A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas




Resenhas - A Dama das Camélias


423 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Eduarda.Thaina 04/09/2022

la dame aux camélias
La dame aux camélias, é um romance do escritor francês Alexandre Dumas Filho. Retrata o romance entre Margarita Gautier, a mais cobiçada cortesã parisiense e Armando Duval, um jovem estudante de direito.

Eu sou apaixonada pela história de Armando e Margarida ( como gosto de os chamar). Já faz um tempo que li esse livro, mas lembro bem que devorei o seu final em uma noite só, essa também foi a noite em que mais chorei lendo. Margherite Gauthier me comoveu de uma forma, acho que todo mundo deveria ler sua história.
Suas camélias estão eternizadas em minha memória.


Que todos nós um dia encontre, alguém para se amar com loucura.

?Pensei no que seria de mim se nunca mais te visse. E o mundo ficou vazio de repente... Porque se eu te conheço há poucos dias, Margarida, há dois anos que eu te amo...?
Armando Duval
comentários(0)comente



Cléia 23/09/2022

A Dama das Camélias é um clássico que inspirou grandes obras - principalmente Lucíola, de José de Alencar - e que escancarou um tema polêmico até os dias atuais: o preconceito acerca do amor entre uma cortesã e um homem da sociedade.
Marguerite e Armand vivem uma intensa e curta história de amor, isso porque Marguerite sofre de sérios problemas de saúde e a maneira extravagante como se deixa viver mais agravam seu quadro.
Contudo, a brevidade do seu tempo juntos não se dá apenas em virtude da frágil saúde da moça. Pelo contrário, esse é o motivo que faz com que os dois se aproximem rapidamente. Como dito, o preconceito social interefe sobremaneira no relacionamento.
O final dessa história, porém, deve ser constatado pelo leitor.

A escrita de Alexandre Dumas Filho é belíssima. ?
comentários(0)comente



Diane 25/09/2022

Poético e trágico!
A dama das Camélias retrata a bela e proibida história de amor entre uma cortesã com um jovem estudante burguês. Marguerite Gautier e Armand Duval irão viver uma luta entre o amor verdadeiro e os deveres sociais que os cercam. Este clássico da literatura mundial é baseado em uma experiência pessoal do próprio autor, Alexandre Dumas Filho, e ganhou inúmeras adaptações para cinema e teatro, uma obra que é considerada um verdadeiro hino ao amor.

"Mas ser realmente amado por uma cortesã é uma vitória muito mais difícil. Nessas mulheres, o corpo desgastou a alma, os sentidos queimaram o coração, a devassidão endureceu os sentimentos. As palavras que lhes são ditas há muito tempo já as ouviram (...). O próprio amor que inspiram, já o venderam. Elas amam por ofício, não por encantamento."

Um grande clássico que evidencia as dificuldades vividas pelas mulheres na sociedade do século XIX, e apesar de amar Armand, a jovem Marguerite tinha que decidir entre viver de fato esse amor ou tentar se sustentar em um ambiente totalmente machista. Por muitas vezes, ele age com egoísmo, querendo que sua amada largue a vida de cortesã para viver com ele, sem se preocupar como iriam se sustentar. É um romance trágico, poético e apesar da leitura um pouco rebuscada, é bem válida!
comentários(0)comente



cinnamon0 01/10/2022

Diferente
Um livro curto e eu li de um dia para o outro confesso que foi a primeira vez que li um livro desse gênero e adorei... super recomendo
comentários(0)comente



jade 09/01/2023

apesar de ser uma obra marcante em seu tempo, que obviamente não tinha o costume de ver uma cortesã tão huminazada a ponto de ser digna de amor, não considero uma história atual. Armand e Marguerite tiveram uma história breve e muito conturbado para ser considerado um amor bom e saudável.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sarah 02/01/2023

Mano do céu, esse livro é maravilhoso!!!
Eu amei. Consigui sentir as dores dos personagens e o desespero, prometeu nada e entregou tudo, juro!!
comentários(0)comente



nopedaorelha 05/01/2023

A Dama das Camélias me inspirou a ler mais romances clássicos devido à sua objetividade e simplicidade ao contar um grande caso de amor entre um jovem estudante de direito e uma cortesã (prostituta). Esse livro me encantou no progresso da transformação do profano em pureza, e da atração em obsessão.

Indo um pouco além da apreciação literária, me incomodei um pouco sobre onde o feminino se encontrava nos vínculos sociais e amorosos. E pude refletir sobre as diferentes tomadas de decisões entre mulheres e homens, além das formas de ambos aplicarem poder nos relacionamentos.

É importante lembrar que o livro foi escrito em 1848, então vamos encontrar muitas coisas que para nós, hoje, são problemáticas. Particularmente, prefiro não deixar nenhuma questão de costumes e condutas definidos por época na literatura atrapalhar minha experiência de leitura.

Dito isso, creio que A Dama das Camélias é um dos romances mais curiosos e delicados que já li, chorei ao ler uma carta escrita por um dos protagonistas, me espantei com as decisões de alguns personagens e recomendo muito o livro para quem estiver disposto a ser envolvido em um drama comovente e sincero.
comentários(0)comente



Rafael3768 06/01/2023

Um clássico
Livro pertencente ao romantismo francês. Ele retrata a história de Marguerite e Armand, contada após a morte da primeira. Em meio a amor e desavenças, a tragicidade do livro é marca clara da história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Natália Ranhel 22/01/2023

No começo achei que seria uma história comum às que já li do mesmo período, mas a narrativa é tão boa que te envolve do começo ao fim. É impossível não ter empatia por Marguerite e Armand.
Esse romance, apesar de triste, de certa forma aquece a alma.
História atemporal.
comentários(0)comente



Kécia 20/01/2023

Clássico do romantismo
A dama das camélias é um clássico do romantismo francês e dá para perceber isso desde o início da leitura, pelas características desse movimento literário presentes na obra.

Para quem assim como eu já leu Lucíola é praticamente impossível não fazer alguma comparação.

O livro narra o romance entre Armand e a cortesã Marguerite Gautier. O que torna a história ainda mais interessante é saber que ela é inspirada na vida do próprio autor, que viveu um romance com uma cortesã chamada Marie Duplessis.

A Marguerite é uma personagem da qual gostei muito, foi triste ver ela sendo forçada pelas circunstâncias a abrir mão do seu amor, a história dela me comoveu. Já o Armand não me cativou tanto, ao longo da história achei ele bastante irritante, mesmo tentando levar em consideração o que o levou a tomar determinadas atitudes.

Em resumo é uma história bem escrita e que prende o leitor.
comentários(0)comente



423 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR