spoiler visualizarsky 24/02/2024
He doesn't get to win
Queria avisar que não assisti o filme: Ultrapassado! Filme em 2024? Aqui não! Dito isso, planejo assistir depois.
Eu tiha uma idéia da narração e, obviamente, do plot twist, considerando o filme. Mas minha mente resolveu não pensar em como exatamente seria isso em um livro (estruturalmente falando).
O começo é muito maçante. Tudo faz sentido depois, mas até a metade é uma luta que eu travei. Com todo aquele ar de suspeita em cima do Nick, ele supostamente não sendo o assassino - mas ainda assim fazendo o seu melhor pra se por como culpado - e a Amy se fazendo de vítima com o seu diário, foi preciso muita paciência. Embora o tal diário falso de Amy foi muito crucial na ambientação da história, e a maior prova de que sim, ela era louca, mas uma louca disciplinada.
Depois dos 50%, o livro começa a virar uma coisa realmente interessante. Do tipo que faz você torcer para o vilão. Não é especial um momento desses? Uma escrita que te faz torcer para o psicopatas? Acho muito especial. Gillian Flynn fez um ótimo trabalho com a construção de pensamentos muito bem (lê-se psicóticamente) organizados de Amy. Não teve aquelas mentiras descabiveis, empurradas goela abaixo usando como licença ser um livro de ficção (E as que tiveram, foi por parte da polícia se precipitando em acusar o Nick. Foi ótimo que no final a imagem deles na imprensa ficou suja.)
Não fazia idéia que Amy voltava, acreditando na atuação de Nick. Comecei a me desesperar por ai, pensando que ela ia arruinar o plano dela por uma leve recaída. Eu deveria ter confiado mais na minha diva!
Quando ela voltou, me dediquei 100% a colocar energias positivas para que de alguma forma, ela saísse por cima. Se o preço foi homicídio... bom, faz parte!Transformei ela na minha it girl mesmo, e ai? Não é como se o Nick merecia qualquer coisa de bom, de qualquer forma. E o final que a Amy deu pra ele nem era tão ruim assim. Ficar com ela! Ha! Ele jurou isso de qualquer forma, não é esse um dos procedimentos para um casamento?
Minha expectativa era alta, não raciocinei que seria um thriller (mesmo sendo muito óbvio, realmente meu QI falhou ai). Se soubesse, será que teria me posto a prova pra ler um livro de 450 páginas de um gênero que não sou muito fã? Mistério da semana. Mas eu amei a experiência! Sou fã de Amy Elliot Dunne!