Mariana113 22/09/2023
Envelheceu meio como uma incógnita
Eu gostei muitíssimo do livro, apesar de ser necessário ser feito ressalvas importantíssimas e que me fazem duvidar um pouco dos meus gostos.
Primeiramente eu queria falar justamente em relação ao ano de publicação desse livro, a coisa que a gente mais encontra são livros que mesmo que seja de 2009, 2010 (como o caso desse), e eu tenho muita dificuldade em entender que se trata de um livro antigo, que exige que você entenda que certas coisas não vão ser da forma que você (com a cabeça em 2023) pensa, então as vezes se torna incômodo certas questões que você enquanto leitor precisa ter MUITA paciência, alguns comportamentos desnecessários, e por isso eu busquei a data de publicação do livro e meio que entendi mais ou menos.
Julia não é uma personagem ruim, porém não é fede nem cheira, é principalmente sobre ela que tenho minhas questões, é muito difícil você conseguir cogitar numa pessoa de 23 anos ainda virgem, isso honestamente só me parece acontecer em livros, e apesar de fazer parte da construção do personagem, eu não gosto de como às vezes ela me parece inconsequente, infantil.... na verdade se você me perguntar o que eu gosto em Júlia, vai ser uma pergunta muito difícil de se responder, aliás eu se quer acho que ela conseguiu ser uma personagem memorável em relação à outras histórias e acho que isso é oriundo principalmente por causa da vida dela em relação ao Gabriel. Aparentemente ela não tem um hobbie que conquistou por vontade própria, ela não estuda algo porque descobriu sozinha, e sim porque era algo de interesse DELE, ela se encantou com um cara que viu uma vez na vida e pelo menos >espero< que uma pessoa normal, que não faça terceiros serem o centro de sua própria vida, faria. É um pouco cansativo na verdade perceber que de um jeito ou de outro tudo Gabriel tem alguma relação mesmo que indireta na vida dela.
Já Gabriel tecnicamente carrega esse livro nas costas, eu não digo que ele de início tem uma personalidade legal de se acompanhar e nem gosto que ele tenha tido uma mudança de comportamento repentina de quando soube quem era ela, na verdade, no início eu queria muito torcer pelo Paul, porém sabia que o casal seria realmente Julia e Gabriel, . Ainda assim não era muito fã de certas atitudes, inclusive eu queria muito um Paul na minha vida mais do que um Gabriel, no entanto não posso descartar o fato de que Gabriel e sua devoção por Julia me fez elevar MUITO meus pre-requisitos pra namorar alguém KKKKKKKKKKKKKK
Confesso que amei a temática do livro, é interessante, intrigante, envolvente, poético de uma forma que acho difícil que outros possam ser, você aprende muito sobre arte, literatura, antes da história do casal existe várias outras coisas que se podem aprender, esse não é pra ser um livro erótico, mas sexy, que aborda sexualidade de uma maneira menos bruta e mais de carinho, exaltação do feminino, é extremamente poético... e por isso eu achei incrível, Julia está longe de ser uma personagem memorável, mas a construção do livro faz com que seja memorável, interessante e original, desconheço outros livros que sejam na mesma pegada, (in)felizmente.
Apesar dos problemas que tive em relação a coisas que claramente mudaram com o tempo e me pareceu coisas patéticas para serem o foco em alguns momentos, eu acho que valeu a pena, já vou para o segundo livro kkkkkkkkkkkkkkk