charlesnascimento 28/03/2023
TODA POESIA | Paulo Leminski
O tempo fica
cada vez
mais lento
e eu
lendo
lendo
lendo
vou acabar
virando lenda
▪️Paulo Leminski nasceu e faleceu em Curitiba (1944-1989), era filho de pai de origem polonesa e a mãe era filha de pai português e mãe brasileira de origem negra e indígena, por isso ele se autodenominava como "polaco mulato de Curitiba".
▪️Leminski era marxista trotskista, nos anos 70 juntamente com a esposa, a também poeta Alice Ruiz eles afrontavam o regime militar com HQ eróticas.
Na luta de classes
todas as armas são boas
pedras
noites
poemas
▪️ Leminski foi um poeta de vanguarda que aderiu a contracultura (um também autor clássico desse 'movimento' foi Caio Fernando Abreu) e sua obra é por vezes associada a poesia marginal, embora ele jamais tenha sido próximo de autores do movimento como a poeta Ana Cristina César.
um poema
que não se entende
é digno de nota
a dignidade suprema
de um navio
perdendo a rota
💭 É muito difícil resenhar um livro de poesia, poesia é livre, a gente sente de diversas formas, é sentir as palavras brincando na boca como uma taça de espumante.
Rita Lee cantou que 'amor é prosa, sexo é poesia' ouve-se por aí que 'prosa a gente come, poesia se degusta' poesia é isso.
Em 'Toda Poesia' está toda a obra poética de Leminski e é um verdadeiro deleite observar como ele brincava com as palavras, como ele era livre e tão fora da norma, como ele abarcava todos os gostos, todos os seus mundos dentro de tão poucas palavras.
Foi, é e sempre será um gênio, se quer um conselho... Leminski-se!