Jhosi 16/11/2022
...
Olá pessoal!
Estou atrasadíssima com minhas resenhas - mas felizmente as leituras andam em dia.
Reta final da minha gestação, então as prioridades mudaram.
Mas enfim, não poderia deixar de vir falar dessa leitura por aqui, então vamos lá!
Meu receio quanto à esse livro como eu disse algumas vezes nos stories era o fato de que muita gente comentava o lado "hot" dele. Por outro lado, o que alimentou muito a minha curiosidade foram os muitos comentários e resenhas que elevavam a escrita do autor (ou autora, já que este escreve sob pseudônimo), as referências à obra de Dante, a cultura florentina, renascentista e italiana como um todo (sou apaixonada por todo esse universo).
A jovem Julia Mitchell muda-se para Toronto, onde pretende cursar o mestrado sobre Dante e sua obra. Porém ao fazer isso, ela sabe que precisará encarar e lidar com o seu passado, na forma e pessoa de Gabriel Emerson - especialista no assunto e uma parte mal resolvida do seu passado.
O relacionamento dos dois começa (ou recomeça) de forma conturbada e extremamente turbulenta.
Até que peças vão se encaixando, o autor vai revelando acontecimentos do passado que elucidam a complexidade de ambos.
Vamos à minhas opiniões: Sim, o livro é muito bem escrito. Eu diria que a escrita é bem cult mesmo, as referências são incríveis e te fazem mergulhar em cenários diferentes: ao mesmo tempo que você está ali no presente vendo Julia e Gabriel vivendo suas vidas, você também está dentro da obra de Dante - de certa forma. E isso contou muitos pontos positivos.
Porém, algumas coisas me incomodaram muito: Gabriel é um completo idiota no começo do livro - e pra mim, essa é uma das piores características de romances com pegada hot. O protagonista tem que ser um completo babaca sempre e a justificativa é seu passado difícil - essa receita não funciona pra mim.
A protagonista é bem estereotipada: submissa, ingênua, insegura. Custa a reagir. Isso é bem cansativo, repetitivo e irritante.
A parte hot - se é que posso chamar assim - não é pesada. O livro não é sobre isso. E o pouco que há desse tipo de conteúdo, foi escrito de uma forma tão pomposa que pra mim, foi engraçada.