Garota, Interrompida

Garota, Interrompida Susanna Kaysen




Resenhas - Garota, Interrompida


660 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Clauclau/Eu leio sim e daí 16/07/2024

Garota interrompida
Indicação para maiores de 18 anos. Não recomendo para pessoas sensíveis. Sujeito a gatilhos emocionais.

Sabemos que quando lemos uma biografia a trajetória do enredo e até mesmo o final não é da maneira que pensamos, ou gostaríamos que fosse. Não foi algo construído a partir de uma ideia, ou uma inspiração, mas a mais pura vivência do ocorrido. Em Garota interrompida nos deparamos com o relato da própria autora, nos dois anos que ela foi recolhida em um sanatório. Aqui seu relato por vezes é irônico, um tanto depressivo e solitário, mesmo tendo pessoas a sua volta, mas a pergunta que fica pulsando por todo tempo, é o porque, te-la internado em uma fase da vida ( ela com 18 anos) em que as incertezas borbulham e por vezes até a displicência da vida é tão frequente? Ela é apenas um jovem com sua vida en transição e ajustes. Como ela não se comportava da forma que a sociedade da época esperava ( década de 60), foi julgada, apontada e rotulada. Dá mesma forma que muitas são rotuladas, nos dias de hoje.
comentários(0)comente



Giulia29 14/07/2024

Primeiro livro que comprei e consegui terminar!! Confesso que escolhi ele por não ter tantas páginas e pelo filme que eu amooo. E o livro foi igualmente bom, bem diferente do filme mas é uma delicinha de ler. Todo o relato dela dentro do hospital, os detalhes, o transtorno, é tudo muito interessante!!
comentários(0)comente



Carolfreitasnf 14/07/2024

Garota, Interrompida
Garota, Interrompida é um bom livro, com uma leitura bem fluida. O que me incomodou um pouco foi a falta de linearidade nos acontecimentos. Em alguns capítulos, a autora conta histórias sobre as meninas que estavam internadas com ela, dando a entender que aquelas histórias se encerram ali. Mais adiante, porém, ela as menciona novamente em outras passagens.

Isso não chega a estragar a experiência de leitura, mas causa uma quebra de narrativa. O livro é bem curtinho e dá para ler em uma tarde. Apesar do tema, não é uma leitura super pesada; em alguns momentos, achei que o filme foi até mais intenso que o livro.

Falando sobre o filme, só assisti uma vez, então minha memória não é das melhores, mas me parece que muitas coisas foram bem fiéis ao livro. Enfim, Garota, Interrompida é uma leitura que vale a pena ser feita, principalmente pra quem gosta do tema transtornos mentais.
comentários(0)comente



jujumomo 14/07/2024

Gostei, narrativa bem interessante, deu pra expressar a confusão da personagem de acordo com a narrativa do livro, o que eu achei muito interessante. Avaliando o contexto como se fosse um diário de uma adolescente de 18 anos com transtorno border, narrado em primeira pessoa e que foi internada nos anos 60, é muito coerente a ida de pensamentos complexos à uma narrativa de algum acontecimento comum do cotidiano. Faz muito sentido se vc entende esse aspectos essenciais do livro e não fica esperando uma história coesa e dramática.
Edu01 14/07/2024minha estante
Agora, se não viu ainda, veja o filme. É excelente.




Milene Wi 11/07/2024

Garota, Interrompida
É um bom livro mas quem for iniciar essa leitura deve faze-la tendo em mente que o livro e filme tem narrativas muito diferentes. O livro é como um diário, a abordagem é o relato da protagonista da sua experiência internada e de seu convívio com as internas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



julya 10/07/2024

?eu vejo você?, eu disse.
Vou ser sincera que muito já tinha ouvido falar do filme com a winona ryder, pouco do livro. comprei no impulso, sem ter ideia da história, e me surpreendi quando, lá no início, descobri que se tratava de uma história real. e que história real.

sou uma pessoa com histórico longo de transtornos, faço acompanhamento psicólogo desde os onze anos, psiquiátrico desde os 15 (daqui um mês faço 22). e senti muito cada relato da susanna kaysen aqui; a sensação constante de que a vida para por momentos inteiros em que caminhamos entre a linha da insanidade e do ?normal?. susanna descreve com exatidão uma experiência tão comum para os que passam e tão distante daqueles que veem o mundo dos ?doidos? com um distanciamento.

