Polliana 14/01/2021A Dama das CaméliasAutor: Alexandre Dumas Filho
Publicado: ano de 1848
Minhas impressões da leitura do livro A dama das Camélias.
A história inicia com o narrador entrando por curiosidade numa casa que estava ocorrendo um leilão, e tem informações que se trata da casa da cortesã Marguerite Gautier, famosa cortesã de Paris que morrera de tuberculose. Seus bens foram leiloados para saldar as dívidas, contraídas por Marguerite em vida. Por impulso adquire um livro por um valor bem superior, nele tem a dedicatória de Armand Duval, após um tempo o narrador recebe a visita do Armand Duval, que tinha a intenção de reaver a lembrança de sua amada.
Com essa aproximação nasce uma amizade entre o narrador e o Armand Duval, que aos poucos conta sua história, com a bela cortesã e todos os eventos que transcorreram até aquele momento. Marguerite era uma cortesã que se dividia entre muitas festas e teatros; quando ia aos teatros sempre levava um binóculo, um saco de bombons e um buquê de camélias. As camélias eram suas flores preferidas, pois, devido sua constituição delicada, não suportava o aroma de outras flores.
Armand a conheceu em uma noite no teatro, e chegou a Marguerite através de Prudence, uma modista, que era amiga e vizinha da jovem.
O rapaz foi convidado a cear com Marguerite e seus amigos, porém durante o jantar, a jovem começa a tossir sangue, retirando-se para o seu quarto.
Armand a segue e demonstra preocupação por sua saúde e declara o seu amor.
Após esse episódio o jovem advogado se aproxima da bela cortesã, e uma trama que envolve amor, mentiras, dinheiro, inveja se desenrola, eu adorei esta releitura principalmente por se tratar de uma história autobiográfica, o autor teve uma relação proibida pelas normas socias com uma bela cortesã parisiense a Marie Duplessis, assim como a Marguerite teve uma vida difícil.
Não é só uma história de um amor proibido, este romance traz questões bem pertinentes , principalmente a hipocrisia da sociedade do século XIX, que usavam as mulheres cortesãs como troféus para mostrar seu poderio e ascensão financeira, outro destaque é a descrição da cidade, parece que estamos andando pelas ruas de Paris.
#adamadascamelias #teindicoliteratu
site:
https://www.instagram.com/p/CI0xb4_jcGB/?utm_source=ig_web_copy_link