Giulipédia 15/08/2020
Enciclopédia de biologia marinha!
Essa foi minha segunda tentativa de leitura que acabou sendo bem sucedida desse livro, a primeira vez que encontrei com Vinte mil léguas submarinas eu era adolescente ainda e confesso que não tive paciência para ler esse livro, de certa forma fico grata por ter abandonado-o naquela época já que hoje, vários anos depois, tive uma aventura bem proveitosa através dessa leitura.
O livro conta a história do professor Aronnax e Conselho, seu fiel empregado, que partem em uma jornada em um navio para caçar, no caso do professor não é a caça, mas sim o estudo de uma possível nova espécie aquática que lhe desperta o interesse de encarar essa viagem, um grande animal marinho misterioso, que está fazendo diversas aparições estranhas e enormes estragos em muitos navios pelos mares, nesse ínterim, o professor conhece Ned Land, um canadense arpoador de temperamento quente, que também foi contratado pelo mesmo navio com a finalidade de caçar o animal desconhecido. E qual foi surpresa que depois de um naufrágio os três se encontram em uma nova aventura navegando pelos mares, mas não em sua superfície, mas sim sob ela junto com Nemo, o misterioso capitão do Náutilus. Nessa jornada, as maravilhas do mar mostra-se em primeira mão para essa estranha tripulação submarina.
Antes de mais nada queria dizer que o que me desmotivou a leitura desse livro na adolescência foi a mesma coisa que me prendeu na leitura atual, que é a enorme descrição da vida marinha que autor, Julio Verne, apresenta para nós através principalmente de Conselho, o empregado e grande amigo do professor Aronnax.
Eu ainda não li A volta ao mundo em oitenta dias, será minha próxima leitura de Verne, mas conheço um pouco da história e senti que esse livro, Vinte mil léguas submarinas, foi exatamente isso, porém sobre o mundo submerso que nos é negado o conhecimento total. Penso também que o autor, Verne, deveria ter sido um homem excepcional para ter escrito essa obra tão ricamente trabalhada. É claro que é uma obra fictícia, mas era é tão próxima da realidade que, para mim, ficou bem difícil fazer a distinção do fictício e do real e me fazia perguntar como seria ingressar em uma aventura assim, onde se é possível conhecer as maravilhas marinhas em primeira mão. Aqui, o livro nos apresenta a vida marinha, sua fauna e flora, seus perigos, seus museus e cemitérios submarinos, e mais outras surpresas que só quem leu sabe, e quem quiser descobrir vai ter que encarar a aventura abordo do Náutilus em companhia do reservado e misterioso capitão Nemo, junto com o trio de náufragos, Aronnax, Conselho e não esqueçamos o arpoador, Ned Land. Recomendo a leitura a todos, para aqueles curiosos sobre a vida no mar, vão ficar ainda mais encantados com essa obra maravilhosa!