Israel145 05/05/2013Acabei de ler os ótimos contos dessa coletânea e me agradou bastante o material do Voltaire. Primeiro devido o fato da estreiteza entre os contos e as ciências exatas e naturais. Segundo, devido o fato dos contos serem classificados como “filosóficos”. Sim, de fato o são e esse é o grande diferencial do livro.
Várias histórias são ligadas à cultura hindu e na maioria são aforismos deliciosamente narrados pelo Voltaire. Aliado a essa pitada da cultura milenar da Índia, ele ainda faz inúmeras referências às grandes descobertas da época, principalmente no campo da matemática, física, astronomia, etc. capitaneadas por Sir Isaac Newton que assombrou o mundo de então.
O destaque obviamente é o conto que batiza o livro. “Micromegas” beira o delírio e rompe toda e qualquer barreira do pensamento filosófico do século XVIII, exaltando as qualidades do ser humano ao mesmo tempo em que o rebaixa e ridiculariza. O conto chama a atenção para a relatividade das coisas. Outro conto que chama a atenção é “O elogio histórico da razão” que se contrapõe (ou complementa) o famoso “elogio da loucura” de Erasmo de Roterdam.
No geral o livro está repleto de ótimos contos tanto no aspecto literário como filosófico. Bom material pra quem gosta do assunto.