A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell




Resenhas - A Revolução dos Bichos


17687 encontrados | exibindo 1471 a 1486
99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 |


bela 13/06/2021

A Revolução dos Bichos - mascarando a Revolução Russa.
A real motivo de ter pego emprestado este livro do meu professor de artes, é porque todos falavam muito bem. Não fazia ideia sobre o que falava, mas o título me deu um plano de fundo. Mas estava equivocada. E o livro foi muito mais do imaginava.

Conforme lia, achava estranho a similaridade da história com alguns tipos de governo que ja tinha estudado. Os personagens, os acontecimentos, as mudanças, brigas, tudo me fazia comparar a algo familiar.
Ter prestado atenção na aula de história valeu a pena.
O final do último capítulo encerrou perfeitamente bem.

Quando fui ler o posfácio e as apêndices, pude confirmar minha teoria. De fato o autor escondeu de uma maneira bem sutiu a história da Revolução Russa por trás. Vou agradecer muito ao meu professor por ter me recomendado.
comentários(0)comente



Leo1310 23/05/2022

4/5
Amei a crítica social e a maneira como o livro aborda, uma excelente metáfora da sociedade, porém eu acho que é meio enrolado o livro em algumas partes, recomendo a leitura
comentários(0)comente



Roberto.Vasconcelos 22/05/2022

Genial
Uma leitura rápida e direta que mostra como o poder troca de mãos e as coisas que deviam melhorar acabam ficando iguais , as vezes até piores. A esperança num futuro melhor se torna uma ferramenta usada para iludir os mais simplórios e mantê-los dóceis e úteis. Uma analogia brilhante em poucas páginas.
comentários(0)comente



Aggretsuko0 11/10/2022

e o animalismo que ia ter, não teve?
Ai gente...
É triste a vida do proletariado, mas mais triste ainda é o proletariado enganado achando que trabalha para ele mesmo.
Esse livro é ao mesmo tempo, revoltante, angustiante, triste e atemporal. Como os pobres animais foram enganados de forma tão ultrajante? Simples: uma mistura de desiformação com alienação e uma pitada de discórdia com imaginação. O líder porco faz o uso do mesmo poder que foi usado no outro livro do mesmo autor (1984): o tempo. O tempo cura tudo, apaga as mágoas e, ao mesmo tempo, as memórias. Distorcendo fatos e criando inimigos imaginários ele fez os animais brigarem entre si e causou um caos que enfraqueceu o "povo", conduzindo ao medo, gerando na figura do líder, um ser de confiança para lutar contra as adversidades. Somando isso com o sentimento de comunidade e o patriotismo reforçado, temos uma ditadura mascarada de socialismo. É isso que o livro quer nos mostrar/alertar, em forma de fábula e o que podemos tirar como lição é que: educação é importante, mas não é tudo. Você pode saber ler, como Benjamin, mas pode não ter força de vontade para buscar mudanças. Você pode ter força de vontade, como o Boxer, mas sem educação para refletir e argumentar, você fará o seu máximo sem atingir os seus objetivos de forma satisfatória.
Enfim, é difícil refletir sobre tudo isso e chegar numa conclusão concreta, mas que pelo menos tiremos dessa estória (que nos lembra muito os dias atuais) que nada é o que parece e que o senso crítico, somando a informação e a coragem nos desviará da cegueira e da desinformação do que nos cerca.
comentários(0)comente



@callejon.read 05/10/2021

Bom
Sempre fiquei muito tentada a ler esse livro já que as pessoas falam muito bem dele, mas, na minha opinião, não foi nada de mega surpreendente.

É ótimo para você que quer compreender o perfil comportamental de uma sociedade, ele vai abrir seus olhos em relação ao comportamento que você tem em sociedade, essa parte é ótima.

Estudo política a um tempo, talvez isso tenho colaborado para nota que dei, mas em geral o livro é bom e eu recomendo!!

Por: @callejon.rl
comentários(0)comente



leticia 23/09/2021

a revolução dos bichos
"as criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco"

gostei bastante, é atemporal, tem uma leitura muito fluida. todo mundo deveria ler esse livro!!
comentários(0)comente



ThayAvalon 10/05/2022

Incrível , um clássico que deveria estar nas escolas.
É um clássico necessário, deu pra ver o quanto de percepção da guerra e as tramoias o autor conseguiu analisar, juntamente deu pra sentir todo o seu desgosto pelo imperialismo imposto.
Como o ser humano é frágil inocente e ao mesmo tempo manipulador e cruel com a sua própria raça, hipócrita.
Para resumir pois este livro já está bem batido entre os leitores assíduos: Os animais de uma fazenda chamada "Fazenda do solar", cansados de serem maltratados pelos humanos resolvem fazer uma "Revolução" e expulsando-os da fazenda , criam seus próprios mandamentos... até que eles mesmos começam a se sabotar e se auto prejudicar. Tudo isso com um balde de noções sobre o comportamento humano em relação a liderança.
comentários(0)comente



Leila 19/06/2021

Uma aclamação merecida
Impossível ler esse livro e não enxergar reflexos da nossa sociedade. A manipulação dos mandamentos para que se adequem aos interesses dos líderes, o controle através do medo, a passividade dos animais em relação às violações que sofriam.
Golpe de estado, Fake News, tirania... tudo isso incrivelmente representado.

"Os animais achavam o problema insolúvel; seja como for, eles agora tinham pouco tempo para especular sobre essas coisas."

"De algum modo, parecia que a Fazenda enriquecera sem tornar nenhum de seus animais mais rico. - exceto, claro, os porcos e os cães. (...) Mas, ainda assim, nem os porcos nem os cães produziram alguma comida com o próprio trabalho, e eles eram muitos, com o apetite sempre em dia."

"As criaturas do lado de fora olhavam dos porcos para os homens, dos homens para os porcos, e dos porcos para os homens outra vez, mas não dava mais para dizer quem era porco e quem era homem."

Simplesmente genial.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Eukaua 09/10/2022

Um ditadura se inicia como uma revolução.
Orwell foi genial em envolver o cenário político da sua época em uma fábula que se inicia de forma leve e descontraída mas que vai se tornando cada vez mais obscura na medida em que nós vamos descobrindo que uma ditadura se inicia como uma revolução!
comentários(0)comente



Fer 20/09/2021

Genial
Leitura rápida, sucinta, sátira. Se eu soubesse que era tão bom, teria lido muito antes. Sensacional!
comentários(0)comente



@Estantedelivrosdamylla 16/06/2022

Releitura - Um livro atemporal
"A revolução dos bichos" foi o meu primeiro contato com Orwell há muitos anos, e desde então , esse livro ocupou o espaço dos "favoritos" no meu coração. Anos depois, tendo como objetivo reler algumas obras que me marcaram muito, escolhi essa que seria, mais uma vez, uma excelente leitura.

Optei pela edição da editora "biblioteca azul' e não me arrependo, visto que, a apresentação do livro é de milhões. Escrita por Orlando Calheiros, somos apresentados a uma perspectiva nova acerca do significado da obra: "um manifesto contra qualquer ameaça à liberdade".

E quando falam que reler uma obra é uma experiência totalmente diferente, tenho que concordar. Ler "A revolução dos bichos" em 2022 não foi o mesmo que lê-la 7 anos atrás. O que antes parecia apenas uma história que retratava regimes totalitários do século passado, em um contexto diferente; Hoje o cenário da história pode ser, facilmente, o Brasil.

E por esse aspecto tão próximo da nossa realidade, uma leitura tão viva e em cores, posso dizer que foi incrivelmente assustador e fascinante ver que George Orwell escreveu algo que será sempre atual, pois como disse Calheiros na sua apresentação: " A obra parece não se esgotar, pois trata de temas tão inerentes - e tão negligenciados - às relações humanas".

Por fim, digo-lhes: Leiam. Leiam e identifiquem os Porcos, os cavalos, as ovelhas, os cachorros da nossa época.

site: https://www.instagram.com/estantedelivrosdamylla/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



diariodaale_ 09/10/2022

"As coisas nunca tinham sido,nem jamais viriam a ser, muito melhores nem muito piores: fome, esforço e decepção sendo, conforme dizia, a lei imutável da vida."

Fazia muito tempo que este livro estava na minha lista de leituras, já havia lido resenhas mas diante ainda desse quadro político no qual nos encontramos atualmente fui ainda mais encorajada. É uma história muito boa, a metáfora utilizada é muito coerente e espero que ainda tenhamos uma revolução de fato.
comentários(0)comente



larissa708 17/06/2022

Decepcionada
Acredito que uma das coisas mais úteis em ler isso foi criar consciência do quanto a falta de informações que temos sobre política afeta bastante a nossa vida e de maneira negativa. Por outro lado, eu esperava mais desse final, odiei a forma que ele finalizou a história pois eu queria saber o que os animais fariam, o que aconteceria com esses porcos desgraçados aproveitadores, qual seria a punição por eles manipularem os animais por tanto tempo e pelo que fizeram com o Clover. Foram apenas 2 estrelas pelo fato que demorei muito pra terminar mesmo sendo poucas páginas e por conta de todo o estresse que passei justamente por causa de Napoleon e esses porcos que dão nos nervos.
comentários(0)comente



17687 encontrados | exibindo 1471 a 1486
99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR