Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom




Resenhas - Quando Nietzsche Chorou


476 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Rafa 14/10/2020

Torna-te quem tu és...
Um livro com diálogos incríveis! Apesar de não ser uma história verídica, é incrível como parece tão real, de tanta sensibilidade que tem os conflitos e as angústias.
comentários(0)comente



RafaColletto 15/11/2020

Leitura
Muito boa a leitura! Vale a pena ler!
Uma história muito bem contada pelo escritor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fpxx 10/02/2024

Bom, em partes
Pensei que o livro teria outra proposta (mais filosófica), porem nao é o que acontece. Da metade para o final parece mais uma fanfic sobre o Nietzsche, contudo algumas partes da para aproveitar.
comentários(0)comente



Van Baldacim 11/12/2020

Um livro que vc sente!
Quanto sentimento passado em palavras! Envolvente! Só recomendo!
comentários(0)comente



arch99 23/03/2024

"Reduzi meus deveres a apenas um: perpetuar minha liberdade. O casamento e seu séquito de possessão e ciúme escravizam o espírito. Eles jamais me dominarão. Espero, dr. Breuer, que chegue o tempo em que nem o homem nem a mulher sejam tiranizados pelas franquezas mútuas."

A obra conta uma narrativa ficcional envolvendo Josef Breuer, Friedrich Nietzsche e Sigmund Freud. De maneira genial, o autor consegue colocar diversas ideias da filosofia de Nietzsche e da (ainda não nascida) psicanálise numa história totalmente hipotética, mas que com toda certeza poderia ter acontecido.

Diversas questões cotidianas são colocadas frente a frente com a filosofia, em geral, questões existencialistas. O livro aborda, por exemplo, fixações amorosas, envelhecimento, o ódio a si próprio, traumas, escolhas, e, o que mais me pegou, a morte!

Recomendo demais para aqueles com interesse filosófico. Apesar de bem superficial, a obra instiga muitas coisas, e a narrativa também é gostosa de ser lida.
comentários(0)comente



httb_runa 03/04/2024

"Quando Nietzsche chorou" - Irvin D. Yalom
14° - ????
(Releitura)
Eu detesto romance, mas quis reler esse livro pois ocorre duas coisas que gosto quando acontece em livros: Primeiro, o encontro de Nietzsche e Breuer (os amantes de filosofia e psicanálise surtam kkkk) e segundo, a mescla de fatos com ficção, caraca muito boa composição!
comentários(0)comente



LorexCard 26/07/2022

Minha única (re)leitura até hoje
Mesmo sabendo que algumas das tramas não sejam verídicas ao fatos ocorridos, me deixa satisfeita conhecer a vida pessoal de Nietzsche mais a fundo. Suas dores e o porquê de suas filosofias. De uma maneira estranha parece que ele merece todo o reconhecimento, que muitas vezes a falta disso foi o motivo pra uma vida solitária. No livro, não só o Doutor Josef é ajudado por ele, todos nós, de alguma maneira, aprendemos a ser melhores.
comentários(0)comente



Dianne 02/06/2022

Uma obra-prima.
O psiquiatra Dr. Irvin D. Yalom conseguiu manter a originalidade de parte da filosofia de Nietzsche relacionando-a com características importantes da história do livro, inclusive cita fragmentos de grandes obras do filósofo como "A Gaia ciência" dentro de diálogos fictícios do romance. Além disso, conseguiu mostrar um pouco de Friedrich com suas angústias, suas pulsões, seu afeto e desafeto por Lou Salomé e sua inquestionável genialidade enquanto filólogo e enquanto filósofo. - D. Borges.
comentários(0)comente



André Coquieri 23/04/2024

O livro é muito bom e traz vários trechos que você irá marcar e ficar refletindo por horas, ou até mesmo dias.

A escrita de Yalom é muito boa e ele consegue trazer assuntos complexos de uma forma muito tranquila e compreensível

Vale a pena tanto por ver o início da psicoterapia quanto para uma introdução filosófica
comentários(0)comente



Flávio 10/09/2020

Terapêutico
Viena em 1882 mais ou menos. Personagens reais e apaixonantes, numa história fictícia, tentando resolver meu dilema real e atual. Cientistas e filósofos num mesmo lugar, se interagindo. Viajei muito.
O livro não é de se ler, numa sentada, não sei porque, qual a técnica, mas só consegui lê-lo aos poucos. Nietzsche, com suas teorias, ali, de fácil acesso para os simples mortais como eu, vivendo bem perto de Freud, numa mesma cidade. É muito massa esse livro. Já vou adiantando, leve para leitura um marca-texto, pois dá vontade de sair marcando as frases de Nietzsche, como por exemplo “A dor quando não mata me fortalece”.
Não é spoiler, fica de boa! Para quem tem curiosidade na psicologia, filosofia e ficção esse livro é um prato cheio. Para quem está na mesmo onda que a minha, o dilema da meia idade, o marasmo da vida conjugal; o que vou fazer da vida; a fidelidade. A aventura foi acontecendo dentro de mim com o virar das páginas. Me ajudou a enfrentar o monstro que acontece aqui dentro: os quarenta...o melhor desse ano!
comentários(0)comente



owtenna 01/05/2024

Ninguém deveria morrer sem antes ler ?Quando Nietzsche Chorou?. Que livro espetacular. De longe, melhor livro que eu já li.
comentários(0)comente



Sandra Rosa 13/05/2024

Amor fati
Será que Nietzsche choraria ao ler esse livro? Eu chorei!
Em muitos momentos tive a impressão de ter escrito o texto.
Como é possível um livro filosófico fazer o leitor chorar?
Bem, esse não é um simples livro que trata temas filosóficos. Não, é mais palpável e real!
Recomendo a leitura mesmo pra quem não gosta de Nietzsche.
Quero ler tudo que esse humano escrever.

Minha ótima edição é da editora AGIR
comentários(0)comente



Mari Bocchi 25/05/2024

Aqui você faz terapia, estuda história e se diverte ao mesmo tempo
De forma divertida você entra na mente de grandes figuras da história, entende o inicio da psicanalise, traz o caso de Anna O. que marca o inicio da psicanalise, as figuras principais são o Dr Josef Breuer e o filósofo Friedrich Nietzsche e o melhor de tudo, você faz terapia junto a leitura entendendo como achar significado para emoções e como nos distraimos colocando muitas vezes o problema no lugar errado em nossas vidas, tornando assim impossivel sua resolução.
comentários(0)comente



jkevantes 20/09/2024

poesia pura
Poucas coisas me fizeram refletir tanto quanto esse livro… “Nós devemos morrer... Mas na hora certa. A morte só não é aterrorizante quando a vida já se consumou. Já consumou a sua vida?”
comentários(0)comente



476 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |