Toda poesia

Toda poesia Paulo Leminski




Resenhas - Toda Poesia


426 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Bookversos 15/01/2023

"Quem está por fora, não sustenta um olhar que demora"
Paulo Leminski foi meu primeiro autor poético depois da Amanda Lovelace, e sem dúvidas ele foi uma descoberta incrível.

Seus poemas tocam a alma e fazem você trazer eles para a sua realidade. Ele trouxe a vida dentro de suas escritas frustradas do amor, e com isso ganhou completamente o meu coração ?
comentários(0)comente



Bianca412 17/01/2023

Eu amo poesias então eu achei o livro muito bom mesmo, realmente uma história de vida inteira por meio poético
comentários(0)comente



Laura.Kuhnen 20/01/2023

Gostei, mas... ou eu não gosto tanto assim de poesia ou eu só não entendo poesia :)

Achei alguns poemas lindos, alguns me tocaram e me fizeram sentir e refletir a proposta do autor.

Porém, a grande maioria dos poemas desse livro pareceram palavras aleatórias misturadas em três linhas ou mais...

De qualquer forma, sei que Paulo Leminski é um autor muito renomado. E esse sucesso se deve a sua escrita, então talvez eu não entenda poesia kkkk
Magnus 03/02/2023minha estante
É q tem poemas em que o foco não é ter sentido narrativo, mas sim melódico, esses q parecem aleatórios é p ser lido meio cantado, sabe? Alguns são só brincadeiras com palavras e fonemas mesmo kk


Laura.Kuhnen 04/02/2023minha estante
Faz sentido, parece que o autor literalmente brinca com palavras aleatórias kkkkkk é legal, é diferente




Rafaela 12/02/2023

Viva Leminski!
O livro reúne, como o próprio título indica, toda poesia de Paulo Leminski. É um livro único composto de todos os livros do poeta.

E olha, devo dizer que passei uns bons meses lendo, relendo e absorvendo os poemas aos poucos. Alguns demandavam muita reflexão, outros, por sua vez, eram tão simples e fluidos que eu lia de novo apenas por diversão.

É engraçado como o Leminski consegue extrair sentimentos e os concretizar em poucos versos; ele faz parecer ser tão simples ser poeta? mas não é.

Enfim, vou sentir falta deste livro na minha cabeceira! Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Marihhh 25/02/2023

Complexo
O livro é de uma leitura complexa em muitas partes, sendo exigido um bom nível de interpretação e paciência para refletir e interpretar melhor os poemas. Por isso, tive bastante dificuldade em entender ele. Porém tem alguns poemas que se entende logo com facilidade.
Ademais, a parte que mais gostei do livro foi a de "ideolágrimas", adorei as relações entre a fonte e as palavras, sendo ambas bem correlacionadas para o que se buscava transmitir.
comentários(0)comente



lua 26/02/2023

Toda poesia
O livro tem uma leitura bem complexa, precisa-se de um bom tempo para refletir e entender tudo com perfeição!! Os poemas em geral são extremamente criativos, me deixaram encantada com a estética
comentários(0)comente



lezinha 09/03/2023

Leitura fluida, poemas confusos e outros profundos, foi uma releitura e achei bem mais interessante dessa vez
comentários(0)comente



charlesnascimento 28/03/2023

TODA POESIA | Paulo Leminski
O tempo fica
cada vez
mais lento
e eu
lendo
lendo
lendo
vou acabar
virando lenda

▪️Paulo Leminski nasceu e faleceu em Curitiba (1944-1989), era filho de pai de origem polonesa e a mãe era filha de pai português e mãe brasileira de origem negra e indígena, por isso ele se autodenominava como "polaco mulato de Curitiba".
▪️Leminski era marxista trotskista, nos anos 70 juntamente com a esposa, a também poeta Alice Ruiz eles afrontavam o regime militar com HQ eróticas.

Na luta de classes
todas as armas são boas
pedras
noites
poemas

▪️ Leminski foi um poeta de vanguarda que aderiu a contracultura (um também autor clássico desse 'movimento' foi Caio Fernando Abreu) e sua obra é por vezes associada a poesia marginal, embora ele jamais tenha sido próximo de autores do movimento como a poeta Ana Cristina César.

um poema
que não se entende
é digno de nota

a dignidade suprema
de um navio
perdendo a rota

💭 É muito difícil resenhar um livro de poesia, poesia é livre, a gente sente de diversas formas, é sentir as palavras brincando na boca como uma taça de espumante.
Rita Lee cantou que 'amor é prosa, sexo é poesia' ouve-se por aí que 'prosa a gente come, poesia se degusta' poesia é isso.
Em 'Toda Poesia' está toda a obra poética de Leminski e é um verdadeiro deleite observar como ele brincava com as palavras, como ele era livre e tão fora da norma, como ele abarcava todos os gostos, todos os seus mundos dentro de tão poucas palavras.

Foi, é e sempre será um gênio, se quer um conselho... Leminski-se!
comentários(0)comente



yasmin.malaquias 17/04/2023

O samurai-malandro
Paulo leminski é dono de uma poética muito única dentro do contexto literário brasileiro. lendo os primeiros textos, eu pensava: ?essa cara é maluco?, mas agora lendo toda fortuna crítica que ele produziu eu penso em quão malucamente genial ele foi em suas construções. ele foi capaz de trazer influências asiáticas, os haikais, misturando tudo isso com a poesia marginal e concreta. ele foi a mais pura síntese da produção poética contemporânea.
yasmin.malaquias 18/04/2023minha estante
eu amo esse bigodão na capa




lauritchaaa 23/04/2023

De tocar nas feridas e na alma
Paulo Leminski tem o talento de dominar e conduzir as palavras num conjunto que faz arrepiar ate a espinha. Certos poemas (spoiler: a maioria) me tocaram de jeito, grifava páginas e mais páginas que continham poucas palavras mas que de significado carregam muito. Indicação máxima a quem gosta de poesia e quem tem a sensibilidade de se emocionar e se identificar a interpretar os poemas com seu próprio contexto. Os significados são múltiplos já que cada perspectiva é individual, a comoção pós leitura com certeza é diferente, mas com certeza para todos o nome Paulo Leminski, a quem lê, fica na memória e no prazer de se ler poemas tão profundos.
comentários(0)comente



Magnus 12/05/2023

Divertido!
A maioria dos poemas não tem sentido realmente, o sentido deles é brincar com a fonética e disposição das palavras, muitos deles são para serem ditos em voz alta e sério, isso torna tudo tão divertido kkkk. Tem uns que são bem experimentais mesmo.
Tem uns que "contam" uma história sim, que tem uma (ou mais de uma) interpretação interessante.

Bom, acho que pra quem quer começar a leitura desse livro, tem que ir de cabeça aberta e aceitar o que ele propõe.
comentários(0)comente



Iasmin95 16/05/2023

Pra quem sabe
Pra quem sabe sentir,vai gostar, vai ler todos os versos tentando entender,mas já entendendo que nem todos fazem sentido
comentários(0)comente



Freddy Bacus 03/07/2023

Leminskiando
Espetacular! Leminski é espetáculo, palco e luz. Um prazer ter toda sua obra dentro de um único livro, é lindo ver a evolução poética e de vida do autor.
A poesia dele me trouxe novos ares, vi o mundo de forma diferente, escrevi muito, escrevi poesia, respirei vida e tentei mais poesia.
É tão presente a escrita dele que fica encrustado nas nossas entranhas, e tudo passa a ser poema. De fato parece uma relação íntima sua com as palavras que você lê, ouve, sente e respira. Sinestesia.
A forma e o conteúdo dele são geniais, e a pluralidade temática também, impressionante. A poesia marginal de fato abre todas as portas possíveis da vida e da arte. Abre tantas portas e te inspira tanto que você respira de volta, o livro é vivo.
Escrevi muitos versos, e um deles foi a Paulo

Lendo Paulo
Leminskiando
Leminski
Ando
Leme
Que ando
Perco controle
Leminskiano
comentários(0)comente



Ikaro Uzumaki 05/07/2023

Pretendo ler novamente no futuro!
Acho que não tenho tanta bagagem para compreender toda a poesia. Enquanto lia, me senti preso em alguns poemas que não via sentido. Quero ler novamente.
comentários(0)comente



Sofia.Eternal 13/07/2023

Perfeito
A poesia de Paulo Leminski é perfeita. Uma poesia para sentir com cada palavra.
Leminski foi um poeta de verdade.
comentários(0)comente



426 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |