hyril 03/03/2024O simples também pode ser extraordinário!Não prometeu nada, mas entregou tudo. eu não sabia nada sobre a história, por mais que ela seja um clássico e que a maioria tenha assistido pelo menos ao filme. eu, não, e achei que foi incrível!
eu adoro infanto-juvenil e fazia tempo que não lia uma história dessas. foi uma baita oportunidade, porque serviu de base pra minha leitura de wicked, que será feia agora em março de 2024.
o autor nos apresenta a história de uma doce menininha, que nunca havia saído do kansas, se perde, dentro de sua casa, num ciclone que a faz voar pelos ares. então, ela se encontra num mundo distante de onde mora, apenas ela e seu cachorrinho totó.
ao tentar descobrir como faz para voltar para a casa de seus tios, em e henry, faz amizade com o homem de lata (que havia sido de carne e osso antes, mas sofreu feitiços e agora deseja profundamente ter um coração de novo); com o espantalho, que sabia falar, mas não o fazia, pois foi criado para espantar corvos do milharal, e deseja imensamente ter um cérebro, pois não se achava inteligente; bem como com o leão, que apesar de enorme e de ter um rugido amedrontador, se achava um covarde.
diante de todas as dificuldades para realizar esses desejos que o mágico de oz realizaria, a amizade deles se fortalece muito! oz realizou o desejo de seus amigos, mas dorothy ficou até o fim lutando e, com mais desejos, ela e seus amigos encontram a bruxa boa, glinda, que gentilmente, com a ajuda dos macacos alados, realiza seus pedidos. e, sim, a história tem um final feliz!
várias passagens, assim como a história como um todo, são bem reflexivas. a leitura vale muito à pena, tanto para adultos quanto para crianças. ?