Iracema

Iracema José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Iracema


1437 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


00_FREELIPE_00 23/07/2024

Difícil
Uma leitura bastante difícil pra quem não está acostumado com esse tipo de livro como eu, infelizmente não consegui entender nada da obra, porém pra quem gosta e já leu algo do tipo acredito que tenha mais facilidade com esse tipo de leitura.
comentários(0)comente



_Venna00 22/07/2024

Iracema
É um livro perfeito, amo a história, foi um dos meus primeiros livros clássicos lidos na infância, e relendo hoje, fico muito feliz.
comentários(0)comente



Cassio65 21/07/2024

Foi uma leitura interessante (precisei ler novamente para entender.) Além de uma escrita um tanto culta, a obra em si é cheia de idealização e história cultural a cerca dos personagens. É um bom livro, mas, é preciso dedicar tempo para de fato entender o enredo da história.
comentários(0)comente



dallazem.m 21/07/2024

Livro chatooooooo
Tá aí mais um que eu só li por causa da escola, a Iracema é estupidamente inocente que chega a dar raiva. Péssima experiência ler esse livro, a escrita semi poética me deu raiva, odiei.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mel'h 18/07/2024

É um livro bom, desde que você consiga entender corretamente, confesso que foi uma leitura muito MUITO difícil, mas com ajuda (dicionário, internet e até mesmo o livro) consegui finalizar ??.
Iracema, mulher, te valoriza, deixe esse homem e vá viver feliz sozinha!
comentários(0)comente



Gabryel46 17/07/2024

Iracema
Essa é a história idealizada do povo brasileiro, onde temos Iracema que, com o encontro de um homem branco, se apaixona por ele e juntos eles têm um filho, o nascido do sofrimento: Moacir, o luso-brasileiro (que chega em partes a representar os brasileiros, apesar de não ter uma representação dos africanos).

É uma obra da primeira fase do romantismo no Brasil, que queria criar uma imagem de obra totalmente brasileira (e nessa, escolheram idealizar os indígenas, sendo a imagem que "representa" o Brasil).

A história, em si, é boa, mas é difícil ignorar o quanto Iracema é submissa ao homem branco (Martim), o quanto ela depende dele e só é feliz com ele... Foi um amor à primeira vista, e isso se reflete também no rumo em que Iracema escolhe traçar com seu amado, como até abandonar sua tribo para ficar na tribo em que Martim tem mais afinidade.

Há bastante esse lance entre o bem e o mal, sendo o de Martim o certo, que luta contra as tribos inimigas e vis, e sempre sai vitorioso... E nessas aventuras, Iracema fica em sua cabana, triste, pois só pode ser feliz com seu amor por perto. Isso deixa a história bem melancólica, e até dá pra nós um final triste.

O livro também usa bastante palavras de origem indígena, e faz muitas comparações (o que chega a ser irritante tem hora).

No geral, Iracema é isso: a vida de uma indígena que dedica a sua vida ao homem branco até a sua morte, e por quê? Não entendi bem, é apenas uma idealização da história da colonização do Brasil (que foi beeeem mais tóxica e maléfica). Mas vale a pena ler, mesmo que não seja agradável aguentar o que já citei anteriormente.
comentários(0)comente



João Vitor 16/07/2024

Pátria amada !!
Mas que leitura, vi muitos comentários sobre esse livro, que narra uma paixão de uma indígena (Iracema) e um branco (Martins, um colonizador), eu que sigo a linha da descolonização da nossa pátria, achei muito interessante essa leitura, pois Martins se juntou as tribos pitiguaras para lutar contra a "colonização", o que se faz contraditório pois ele também não é dessa país, mas o amor que ele tem por essas terras é clara em meio a escrita de José de Alencar, mas, o autor também retrata a saudade do protagonista pela sua terra natal e a sua amada "Virgem loura dos castos afetos".


"O chefe pitiguara pensava que o amor é como o cauim, o qual bebido com moderação, fortalece o guerreiro, e tomado em excesso, abete a coragem do herói".
comentários(0)comente



Meynna 15/07/2024

Devia ter lido no ensino médio
Eu tô na saga de ler livros clássicos e essas leituras obrigatórias sem o peso dos vestibulares por pura curiosidade. Gosto muito de conhecer as escolas da literatura e Iracema é o suco do romantismo brasileiro, que apesar de tão antigo, ainda é muito atual. A busca pelo branco salvador e cavaleiro chega a ser cansativa. Me irritei tanto no processo de apagamento da indígena, me dá uma preguiça, mas confesso que ao mesmo tempo foi muito legal estar ambientada no meio das florestas por aí, hoje eu sempre presto atenção nos nomes das cidades, bairros, rios e estradas e sempre tento associar a algumas palavras que aprendi em Tupi (ou guarani, não me lembro) lendo o livro, é tão legal ver como o indígena é literal nossa outra parte que foi muito apagada. Pretendo ler mais da literatura indígena escrita por quem realmente vive a cultura, sem o eurocentrismo de José de Alencar.
comentários(0)comente



