A luneta mágica

A luneta mágica Joaquim Manuel de Macedo




Resenhas - A luneta mágica


90 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


edisik 17/09/2024

É um romance com muito humor e critica, onde vai discorrer sobre o bem e o mal e como faz parte das pessoas. Também gostei como ele dá umas descrições de comportamento e costumes da época.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sofia 04/07/2024

É...
Eu não gostei muito. Achei o personagem muuuito chato, e eu realmente estava esperando uma história mais cativante e mais criativa. Mas enfim, gostei do significado que tem, por isso, nota 2
comentários(0)comente



Alice2729 01/05/2024

"Criança! Para que teimas em ver? Porque ver é viver!"
A obra Luneta Mágica traz um personagem que tem a miopia, sobretudo, moral, e o que seria isso? Basicamente, alguém que não tem discernimento das intenções dos outros. O protagonista fia-se na visão das aparências/externa das pessoas.
Com o uso das lunetas temos duas visões: a voltada para o bem e a voltada para o mal. Essa dicotomia entre "bem" e "mal" é bem caricata e mostra a reação não só de Simplício, como também de quem é avaliado pela luneta.
O livro tem em seu final um ensinamento: o exagero é uma forma de mentira. Visões extremistas nunca são a realidade. Como já dizia Aristóteles, deve-se buscar pela justa-medida, representada aqui pela luneta do bom senso.
É um clássico rápido e fácil de ler, valeu a pena passar meu tempo com ele durante uma semana chuvosa. Achei um tanto repetitivo, mas nada absurdo, é só pular o que não agrada. Indico!
comentários(0)comente



Denilson60 26/04/2024

A leitura desse clássico se revelou para mim um verdadeiro deleite, aquele tipo de livro que nos envolve do princípio ao fim, sabe? Aqui, no caso, ele o faz maravilhosamente com uma trama muito instigante em que o autor, Joaquim Manuel de Macedo, por meio do simplório Simplício e da tal luneta mágica, brinca o tempo todo com a nossa percepção sobre os personagens do livro, fazendo-nos pensar sobre a real essência de cada um deles e como as aparências podem enganar e como tudo isso torna o ser humano extremamente complexo. Essa sacada do autor eu achei muito bacana. Ao mesmo tempo em que ele tece numerosas observações interessantes sobre o mundo e algumas críticas irônicas e hilárias ao povo e aos políticos brasileiros do século XIX (que facilmente poderiam ser aplicadas hoje).

Em alguns momentos da leitura, desejei poder ter essa luneta, já em outros mudei de ideia e não quis mais, em outros passei a desejá-la de novo... (enfim, quem leu sabe rsrs)

Clássico absoluto e atemporal! Já virei fã desse autor e estou ansioso pra ler mais obras dele!
Patricia1080 26/04/2024minha estante
Adicionado à lista de desejos!




Biblioteca Álvaro Guerra 08/12/2023

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça! site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573210521

Por meio de uma prosa amena, o célebre autor Joaquim Manuel de Macedo constrói em A luneta mágica um enredo empolgante. Substituindo o excesso de pieguice pelo mistério que aguça o leitor, porém mantendo o mesmo estilo, caracterizado pela descrição de costumes e cenários, Macedo nos remete às origens da formação urbana.. Website Amazon
comentários(0)comente



Juliane4 03/12/2023

A Luneta Mágica é uma obra que combina elementos do romance de costumes com elementos fantásticos, tornando-se uma leitura envolvente e representativa do período literário em que foi escrito.
comentários(0)comente



Carol 27/11/2023

Ranço do personagem principal
Joaquim Manuel de Macedo escreve muito bem, mas esse livro me deu ranço em vários momentos.

Alguns poucos trechos se salvam, principalmente a parte do epílogo. Esse livro poderia ser um conto, apenas com o epílogo - acho que seria mais interessante!
comentários(0)comente



lulumaarques 16/09/2023

A luneta mágica, leiam
Já pensou se você pudesse ver as coisas e as pessoas não pela aparência, e sim pela personalidade, pelo interior? nao acha q seria ótimo descobrir se certo individuo, que você tanto confia, é um idiota.. ou que aquela mulher que você considera feia e estúpida na vdd éincrívelpor dentro? bom, esse é o tema tratado nesse livro
comentários(0)comente



Mariana113 20/08/2023

Livro incrível!! Esse é um daqueles livros que antes de ler vc fica "ah não vou ler pq é um clássico, deve ter uma linguagem chata, ser chato pipipi popopo" ai vc lê e finalmente entende pq é um clássico. Ele conseguiu unir as duas visões sobre o mundo e ser humano de maneira perfeita, fazendo comentários sábios e que já se passaram na mente de muitos de nós e mostrando as consequências de ver o mundo todo cor de rosa ou todo branco e preto, sem observar as mais de milhares de cores que existem. A parte do bom senso creio que seja quando se aprende a ver o bem e o mal e coloca-los na balança para decidir se vale ou não a pena continuar um projeto ou uma relação, por exemplo. Me lembrou um livro que li esse ano para a faculdade chamado A construção do eu na modernidade-Pedro Santi.
comentários(0)comente



Isabela- 12/04/2023

Superou as expectativas
Esse livro realmente me impressionou. A escrita é linda, o vocabulário bem decorado. Eu jurava que ia ser chato como todo livro q a gente lê obrigado, mas esse foi envolvente em certo ponto, você queria prosseguir. A primeira introdução é bem parada, mas a partir do ponto que você começa a xingar o Simplicio, fica legal, pq vc percebe q ele é uma representação da sociedade, enquanto julga a sociedade.

Obs: eu não gostava do autor por conta de A Moreninha, eu odiei esse livro, mas, depois de A Luneta Mágica, revi meus conceitos
comentários(0)comente



Sarah 29/03/2023

Livro excelente! Gosto como o autor usa de bom-humor, ironia e algum misticismo para fazer suas críticas à sociedade, que na verdade servem até hoje, assim como várias reflexões que ele nos traz, usando das mesmas ferramentas.
comentários(0)comente



Regina 27/02/2023

Razóavel
Joaquim Manuel de Macedo aborda algumas temáticas próprias do ser humano em suas relações. Através de uma luneta mágica o personagem principal consegue ver as pessoas para além de suas aparências. Mas, até que ponto isto é bom? Existe um ser totalmente bom ou totalmente ruim? O que considerar ao se criar vínculos com amigos, companheiros, negócios? A temática é interessante, mas faltou algo (que não sei explicar) para que a história me envolvesse mais.
comentários(0)comente



90 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR