Jan... 27/11/2021
"Como a visão da vida e da felicidade dos outros faz desejar viver àqueles que na véspera, na solidão de suas almas e na sombra de seus quartos de doente, desejavam morrer depressa."
"Mas já o previno, quero ser livre para fazer o que entender, sem lhe dar satisfação sobre minha vida. Há muito tempo procuro um amante jovem, sem reivindicações, apaixonado sem desconfiança, amado sem direitos. "
"Deve parecer- lhe estranho que eu tenha demonstrado estar pronta a aceita-lo imediatamente. Sabe de onde vem isso?Vem - continuou ela, pegando minha mão e pousando- a sobre seu coração, do qual pude sentir violentas e repetidas palpitações -, isso vem de que, devendo viver menos que os outros, prometi a mim mesma viver mais rapidamente."
?A dama das Camélias é um romance autobiográfico do escritor francês Alexandre Dumas Filho ( filho de outro famoso escritor - Alexandre Dumas , autor de " Os três mosqueteiros, O conde de monte Cristo). Ele era filho ilegítimo de Dumas , que o tirou da guarda da mãe, que era costureira, e o enviou para estudar em um internato. No internato , o autor sofreu bastante bullying por ser um filho ilegítimo e pela cor da pele; ele era negro; sua avó era uma mulher do Haiti. Essas questões marcaram bastante sua obra e sua visão de mundo.
Quando tinha uns 18 anos , Dumas Filho conheceu a cortesã (termo usado para prostituta, na época ) Marie Duplessis, considerada a mais cobiçada dos teatros parisienses. Eles tiveram um intenso relacionamento, mas pouco tempo depois ela morreu de tuberculose. Sua morte abalou profundamente o escritor , que inspirado na própria história , escreveu A dama das Camélias.
Apesar de ter mudado algumas coisas, a história é contada com base em sua experiência e sentimentos, o que torna este livro um dos mais interessantes do Romantismo.No romance, a história de amor acontece entre Marguerite Gautier , uma famosa cortesã e o jovem burguês Armando Duval.
É uma história triste e bonita. O autor coloca algumas questões sobre o quanto a mulheres são julgadas, principalmente as cortesãs e critica a hipocrisia da sociedade da época. É um clássico que vale a pena conhecer!!