Tatiana427 09/11/2024
Fazenda Animal
Publicado em 1945, o livro A Revolução dos Bichos é uma fábula política que se passa em uma fazenda onde os animais, cansados de serem explorados pelo seu proprietário humano, se rebelam para instaurar uma nova ordem de igualdade e liberdade o Animalismo.
Inspirados pelo idealismo e liderados pelos porcos Bola-de-Neve e Napoleão, eles sonham com uma sociedade em que todos sejam tratados de forma justa. Mas, com o tempo, essa promessa de igualdade é substituída por uma nova tirania.
Orwell utiliza a fazenda como uma metáfora para a Revolução Russa e os regimes totalitários, especialmente o stalinismo.
Através de personagens como o cavalo Sansão, símbolo de trabalho incansável e lealdade, e dos porcos, que acabam assumindo o poder e o controle, galinhas, corvo e outros personagens o autor faz uma crítica poderosa à corrupção e à manipulação que podem surgir mesmo em movimentos que pregam a igualdade.
A história permanece atual e ressoa com questões sobre poder, moralidade e justiça. Orwell nos lembra que, sem vigilância e senso crítico, até os ideais mais nobres podem ser distorcidos. Uma leitura indispensável para quem se interessa por política, história e a natureza humana.
“Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros.”
#fazendaanimal #literaturaclassica #estudospsicologia #georgeorwell
site: @tatiana_limapsi