Saulo Poliseli 18/03/2023
Uma ótima continuação
Pra quem fica um pé atrás quando fazem uma continuação de obra clássica achando que não vai ser tão boa quanto, pode colocar o pé à frente e mergulhar nesse livro. Claro, não é igual ou supera o clássico O Iluminado, mas ainda assim é um livro muito bom e recomendo a leitura. Eu mesmo fiquei um pé atrás quando soube do livro Doutor Sono, achei que não seria legal a continuação e me enganei, eu gostei muito do livro. O próprio King fala sobre isso na nota do autor sobre continuação, que o público geralmente não gosta e fala que não é tão bom igual a primeira obra, seja filme, série, livro, etc. Mas aqui o King mostrou que um clássico pode sim ter uma continuação ótima. A criatividade dele nesse livro foi muito boa, o vapor, o Verdadeiro Nó, os poderes da iluminação, etc.
E pra quem ama O Iluminado como eu, Doutor Sono é um prato cheio de referências e lembranças do seu livro antecessor. Sem falar que o King caprichou demais nas citações as coisas gigantes na cultura pop, eu até ia comentando sobre as citações conforme elas iam acontecendo.
Uma coisa que achei interessante foi a luta do Dan no AA pra superar seu vício em álcool. Na nota do autor, o King fala que é um homem diferente do que foi quando escreveu O Iluminado e que na época ele era alcoólatra. Acho que ele fez esse plot do Dan lutar contra o alcoolismo pq foi algo que aconteceu na vida dele, e talvez o Jack Torrance seja um reflexo do que ele era na época em relação a bebida. Talvez ele já tenha falado sobre isso em entrevistas, confirmando o que falei ou desmentindo, mas, como falei, achei interessante isso e pensei nessa possibilidade de paralelos entre os personagens e o próprio King.
Ah, e tem um ótimo plot twist no livro.