é fascinante conhecer tantas vidas compartilhadas em um hospital psiquiátrico da década de 60, tantas mulheres com a vida em ?pause?. e, pra um livro tão curto e de relatos reais, me peguei torcendo com tanta força para cada uma que cheguei a ficar meio emocionada com um dos capítulos finais! é claro que a autora passa por momentos agridoces com sua memória.

a viscosidade e a velocidade foi o capítulo que mais ressonou comigo; a viscosidade de uma vida parada e a velocidade dos pensamentos de transtornos mentais, descritos com a naturalidade de alguém que já passou por eles. o tempo todo, li pensando: é isso mesmo, é desse jeito!

susanna parece ter passado por um momento catártico de lembranças e a maneira com que nota que seu transtorno e sua estadia no hospital também estão altamente atrelados com o fato de ser mulher, principalmente na época narrada. espero que ela tenha encontrado mais paz de espírito após o fim desse livro, principalmente ao ter a certeza de algo que duvidou tantas vezes: a máscara de sanidade está em um número muito mais alto de pessoas que ela imagina.

5 ??

?endógena ou exógena, natureza ou criação ? esse é o grande mistério da doença mental.?
comentários(0)comente



Silvana.Pereira 08/07/2024

Quando uma garota é internada em um manicômio aos 18 anos ela passa a viver um mundo totalmente novo. Após sair do manicômio ela começa a questionar todo o seu diagnóstico e todas as consequências desses dois anos onde teve sua vida interrompida.
comentários(0)comente



boobsj 08/07/2024

Garota interrompida
Fascinante, o tipo de livro e autobiografia que relata pensamentos e o modo de enxergar as coisas em sua volta de forma única. O livro é repleto de sentimentos, faz-me lembrar de um diário. Como assisti o filme também, ouso dizer que as duas histórias se diferem um pouco porém tanto o livro quanto o filme são incríveis e necessários.
comentários(0)comente



Dragons 07/07/2024

Robusto e leve. Romance intimista que traz um dos maiores questionamentos da existência humana: somos de fato sãos? Como a própria autora revela nenhuma família é sã. Entretanto, escolhe-se um membro para personificar toda a loucura. De forma sútil, questiona os piores da ciência que estuda e compreende as doenças mentais. Estuda sim, compreende? Talvez?
comentários(0)comente



rfzmsxq 07/07/2024

Que livro maravilhoso!! Me diverti muito, chorei, dei risada, chorei de novo? KKKKK enfim, é simplesmente perfeito demais, melhor leitura do ano (até agora)
comentários(0)comente



highbythem00n 03/07/2024

De uma ?doida? para outras ?doidas?
Gosto de ler livros de mulheres neurodivergentes pois sei que vou me identificar, perceber que nao estou sozinha e entender que não sou maluca, só tenho que lidar com um algo a mais. Amei a escrita e a formatação
comentários(0)comente



Yasmin.Filetti 03/07/2024

Vi muita gente falando mal???
Sinceramente, esse é o tipo de leitura que me prende do início ao fim.
Sinto que muitas pessoas ficaram decepcionadas com o livro pelo fato de terem assistido ao filme, que é apenas baseado na autobiografia da autora para, então, ter vários aspectos fictícios que prendam o publico.
Quando comecei a leitura, fiquei um pouco confusa pelo contraste entre os dois mas entendi a diferença de ambos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



laurasdiary 27/06/2024

Garota, Interrompida
é legal, li depois de ver o filme, não são tão semelhantes e fiéis. mas o filme tem a belíssima e insana winona ryder.
comentários(0)comente



660 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |