O pagador de promessas

O pagador de promessas Dias Gomes




Resenhas - O Pagador de Promessas


286 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Biblioteca Álvaro Guerra 11/11/2024

Um homem simples, Zé-do-Burro, e sua fé no cumprimento de penosa promessa; o padre e seus rígidos princípios; e a sociedade que julga, condena e absorve.

site: site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8500913916
comentários(0)comente



Karol979 03/11/2024

Livro lindo!
O tema é muito lindo. Vemos a história do Zé do burro, com todo o esforço que o personagem faz para pagar uma promessa a Santa Bárbara, ou Iansa. A intolerância religiosa atrapalha o homem, que se mantém fiel.

Livro que mostra como a intolerância pode ser cruel. O li em 2h pela forma que é escrito. 5 estrelas sem dúvidas.
comentários(0)comente



Juliana 26/10/2024

Uma tragédia baiana.
Muito bom texto, construído em cima do bem e do mal e expõe bem a corrupção humana. A peça foi escrita há 64 anos e tudo ali ainda acontece nos dias de hoje! Bem ao estilo tragédia grega, o cenário e os personagens são muito emblemáticos.
comentários(0)comente



alex santos 23/10/2024

O pagador contra todos
A peça de Dias Gomes tem de tudo um pouco: de revolução a intolerância religiosa, de prepotência policial a abuso de mulheres. Mas o principal é que nos mostra como a sociedade pode triturar a vontade de alguém que firma suas convicções. Excelente!
comentários(0)comente



Roberta.Cristina 23/10/2024

O preço de uma promessa
Não sou muito de ler peças de teatro, mas precisei ler essa para um trabalho de faculdade.
É uma história muita realística, um verdadeiro retrato de coisas que são passadas todos os dias no país.
É um livro bem curtinho, mas cheio de ensinamentos para se tirar dele.
comentários(0)comente



gabriel.a.brumatto 20/10/2024

O Pagador de Promessas - Dias Gomes
Finalmente fiz a leitura deste grande clássico da dramaturgia brasileira, que é "O Pagador de Promessas", do incrível Dias Gomes.
A peça é muito bem escrita com um enredo totalmente original e bem desenvolvido, com personagens bem caracterizados e dinâmicos, que fazem uma grande diferença no momento da leitura, fazendo com que a mesma seja rápida e divertida.
A extrema qualidade do conjunto da obra é inegável, pois poucas obras nos fazem refletir de forma tão definida sobre o capitalismo, a religião e a devoção, tudo isso ao mesmo tempo, conforme se avança na leitura. A trajetória de Zé-do-Burro confunde-se com a de muitos brasileiros e brasileiras, criando um fator de identificação. Além disso, o final da peça é extremamente chocante e reflexivo, como não poderia deixar de ser.
Recomendo a todos e todas que façam a leitura, pois se trata de uma gigantesca obra-prima, com todas as hipérboles que a mesma merece.
comentários(0)comente



Ifduda 20/10/2024

Dias Gomes um dos melhores escritores do mundo, sou puxa saco!!

A forma que ele retrata a variedade linguista e cultural da época na sua obra é a mais pura ARTE! A Intolerância sofrida pelo protagonista é nítida, mas vindo de um padre e da igreja católica não me surpreendeu.

O final foi bom, bem bom na verdade, caiu umas duas lágrimas do meu olho e fiquei mais triste pelo burro do que pelo próprio Zé.
comentários(0)comente



Iago 16/10/2024

Promessas e obrigações.
Não costumo ler peças de teatro, mas quando leio me surpreendo. Devia ler mais. Dias Gomes nos apresenta um personagem cativante pela sua simplicidade e devoção, dentro de uma trama que não para. Um livro curto, porém carregado de um subtexto religioso, político e social, mostrando os preconceitos e mal entendidos que a ignorância produz na sociedade. Uma leitura rápido, mas prazerosa. Sincretismo é a verdadeira religião. Li isso no Sapiens, creio.
comentários(0)comente



HeloAsa7 05/10/2024

Quanto custa uma promessa?
O livro me cativou do começo até o fim, li em pouco menos que 4 horas. O personagem principal, Zé do burro, tinha uma promessa a ser paga. Ele prometeu a Santa Barbara (que na cultura africana era Iansã) que se ela curasse o burro dele, ele iria até a igreja dela e colocaria uma cruz . E foi exatamente isso que aconteceu ! Porém, as autoridades religiosas o impediram de concretizar sua promessa, dizendo que Iansã e que a promessa foram realizadas ao diabo. Dessa maneira, acabou em um confronto que custou a vida do homem.
Esse livro nos mostra que em muitas das vezes, as crenças de muitas regiões são menosprezadas por figuras religiosas que se acham mensageiros dos céus !!!!
comentários(0)comente



Áquila 03/10/2024

Continua atual
É triste como o preconceito e a falta de abertura ao novo, ao outro continua tão em voga como era na época dessa peça, antes mesmo da ditadura. Seguimos com uma sociedade que quer tudo do seu jeito, sem ouvir.
comentários(0)comente



Biin 27/09/2024

Um retrato nacional
Li esse livro para a escola em 2015, tinha gostado, mas muita coisa passou sem que eu notasse. Agora que decidi reler, simplesmente parece outra obra. Talvez o amadurecimento, talvez as novas vivências, mas percebo o enredo com outro olhar.

Chega ser surpreendente o retrato do Brasil feito em tão poucas páginas.
O Autor brilhantemente soube retratar a realidade de tantos ao ponto de vincular facilmente os personagens e suas atitudes com pessoais reais. Ao mesmo tempo, é triste ver um livro publicado a mais de 50 anos ser tão próximo do Brasil atual.

Um livro curto, rápido de ler muito, mas com muito a se aproveitar. 
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



flores 29/08/2024

Tive que ler esse livro pra uma prova do colégio, livrinho curto e rápido de ler, Zé-do-burro irrita um pouco mas achei bonito o apoio que os personagens dão a ele no final da história
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



286 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR