Deghety 25/01/2021Quando Nietzsche ChorouEspetacular!!!
Eu, como leigo à quase ao extremo sobre filosofia clássica, digamos assim, sempre que falo sobre a melhor forma de introduzir a filosofia numa mente comum é por meio romanceado, ver a filosofia aplicada e os porquês dos Por ques?
Em Quando Nietzsche Chorou, o autor, Irvin D. Yalom, mescla fatos históricos, fictícios e dedutivos envolvendo célebres personagens como Josef Breuer, Friedrich Nietzsche e Sigmund Freud.
Os diálogos entre o protagonista, Breuer, e os outros mencionados, traz de forma bastante envolvente e compreensível os métodos, seus gênios e o florescimento de suas ideias.
A solidão e a fixação de uma ideia de luta pelo poder entre todos os indivíduos, alude à filosofia nietzchiana de transcendência humana individual , (vista bastante em Assim Falou Zaratrusta) que ao meu ver, é quase utópica.
Já em relação à Freud, mesmo se sabendo que, juntamente com Breuer, se deu o nascimento da psicanálise e psicoterapia, achei que faltou um destaque maior no romance.
No geral, o livro é magnífico, e como já disse antes, a fórmula usada facilita a compreensão de temas tão complexos como a psique humana, e mais ainda, da psique de grandes mentes da história mundial.