Mariany.M 15/07/2024

Mais um livro do romantismo Brasileiro q eu li para um seminário da escola. Por mais q não faça o meu gosto, pela linguagem difícil e oq o livro aborda em si (a idealização) eu acho importante esse tipo de leitura no ensino médio, ainda mais q é um tema muito abordado nos vestibulares e são livros q quando vc lê, vc automaticamente se interessa em saber mais sobre o descobrimento do Brasil, mesmo com toda a idealização eu senti q depois desse semestre acompanhado desses livros eu adquiri conhecimentos difíceis de esquecer.
comentários(0)comente



Clara A. D. Cassani 14/07/2024

Iracema - José de Alencar
Um romance meloso, uma metáfora para o Brasil.

Iracema foi uma índia, tão bonita quando uma deusa. Pele perfeita, lábios "de mel" e o principal, guardava o segredo de um deus, que a conferia virgindade plena.

Em seguida, um "guarda" branco que morava no Ceará se encontra com Iracema. Aí já podem imaginar... romance proibido, conflitos entre brancos e indígenas e claro, traição.

No fim, o fruto desse relacionamento representa a mestiçagem do povo brasileiro e como ele foi ingênuo e puro perante as inovações do exterior.

Ah e se quiser ler, se prepare tem muita descrição do espaço.

É um livro curto com uma leitura arrastada, mas é bom para entender o Romantismo indianista.
comentários(0)comente



Alice 11/07/2024

Chato, chato,chato.
Li obrigada, entendo a importância do livro no romantismo brasileiro, mas a leitura é chata e enfadonha.
comentários(0)comente



Annie de Jesus 08/07/2024

Iracema
Se for ler o livro pra passar o tempo ou saber o que acontece com Iracema no final. É aquilo toda ação tem uma reação, toda escolha tem uma consequência. O Martin pode até ter dado a ideia de ser dopado, mas Iracema se aproveitou disso e abusou do cara, acho que o único erro dele foi mentir pra ela de que não estava com saudades da terra dele.
comentários(0)comente



Ana 06/07/2024

Iracema
Resolvi reler depois de muito tempo enquanto visitava Fortaleza.
Iracema é um clássico da literatura brasileira e muito bem construído.
O romance consegue trazer reflexões sobre a relação entre os povos originários e os colonizadores europeus.
Vocabulário complicado, como esperado.
comentários(0)comente



Luciana 02/07/2024

O querido do jose de alencar queria representar então a criação de um povo, a partir do sofrimento da nação originaria e mostra o que ele pensava que era o Brasil. O nascimento de moacir o primeiro cearense, vai ta marcado pelo sofrimento da iracema. Ela que vai ter se entregado meio que impulsivamente ao martim, trazendo ai o romantismo periodo que essa obra se encaixa. Traz também o nacionalismo do romance indianista, através da exaltação da natureza, que desde a Carta de pero vaz que mostra que é isso que tem no Brasil.

Mas e obvio que eu nao entendi isso tudo ao terminar de ler. A princípio eu so tinha sentido uma linguagem bem poética, mas eu sinto que nao tenho uma visão apurada pra interpretar de fato as coisas; ele usa muito a natureza pra fazer comparações; achei interessante a forma que a Iracema se expressava ela passava uma vibe mais ingenua que ele msm falou que queria ao mesmo tempo ela deixava completamente claro o quanto estava se entregando e sentindo muito intensamente, não sei explicar.

Como um classico da literatura brasileira, um dos maiores empecilhos para mim é vocabulário e a forma que é falado, por ser de uma época diferente. Algumas partes eu li, reli mentalmente e reli em voz alta, para um possivel entendimento. Isso é um problema meu? Sim, mas de qualquer forma é um ponto a resaltar.

Uma forma de passar a gostar, msm que levemente, de literatura é entender e aceitar que o livro só vai ficar interesante depois que voce pesquisar sobre ele apos voce ter lido. Porque por mais que voce não entenda nada enquanto ta lendo voce vai pegando o rumo da historia, e quando for vendo a explicação sobre as coisas elas vao se encaixando. Não sei se dessa forma desenvolve-se algum senso critico, mas é o que me deixa terminar os livros clássicos que eu começo.
comentários(0)comente



1437 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR