosso lado.

Creio que o que torna essa peça fantástica é que todos nós temos nossas promessas a pagar e de alguma forma encontramos barreiras para concretizá-las a semelhança de Zé do Burro.

Por fim, a título de curiosidade, destaco que "O pagador de promessas" serviu de tema ao filme do mesmo título, ganhador do importante Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1962.

" (...) Para o vigário da paróquia de Santa Barbara, é Satanás disfarçado. Quem será afinal Zé do Burro? Um místico ou um agitador? O povo o olha com admiração e respeito, pelos caminhos por onde passa com sua cruz, mas o vigário expulsa-o do templo. No entanto, Zé do Burro está disposto a lutar até o fim."
comentários(0)comente



Antonio460 02/08/2023

O pagador de promessas
Genteee. Achei um livro mto fod@! Tipo ele consegue falar oque não está escrito no papel! Mas além disso, gostei dele pricipalmente pelas críticas sociais que faz e pela cultura que mostra - a cultura baiana - ao mesmo tempo que cria uma estória interessante. Achei q ia ser chatinho, me surpreendeu.
Gabriel Vilela 03/08/2023minha estante
Sobre o título... feliz é aquele que paga suas promessas. Parabéns pela leitura ?




Tenan 16/07/2023

E pagou mesmo
Um dos livros mais brasileiros que li, ao lado do Grande Sertão: Veredas, que mostrou o regionalismo brasileiro, no Pagador de Promessas mostra-se toda a hipocrisia e preconceito católico para com outras crenças, além da exploração dos comerciantes com o Zé do Burro, e a polícia sempre temida pelos pobres. Um Brasil bem representado, e ainda atual diria.
comentários(0)comente



Ramon98 13/07/2023

Uma obra com um texto simples e, ao mesmo tempo, profundo. Ela retrata um Brasil escondido que se expressa para além da doutrina, do cânone e da tradição esculpida na pedra. A cultura movimenta-se, reinventa-se, e o sincretismo manifesta-se como uma forma singular e particular de expressar todo esse movimento, que mescla religião, crença, influência de tradição e regionalidade. Neste contexto, a fé emerge como elemento central, impulsionando Zé a honrar sua promessa, mesmo que isso exija o sacrifício de uma vida.
comentários(0)comente



Sophia709 09/07/2023

Que peça incrível
A peça escrita por Dias Gomes se desenrola em Salvador, na igreja de Santa Bárbara, que é conhecida até os dias de hoje como a igreja do pagador de promessas. Este livro, em particular, me surpreendeu bastante. Ele aborda de forma habilidosa a temática da intolerância religiosa, ao mesmo tempo em que oferece uma crítica social perspicaz. Recomendo enfaticamente a leitura dessa obra, pois é uma história ágil, envolvente e repleta de momentos divertidos.
comentários(0)comente



Renato04 03/07/2023

Resenha O pagador de promessas
Livro relativamente bom, um final legal mas para mim como um livro de muita perca de concentração, digo isto pois eu sou uma pessoa que muitas vezes me perco no meio da leitura tendi que voltar para saber quem falou tal diálogo, mas gostei bastante do livro, recomendação do meu professor de literatura clássica, apesar de tudo não é um livro cansativo, sendo uma leitura rápida, de até no Max 4 horas se você não parar. O livro aborda uma crítica a intolerância religiosa que acontece muito nos dias de hoje.
comentários(0)comente



Lígia 23/06/2023

Eu só li a peça porque eu teria que fazer uma prova com questões sobre ela, e, se não fosse por isso eu não teria lido. Pra mim não é a melhor das histórias, mas confesso que o livro me despertou muita curiosidade enquanto lia, pois a vontade de entrar logo na igreja não era só do Zé-do-Burru mas minha também
comentários(0)comente



Henrique Fendrich 18/06/2023

Leitura fácil e muito divertida. Um dos livros que foram "obrigatórios" para o meu vestibular, mas deste eu não reclamo!
comentários(0)comente



adrianlendo 09/06/2023

Gostei muito de como o autor fala sobre a distorção de ideias para que se encaixem melhor na narrativa que cada um escolhe contar e também da maneira como mostra o desconhecimento por parte de religiões cristãs de tudo que as faz se manterem de pé hoje e das origens de tudo que seguem. gosto de imaginar que se banshees de inisherin fosse brasileiro seria essa história, não por serem exatamente parecidas, mas por transmitirem quase a mesma vibe durante a maior parte do tempo.

fiquei curioso a respeito do trabalho do dias gomes, vou procurar mais sobre o autor.
comentários(0)comente



Tati.Lima 03/06/2023

Um livro q me marcou por ser bem triste...
Li esse livro, e o Xangô de Baker Street, a pouco tempo, mas esqueci de fazer histórico e resenha. Esse aqui, eu gostei, um livro bem curtinho, e famoso, q dá pra ler numa sentada só. Eu estou numa fase, onde não quero thrillers ou dramas, pra fugir de ressacas literárias. Então, estou em busca de livros leves, e priorizando escritores nacionais. Esse livro, confesso q mexeu com minha emoção, é bem triste. Acabou não sendo uma leitura tão leve quanto eu esperava, mas, desse, eu gostei. Apesar de ser triste, é um livro clássico nacional bem emocionante e q vale ser conferido. Com certeza, recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Naay 23/05/2023

O pagador de promessas foi o livro que me deu o ponta pé inicial para leitura. Então ele sempre será meu jodozinho ??
comentários(0)comente



Noeli.Almeida 17/05/2023

Depois de anos decidi reler esse livro, sem lembrar mais fã história.
Da uma certa agonia a bola de neve que se forma, apenas pelo fato de Zé-do-Burro tentar cumprir sua promessa.
comentários(0)comente



emy 11/05/2023

"carola duma figa!"
Esse livro me lembrou como eu AMO a literatura brasileira. Meu contanto com a leitura de peças de teatro era zero até esse presente momento em que a faculdade fez eu estudar sobre e chegar nesse querido aqui; confesso inclusive que antes desse momento, tinha um certo pressentimento de que eu ODIARIA esse tipo de texto, mas na verdade (pelo menos com esse em específico) achei sensacional! O formato do texto dramático é incrível e o enredo da história ao mesmo tempo que é cômico é uma puta crítica social ao Brasil da década de 50/60, onde há um conflito entre o Brasil rural e o urbano, além dos embates entre a crença popular da época e até mesmo a reforma agrária. Dias Gomes, aborda em sua obra todas essas questões de forma leve e divertida, com um fundo crítico de fato admirável aos meus olhos.
comentários(0)comente



Mariana113 04/05/2023

O pagador de promessas
Foi uma leitura muito fluída e agradável,com várias críticas ao clero, discussões políticas e sociais,foi construído de uma ótima maneira,todos os personagens são interessantes e com a ajuda deles este livro se torna uma grande história.
comentários(0)comente



286 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR