aosperfilskoob 01/11/2019Conspiração ou verdade?Um livro ótimo para quem gosta de conspiração. Mas nem tudo que aconteceu com relação ao Vaticano é criado pela mente de conspiradores e escritores (como Dan Brown, que chegou a ser boicotado por muita gente por causa de O código Da Vinci).
Essa obra é baseada em documentos e também especulação, porque muitos documentos o Vaticano nunca liberou para pesquisa. O livro é dividido em 16 capítulos que falam de assassinatos de papas, homossexualismo entre padres e guardas, Opus Dei (serão eles os vilões que Dan Brown criou? fica a dúvida), exorcismo (estaria o diabo agindo dentro do Vaticano? fica outra dúvida), corrupção (o Vaticano está quebrado, isso é um fato), enfim, é um "prato cheio" para quem gosta de saber dessas coisas.
Fiquei chocada em vários momentos, porque não tinha ideia de que o Vaticano era cercado por tanto escândalo. Mas como qualquer instituição, há pessoas boas e ruins dentro. Sempre tem uma maçã podre no cesto (não resisti). Apesar do título sensacionalista, o livro procura mostrar fatos, apesar de ter muita coisa que não foi provada. Aí ele já deixa a dúvida e o leitor pode tirar suas conclusões, ou esperar que um dia o Vaticano libere as provas contra ou a favor da instituição.
Gostei bastante da leitura e dá pano para manga, para quem gosta de escrever livro de mistério. Só tomem cuidado para a obra que escreverem não entrar para a lista dos livros proibidos do Vaticano, como O código Da Vinci entrou...