Monique 20/04/2018Primeiro livro de DostoievskiDostoievski tem supremacia em sua escrita, desenvolvimento de história, personagens e conclusões. Tenho certeza de que ele não deveria ter outra função, senão esta.
Ele tem aptidão para contar a história de cada personagem, envolvê-los numa trama, desenvolver suas historias e seus finais. Chega ser difícil pensar em uma unica palavra que o defina e o qualifique tão bem.
Já não é o primeiro livro que leio dele e sempre fico estarrecida e sem palavras com a sua desenvoltura, sua inteligência e racionalismo.
Humilhados e Ofendidos foi o primeiro livro a ser lançado por ele e já prova como o autor tem o domínio da história e de seu desenrolar sem rodeios, sem apresentar dificuldades no relato ou furos de história. Tudo é muito bem fechado.
Me emocionei no final da história, foi difícil de me conter e de não ter empatia com tal situação. As pessoas narradas nesta história são ofendidas pelo destino e humilhadas por suas condições.
Uma leitura suprema, agregando um conhecimento intelectual que nenhum autor contemporâneo é capaz de fornecer. Sem dúvida, Dostoievski é um clássico de mesma magnitude que Tolstoi, Chalamov, Tchekhov, Gogol, Bulgakov, entre outros altamente conceituados na Rússia.
Ele é o pai do Realismo.