spoiler visualizarMel Marques 04/05/2024
Baudelaire e seus poemas...
As Flores do Mal é um livro escrito pelo poeta francês Charles Baudelaire, considerado um marco da poesia moderna e simbolista.
O livro "As Flores do Mal" reune uma série de etapas da vida do poeta: a queda; a expulsão do paraíso; o amor; o erotismo; a decadência; a morte; o tempo; o exílio e o tédio.
O poeta e crítico francês marcou as últimas décadas do século XIX, influenciando a poesia internacional e as tendências da época (por sua causa originaram-se na França os poetas ?malditos?) . Baudelaire inventou uma nova estratégia de linguagem, seus poemas tratam de tudo o que os líderes religiosos julgavam impróprios. As flores do mal é sua obra-prima, cujos poemas datam de 1841, o livro levantou polêmica e despertou hostilidades na imprensa. Baudelaire e seu editor foram processados e, além de pagar multa, tiveram de reimprimir a obra excluindo poemas da primeira edição. Nesta edição, traduzida por M. Laranjeira, disponibilizaram a versão completa de As flores do mal, com os poemas censurados e os incluídos posteriormente.
* Mário Laranjeira, professor de literatura da Universidade de São Paulo (USP).