Os Bruzundangas

Os Bruzundangas Lima Barreto




Resenhas - Os Bruzundangas


75 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Oliveira1189 06/11/2024

Aqui o jornalista se faz presente. Acho que é uma leitura especial para quem quer se inteirar do ambiente da Primeira República, pois é uma sátira política profunda com detalhes que um escritor comum não faria.(Nos passamos de certas situações pelo deslocamento temporal). Basicamente, como as outras obras do Lima Barreto, tudo se aplica ao Brasil atual, então esse humor tem um tom pesaroso...
comentários(0)comente



soareslune 26/10/2024

Cabinha q reclama viu meu deus
bem risadinha hahaha amo esse daqui e se não reclamasse não seria ele
comentários(0)comente



karina.elliot 21/09/2024

O livro é uma sátira social que apresenta a fictícia nação dos Bruzundangas, um lugar onde a lógica e a razão são frequentemente subvertidas por absurdos e situações cômicas.

A narrativa gira em torno de um grupo de personagens que representam a sociedade da época, abordando temas como política, educação e cultura de maneira crítica e bem-humorada.
Os personagens são caricaturas que simbolizam diferentes aspectos da sociedade: há o político corrupto, o intelectual pretensioso e o cidadão comum que vive à mercê das decisões alheias. Essa diversidade de figuras contribui para a construção de um panorama social rico e multifacetado.
comentários(0)comente



Dark Lady 16/09/2024

Os Bruzundangas - Lima Barreto
Nessa obra, Lima Barreto traz muitas críticas ao Brasil ao descrever situações que acontecem na Bruzundanga, país por ele inventado.
Eu gostei da leitura, principalmente da forma sarcástica que Lima Barreto usou para escrever sobre algumas situações.
A linguagem é um pouco difícil, mas o livro me surpreendeu.
comentários(0)comente



guireader 15/09/2024

Não acredito que tô escrevendo uma resenha pra essa bomba...
Então, esse livro é uma sátira que explora sobre corrupção política e sobre a burguesia e como eles se achavam os mais importantes e os mais pobres eram deixados de lado. O autor faz analogia ao Brasil no livro, apontando vários problemas que temos no Brasil, mas falando como se fosse em um país fictício, mas que fez várias críticas a época da Primeira República mas sem exatamente ser a ela.
É um livro bem chato na verdade, nem tem uma história em si, é só falando sobre o modelo político desse país e por isso não consegui gostar de jeito nenhum desse livro, se tivesse uma história a mais por trás que nem vidas secas acharia um pouco mais interessante, mas por conta disso achei super cansativo e entendiante.
Apesar disso, é uma crítica muito boa que ainda serve para os dias de hoje, o livro é bem atual.
É isso, odiei esse aqui ?
maluurzvs 15/09/2024minha estante
to doida pra acabar herói perdido e fazer uma resenha falando mal dele assim


guireader 15/09/2024minha estante
Socorro amg KAKAKKAAKA
Pois faça, eu deixo KAKAAKKAKA




flwermi 19/08/2024

Interessante!
Esse não é mt meu estilo de leitura, tanto q li o livro por conta da escola, mas ainda sim foi divertido. Gostei mt d como o Lima Barreto construiu toda a Bruzundanga, e por mais q a linguagem tenha sido um pouco chatinha, foi gostosinho d ler. Cheguei até a rir com o divo sendo sarcástico kkkkkk. Um livro clássico aqui pra nós brasileiros :).
comentários(0)comente



Daniela742 19/08/2024

Tempo vai, tempo vem, e estamos na mesma
Li este para o próximo encontro do clube de leitura que participo e acredito que teremos muito pontos a discutir.

Os Bruzundangas foi meu primeiro contato com Lima Barreto, muito interessante, provocador e surpreendentemente atual! É uma leitura diferente, os textos são como crônicas ou até mesmo cartas em alguns momentos que registram a percepção do autor sobre os Estados Unidos da Bruzundanga.

Tudo que Lima Barreto utiliza para criticar a Bruzundanga, e logo o Brasil, é extremamente criativo e acredito que desafiador e disrruptivo para época. Lendo hoje, me entristece o quanto ainda é atual rs, o quanto ainda vivemos essa mesma Bruzundanga.

No geral não sei muito bem como o livro bateu em mim, foi uma leitura tranquila, sem muita expectativa também. Interessante e é isso aí.
comentários(0)comente



Marcelo.Arcanjo 16/08/2024

Otimo livro
Li no ensino médio . Fala de um Brasil antigo ficcional mas muito semelhante ao Brasil de hoje . Bem humorado me cativou na época que eu não conhecia e nem me importavaa com a politica e o que lhe pertence.
comentários(0)comente



Ana Peres 19/06/2024

Minha segunda leitura do Lima, ainda melhor do que esperava, me surpreendeu bastante pelo uso da Metalinguagem. Isto é , apontar os problemas socioeconômicos e até culturais enraizados na história do Brasil por meio dos próprios problemas. E o pulo do gato, as associações entre os problemas da "Bruzundanga" e do Brasil, quando na verdade, a "Bruzundanga" seria uma espécie de pseudônimo do Brasil!
comentários(0)comente



Felipe1503 17/03/2024

Fazia tempo que eu não lia um livro de crônicas tão boas
?A Constituição da Bruzundanga era sábia no que tocava às condições para elegibilidade do mandachuva, isto é, o presidente.
Estabelecia que devia unicamente saber ler e escrever; que nunca tivesse mostrado ou procurado mostrar que tinha alguma inteligência; que não tivesse vontade própria; que fosse, enfim, de uma mediocridade total.
Nessa parte a Constituição foi sempre obedecida?. (p. 67)
Muito diferente do Brasil atual, não é? ????
comentários(0)comente



Estefany 10/03/2024

Brasil
Lima Barreto foi excepcional ao retratar um país fictício aos moldes do Brasil. Nesse livro, ele faz uma crítica encoberta por sarcasmo sobre a realidade do território brasileiro. Um país rico, mas que vive na miséria. Uma terra que cria vida e fecunda, mas que os que lá vivem e trabalham não tomam-lhe proveito. Uma terra de ciclos fadados ao fracasso, pois não se sabe aproveitar... café, ouro, borracha... políticos que pensam apenas em si, nos seus lucros e em empregar sua própria gente, sua família e amigos. Um país que vive de farça para impressionar e imitar o estrangeiro e no qual o título de "doutor" sobressai qualquer outra coisa, que é tomado de privilégios que o povo pobre não tem. Povo esse que vive alienado, escuta palavras difíceis dos doutores e os acham merecedores de bons cargos.

O Brasil é uma eterna Bruzundanga e Lima Barreto soube como expôr isso.

A leitura é um tanto cansativa, mas isso eu dou à escrita da época que é bem mais rebuscada e um tanto diferente da atual, de resto, é um ótimo livro e recomendo muito!
comentários(0)comente



SSerbS 08/03/2024

Segue atual
É assustador notar como a crítica de Lima Barreto à sociedade de 100 anos atrás, com sua elite embebida em falsa intelectualidade segue condizente com a contemporaneidade.
comentários(0)comente



sasa 31/01/2024

Bruzundangas ou República Velha?
O livro do nosso Lima Barreto é uma sátira ao Brasil no período da República Velha. O autor cripu todo um país com uma imaginação incrível, país esse que se assemelha muito a como o nosso próprio. Com um tom de humor ácido com o qual ele sempre escreve seus livros, o autor critica o Governo, costumes, a sociedade elitista e mais. Bem interessante.
comentários(0)comente



Beatriz 20/01/2024

Excelente e pertinente
Com certeza entrou pros melhores livros e agora passo a amar Lima Barreto.

Após inventar um país, Brunzundanga, Lima Barreto tece uma crítica geral e bem humorada ao Brasil da República velha, q se parece demais com o Brasil atual.

"Pobre terra da Bruzundanga! Velha, na sua maior parte, como o planeta, td a sua missão tem sido criar a vida e a fecundidade para os outros, pois nunca os que nela nasceram, os que nela viveram, os que a amaram e sugaram-lhe o leite, tiveram sossego sobre o seu solo!"

Para mim esse livro é um daqueles q agradaria a gregos e troianos. Mas espero, q assim como o intuito do Lima Barreto ao escreve-lo, esse livro seja capaz de nos livrar dessas figuras tragicomicas q nos governam e nos subjugam.
Emerson Meira 21/01/2024minha estante
Parece bom e divertido ? Vai pra lista de leitura ?


Beatriz 21/01/2024minha estante
É excelente esse livro. Eu recomendo MT, pq é um livro e divertido e tranquilo pra ler, mas q traz uma carga foda de questões pra relacionar com a realidade.


Emerson Meira 21/01/2024minha estante
O famoso "tudo mudou e nada mudou" de nossa época ? Já tá na lista ?




75 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR