Ivonete 13/02/2023
Doutor Sono - Stephen King
"Ei, você faz ideia do que aconteceu àquele garoto de O Iluminado?"
Eu gosto de acreditar nos finais felizes dos contos de fadas, mas o Dan Torrance de Stephen King veio para mostrar que a vida não segue uma linha reta.
O menino Danny agora é Dan Torrance, um homem de meia idade. Nosso garoto fofinho virou um homem problemático, carregando os traumas de infância e o legado de alcoolismo e violência herdado de seu pai. É com uma certa decepção que vemos Dan, ali no fundo do poço, medíocre, rendido, fugindo de si mesmo. O livro traz novamente o tema de alcoolismo e muitas reflexões sobre isso.
Finalmente Dan se fixa na cidade de Frazier, em New Hampshire, onde começa a frequentar o Alcoólicos Anônimos e a trabalhar no asilo da cidade, onde ajuda os pacientes terminais a fazer a transição no momento de sua morte.
É nesta cidade que os caminhos de Dan se cruzam com os de Abra Stone, uma garota com o dom da iluminação em um nível muito mais forte que qualquer outro que Dan tenha conhecido.
Abra têm um poder tão forte, que presencia mentalmente, por um breve instante, uma cena de morte praticada por uma seita chamada O Verdadeiro Nó, um grupo de pessoas aparentemente inofensivas, que viajam em trailers por toda a América, procurando crianças iluminadas para se alimentarem de seu vapor.
Abra consegue contactar Dan usando seu poder, e pede ajuda para encontrar o corpo do garoto Bradley Travor, e também para se proteger, porque agora Abra está na mira de Rose, a Cartola, a implacável líder do Verdadeiro Nó.
A cena de Bradley Travor, apesar de ser bem breve, foi algo bem marcante no livro. Muitos dizem que não é um livro de terror, mas essa cena me assombrou por um bom tempo.
Dan Torrance terá a chance de se redimir ao ajudar Abra Stone, agora na posição de "mestre". Mas para isso terá que enfrentar fantasmas do passado, além de seres que não têm nada de incorpóreos, mas transmitem um terror bem real.
É um livro que prende bastante, pelo suspense e pelo clima de perseguição. Apesar de tratar de poderes não humanos, a ambientação atual com fatos reais traz um sentimento de que tudo é possível, e faz você olhar para o lado com aquela sensação de que nada e nem ninguém é inofensivo.