Renata (@renatac.arruda) 28/01/2014
Experiência libertadora
Lúdico livro-terapia de Keri Smith, o best-seller Destrua Este Diário foi lançado em 2007 nos Estados Unidos e só agora chega ao Brasil através da Intrínseca. Ilustradora, Keri se tornou famosa com seus livros desafiadores que além de Destrua... inclui Tear up this Book!, How to be an Explorer of the World, The Guerilla Art Kit, Living Out Loud: Activities to Fuel a Creative Lif, todos que convidam o leitor a sair da sua zona de conforto para estimular a criatividade.
Quando recebi a cortesia da Intrínseca, fiquei animada. Encarei o diário com carinho e ao mesmo tempo em que senti pena de realizar certas atividades, achei que seria divertido. Para mim, que não sou artista nem sei desenhar ou pintar, foi muito mais fácil interpretar as orientações de maneira literal e me divertir fazendo coisas que sempre fiz sem querer (e já dei prejuízos por isso) com os livros. Embora tenha maior apelo com o público mais jovem, também pode ser encarado por adultos como uma experiência artística. Excelente para fazer com criança ou voltar a ser uma.
Ainda que a orientação seja a de "interpretar as instruções como preferir", notei que grande parte das pessoas usam o livro meramente como sketchbook (algo para o qual o livro também serve) e, com isso, se afastam levemente dos propósitos originais e do conceito libertador do livro, na minha opinião. Ao interpretarem todas as orientações como convites a obras de arte (muitas incríveis, diga-se de passagem), os artistas enfeitam e reverenciam o diário deixando-o praticamente intacto, demonstrando resistência a experimentar o desafio proposto pelo livro e não desfrutando plenamente da experiência. Obviamente que esta é uma opção legítima, mas começa a preocupar quando...
Leia mais e veja fotos no Prosa Espontânea:
site: http://mardemarmore.blogspot.com.br/2013/12/destrua-este-diario-keri-smith.html