spoiler visualizarroninhowv 27/03/2024
Uma grande obra da literatura brasileira???
Já vi muitos comentários acerca do livro, falando que é ?a grande obra da literatura brasileira?. No meu ponto de vista, foi uma leitura muito densa e só foi se tornar prazeroso ler essa obra na parte final, que trata da Guerra de Canudos. Mas, já que terminei, vou colocar a resenha que desenvolvi ao longo da leitura?
O livro divide-se em 3 partes:
?A terra: Termos técnicos da geografia, descrição minuciosa e científica dos sertões nordestinos.
?O homem: Descrição do povo sertanejo -cangaceiros, vaqueiros-, seus costumes -como a vaquejada, por exemplo-, crenças - a religião excessiva do povo sertanejo - e história do Antônio Conselheiro.
Ainda na parte do homem, há a apresentação documentos históricos (relatos de pessoas que vivenciaram o período) os quais tratam da presença e fisionomia do Antônio Conselheiro e seus ?discípulos? nos diversos locais (principalmente na Bahia).
?A luta: É a melhor parte -e a menos densa também- do livro, retrata as 4 expedições das tropas oficiais alcançarem Canudos e derrotarem o falso Messias, Antônio Conselheiro, continua sendo muito descritivo; descrevendo: as armas, a vegetação, o clima, há também a marcação temporal muito bem definida nessa parte do livro, além disso faz-se uma análise psicológica do Soldado Brasileiro (tem um tópico dentro do capítulo para falar sobre isso). No entanto, são descrições mais superficiais -menos densas-, torna menos chata e cansativa a leitura, e realmente facilita o entendimento das dificuldades enfrentadas pelos soldados oficiais contra os ?jagunços? (termo usado para se referir aos que lutam ao lado de Antônio Conselheiro).
Nota-se a presença de jargões do exército, como por exemplo: tipos de formações de batalhas, nomes de armas e canhões e etc?
Em todas as 3 primeiras tentativas as dificuldades das tropas oficiais são minuciosamente descritas, eles sempre são pegos de surpresa pelos jagunços, que por possuírem mais conhecimento acerca da terra, estavam sempre preparados para possíveis tentativas de invasões. Os soldados oficiais só conseguiram chegar à Canudos na 3ª expedição, e não obtiveram sucesso porque subestimaram as forças sertanejas.
A 4ª tentativa é quando ocorre a vitória das tropas oficiais -também altamente descrita em detalhes, tendo um capítulo específico para descrevê-la.
?A quarta expedição? é o maior capítulo do livro, mas é muito diverso, os detalhes são, em sua maioria, dados em textos históricos, retirados de jornais da época ou de diários dos oficiais que participaram diretamente dessa expedição. Fator que faz você se sentir dentro da história, e torna a leitura muito mais satisfatória. Explicado em detalhes, o sucesso da quarta expedição se dá devido ao conhecimento e uso da geografia, que antes fora um problema para os oficiais do exército, tendo em vista que os sertanejos sempre faziam uso dessa geografia impenetrável do vilarejo de Canudos.
Nota: 4/10