Flavia_Marcato 17/03/2013O Inferno de Gabriel - Sylvain Reynard (Livro #1)Um livro que me surpreendeu e me conquistou. Um romance bem escrito que te prende do inicio ao fim e não te deixa para de ler!
Gabriel é aquele tipo de professor que a gente odiava quando estava no colégio / faculdade, ele é inteligente, mas é rigoroso e exigente na mesma proporção. Julia (é o típico clichê ambulante) é bonita, inocente, virgem, foi negligenciada durante toda a vida toda pelos pais e nunca se sentiu amada de verdade, e ama um rapaz que ela viu somente uma vez.
Quando Julia resolve fazer seu mestrado na Universidade de Toronto, seu amor pela Itália e sua paixão por Dante e Beatriz a unem intelectualmente a Gabriel, que se torna o orientador de sua dissertação. Contudo, o relacionamento de Julia com a Rachel, sua melhor amiga e irmã de Gabriel, e mesmo a amizade dela e de Paul, altera o relacionamento professor-aluna que ela e Gabriel mantinham, e faz com eles se tornem mais íntimos.
Gabriel é um personagem bastante complexo, inicialmente é difícil entender porque ele tem algumas atitudes quando suas palavras são sempre tão acidas, mas mesmo no inicio ele realmente faz por merecer estar com Julianne, e suas atitudes são notáveis. Ela por outro lado me incomodou um pouco, por vezes a achei muito cheia de ‘não me toques’ e insegura, o que mais adiante se torna compreensível quando conhecemos mais o passado dela. Alias o passado é tema recorrente neste livro, isso porque ambos os protagonistas possuem passados muito complicados e cheio de experiências traumatizantes.
O livro é longo, são 511 páginas, e embora a narrativa seja fluida, alguns trechos são bastante densos. Contudo não é nada que dificulte a leitura, além disso, o autor optou por uma narrativa bastante poética, de modo que há diversas citações e muitas referências às obras de Dante, bem como a músicas, a arte e a outros livros, o que o torna “O Inferno de Gabriel” um livro bastante intelectualizado se comparado aos demais do gênero.
E com tantas referencias, foi impossível não parar de ler para procurar alguma música citada ou mesmo não pesquisar mais sobre Dante Alighieri após a leitura, aliás, minha vontade de ler “A Divina Comédia” aumentou muito após esse livro.
Fazendo um grande parêntese aqui, é impressionante o cuidado do autor com algumas referencias, bem como a maneira como a história de Gabriel e Julia se une e se assemelha a de Dante e Beatriz sem parecer forçado demais.
Como ponto negativo, diria que o livro é muito longo e o autor desenvolve a estória sem pressa, alias bem devagar mesmo. Isso de certa maneira traz mais veracidade ao romance uma vez que as coisas não acontecem de uma hora pra outra, mas pode cansar o leitor. Outro ponto é fato que alguns personagens, especialmente Christa (eu esperava tanto dela no inicio) e a professora (que não lembro mais o nome), ficaram completamente aleatórios.
Em suma, trata-se de um romance adulto muito bem escrito e cheio de referencias. Um livro que te prende de modo que é impossível parar de ler. Recomento a todos com exceção os menores de 18 anos, pois embora possua poucas cenas explicitas, elas existem e por isso é melhor evitar, aos demais deixo uma pergunta “o que estão esperando para começar a ler?”.
P.S.1: Não considero, nem de longe, “O Inferno de Gabriel” como um livro erótico. Ele tem sim uma ou outra cena mais explicita, mas nada que eu classificaria na mesma categoria que 50 tons ou Toda Sua.
P.S.2: Vi muita gente comparando o romance de Reynard a 50 tons e apontando diversas semelhanças (ambos os protagonistas serem adotados e a questão da comida), mas gente, por favor, né? “O Inferno de Gabriel” tem algumas semelhanças com a trilogia de James, mas nada que valha comparações, in my opinion.
P.S.3: O autor faz muito mistério com relação ao passado dos personagens, e quando finalmente sabemos o que aconteceu, com uma ou outra ressalva, o desfecho é um pouco previsível, mas nada que desmereça o livro. Achei melhor não tocar nesta questão pra não soltar spoiler, mas se você ler com atenção o dá pra perceber que o mistério não é assim tão misterioso.
P.S.4: Embora muita gente tenha se incomodado com o tamanho do livro e com o tipo de narrativa que o autor adotou eu realmente gostei bastante do livro, li ele em dois dias e minha nota foi 5/5. Além disso, o próximo volume da trilogia (“O Julgamento de Gabriel) que tem previsão de lançamento para julho/2013).
Resenha para o blog Leiturinhas: http://leiturinhas.com/2013/03/13/o-inferno-de-gabriel-resenha/