V_______ 22/03/2022A RepúblicaA República, escrito pelo filósofo grego Platão, é sua obra mais célebre, escrito por volta de 380 a.C., ou seja cerca de 2400 anos atrás, ainda hoje é um livro de suma relevância, e segue sendo discutido e estudado, se algo pode ser chamado de verdadeiro clássico este é sem dúvida um deles.
O livro é um diálogo socrático, em que temos inicialmente um grupo de filósofos debatendo sobre a justiça e injustiça, o que leva um homem a ser classificado como um ou outro, papo vai papo vem, essa discussão evolui para questões de cunho social e o que seria a sociedade ideal, e o cidadão modelo que formaria essa cidade/estado, isso se reflete tanto na questão física quanto na espiritual, e como cada parte do corpo social deve se comportar, em especial o que Platão chama de guardiões, os responsáveis por reger a cidade. É dissertado sobre a forma ideal de se educar, o papel da mulher nessa sociedade, como manter a alma em equilíbrio, enfim, abrange as questões mais relevantes ao indivíduo no estado. Platão define as principais formas de governo e como há uma tendência de um "evoluir" ao outro, na seguinte ordem; timocracia, oligarquia, democracia e tirania, e como é o comportamento de cada uma dessas sociedades.
Há muita coisa interessante aqui, muitos conceitos válidos ainda para nossos dias, claro que o contrário também é verdadeiro, já que como disse é uma obra do século IV a.C., mas no geral é um texto que sim, vale a leitura, mas somente caso tenha um interesse por essa vertente e fazer uma leitura atenta ou terá a impressão que está lendo grego (desculpe, não resisti) e vai largar a leitura rapidinho. Vale ressaltar que uma boa edição com notas explicativas é quase que crucial para um bom entendimento da