Samarcanda

Samarcanda Amin Maalouf




Resenhas - Samarcanda


146 encontrados | exibindo 136 a 146
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 10


ekundera 13/02/2022

?Precisei matar, mas não me transformei em matador por isso?
A partir de eventos históricos, o livro reconstrói o cenário em volta da trajetória do ?Rubaiyat?, importante caderno de poemas persas escrito no século 11. A primeira metade de ?Samarcanda? centra-se na figura do autor do ?Rubaiyat? e no contexto em que ele viveu, marcado por conflitos entre povos e intrigas palacianas, bem ao estilo Game of Thrones. São muitos os personagens que apareceram a todo momento, deixando a gente até atordoado com tantos nomes novos a todo momento. Já a segunda parte da história foca em outro momento histórico, a virada do século 19 para o 20. O narrador finalmente aparece e ele tem grande interesse em resgatar o Rubaiyat que conhecemos na primeira parte. Envolvendo-se na efervescente cultura persa, o protagonista vai nos apresentando uma nação com muitos contrastes e anseios. A história cresce bastante a partir da segunda metade do livro, deixando a gente sem fôlego em alguns momentos. Uma leitura riquíssima e primorosa.
comentários(0)comente



Guilherme.Dabul 13/02/2022

Samarcando
Através dessa saga podemos ter noção da história da Pérsia!
Primeiro nos séculos XI e XII, depôs na virada do século XIX para o XX.
comentários(0)comente



Juju 12/02/2022

História incrível
Maaaaas tive momentos de leitura fluida e momentos de leitura arrastada. É bem denso de história, sentia nos romances um respiro. As mulheres, apesar de poucas, são fodas. Elas não são bem aprofundadas, mas todas tem o controle da própria história, não estão a mercê dos homens. A parte de Omar Khayyam me envolveu mais do que a segunda parte. Pra mim o defeito aqui é uma certa sensação de parecer um resumo, personagens demais em poucas páginas (já nem lembro metade dos nomes).
Queila - Meu vício literário 14/02/2022minha estante
Tô começando e to perdida! 50 págs e a sensação é que não entendi nada. Hahaa




Sol 62 12/02/2022

O romance é narrado por Benjamim Omar Lesage, americano que é visto como especialista sobre a Pérsia. O livro é dividido em duas partes. A primeira parte ocorre no século XI, é dedicada à trajetória de Omar Khayyman e a criação do seu manuscrito conhecido como Rubaiyat. Na segunda parte, a narrativa pula para o final do século XIX e início do século XX, se centra na busca do manuscrito (Rubaiyat) e, o narrador (Benjamim O. Lesage) passa a participar ativamente dos fatos narrados a partir de sua experiência na busca do Rubaiyat. A narrativa é pungente em relação à história da Pérsia, que me encantou, pois pouco conheço dessa história. O que me impactou, além da história da Pérsia, é a transitoriedade da vida, pois na segunda parte do romance, os personagens, bem como as construções da primeira parte, haviam desaparecido e poucas pessoas conheciam o que se passou.
comentários(0)comente



Alberto 12/02/2022

Bom divertimento, ensina um pouco da história do Oriente num relato cheio de ação e cenários exóticos
É um livro imaginativo, eficiente em captar e manter a atenção do leitor. Os personagens são interessantes, ainda que um tanto rasos, e a ação é envolvente e constante. Os cenários são exóticos, pois é uma obra de época e se passa num Oriente semilendário. O protagonista é mais bem desenvolvido, os demais personagens um tanto esquemáticos. Não é Shakespeare nem material para Nobel, mas é um livro bom de ler, divertimento acima da média que tem o mérito de abordar um protagonista fora do padrão em cenários e situações incomuns para o leitor brasileiro. Recomendável também por ensinar um pouco da história de povos que normalmente desconhecemos, por em evidência fatos pouco estudados por aqui, e tratar de meandros da política real de uma forma romanceada interessante. Vale a leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



nico 10/02/2022

Livro simplesmente incrível, estou sem palavras.

Temos uma história envolvente do começo ao fim e que, pra mim, foi muito legal conhecer essa cultura que eu nunca havia tido acesso antes.

A gente cria um amor pelo Omar e pela vida e filosofia dele e com certeza faz você ficar curioso sobre a vida dessa importante figura.

Livro essencial para ler durante a vida!
comentários(0)comente



Maria Paula 09/02/2022

Apesar do fundo histórico ser muito interessante e da vontade de saber como os acontecimentos vão se desenrolar, tive dificuldades em me conectar com o livro.
comentários(0)comente



05/02/2022

Samarcanda é um livro intenso e profundo que prende ou solta, sem meios termos. Para mim, no momento, ele soltou, mas eu tenho plena consciência de que não é o livro o problema. Talvez, não seja meu momento de ler algo tão grandioso. A história em si é sensacional. Mistura a Pérsia antiga com a moderna em uma narrativa cheia de poesia e amor. É um livro lindo demais . Recomendo e se a leitura não fizer muito sentido ou não prender, deixe ele na estante e revisite-o daqui um tempo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



GIPA_RJ 12/02/2018

Esse entrou para a lista dos favoritos
O livro é um êxtase total.
Quando visitei o Irã , aprendi bastante sobre este poeta , astrônomo , matemático , sábio ,Omar Khayyam , e na volta li seu livro Rubayat , mas foi agora com esta ficção histórica de sua vida que pude ver o quão especial ele foi.
A descrição da seita dos assassinos que ocupou por tantos anos a Fortaleza de Alamut também me impressionou bem.
Quando a narrativa avança séculos me pareceu que se tornaria desinteressante , mas então surge outro desconhecido episódio da história Persa que foi a Revolução Constitucionalista do século XX , esmiuçada em muitos capítulos.
Vem então um final surpreendente que com certeza todos os leitores se identificam.
Fica claro para mim que preciso voltar ao Irã e tentar também ir ao fechado Uzabequistao , onde fica Samarcanda.
Leiam que vale muito a pena!
Estante da Adri 30/01/2022minha estante
Estou lendo !
Fazia tempo que eu não me entusiasmava tanto com um livro ! E está me deixando muito inspirada !


GIPA_RJ 05/02/2022minha estante
Isso aí!!


Marcelo 20/02/2022minha estante
Também estou adorando. A TAG me surpreendeu mais uma vez!




146 encontrados | exibindo 136 a 146
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR