Alexwnce 06/01/2024
É bom, só não é tão aprofundado.
"Os lunáticos são como os rebatedores escalados em uma partida de beisebol. Muitas vezes, a família toda é louca, mas, como não se pode mandar uma família inteira para o hospício, um de seus membros é declarado louco e internado"
Honestamente, eu não sabia exatamente o que esperar no começo, só li pela recomendação de uma pessoa, mas acabou me surpreendendo em vários aspectos.
Esse livro me deixou sem palavras até o final dele, Pois retrata de assuntos muito pesados e eu recomendo ver a lista de gatilho antes de ler.
? Eu acho que esse livro não aprofundou tanto as personagens que aparece nele. A Lisa parece ser a única personagem que começou a ser aprofundada mas nunca passou disso.
? Gosto como foi mostrado de forma realista e sem romantização como é ter um transtorno mental, em nenhum momento eu senti que estavam romantizando algo, o que é raro nesse tipo de livro.
? Susanna é a personagem principal mas até o meio não vi ela como alguém tão importante para a história, não estava me conectando. Do meio para o final percebi como ela é uma personagem realista e que apesar de seu transtorno de personalidade ela consegue viver sua vida normalmente, isso pode inspirar várias pessoas e dar alguma esperança, como aconteceu comigo.
? Esse livro nos faz ver como eram os hospícios há um tempo atrás, que ainda bem não existem mais. Na maior parte do tempo você vê como não são tratados como humanos, sendo "acalmados" por remédios a força, forçando alguns a fazer eles fazerem tratamento de choque e até mesmo os colocando em solitárias. Me senti tão frustrado, com medo e com raiva por todos os personagens serem maltratados assim, até mais que os personagens, me irritava como eles já estavam acostumados com essa situação e achavam normal quando não deveria ser.
Enfim, não vou me aprofundar, mas o livro é bom independente de tudo. Recomendo para pessoas que estão bem com sua saúde mental e estáveis, ou pode te dar gatilhos e você ficar mal, porque realmente é bem realista.