Iracema (eBook)

Iracema (eBook) José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Iracema


1437 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mima 29/01/2023

Legal mas tem que fingir q tu tá em 1600 e português é legal
A primeira vez que li esse livro tive muita dificuldade com a escrita e acabei meio que não entendendo nada. Agora, três anos depois da primeira leitura, entendi com muita tranquilidade e consegui compreender a história.
É um livro legal e chato. Legal porque realmente o cara escreve bem e tem um valor histórico, mas também muito chato porque tu passa raiva pensando em como os desgraçados dos português chegaram aqui no nosso país, pegaram terra do nosso povo, escravizaram nosso povo, e ainda se achavam herói.
Tipo... o português do livro só fez guerra, se casou com uma indígena (apesar de já ser casado lá na Europa né) e cagou pra ela. E a Iracema é toda linda & submissa.
Não posso ser anacronista e esperar atitudes feministas e independentes da personagem (e do autor)kk mas é um saco ler esse livro pensando nesse lado.
comentários(0)comente



Maria Carla 28/01/2023

Gostei!
Das comparações usadas nos diálogos à forma que o romance é usado pra contar a história de como foi fundado (conquistado) o Ceará e seus personagens históricos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rodrigo 27/01/2023

Acho que é o primeiro romance clássico que eu leio da literatura brasileira. Só conhecia pela escola, mas me surpreendi.
Depois de estudar, fica muito claro tudo que eles fazem, como a exaltação do herói, do indígena, da amada mulher inalcançável e outras coisas.
Ótima leitura, ótimo livro!
comentários(0)comente



Monique 26/01/2023

Tudo passa sobre a terra.
Estou com um pouco de dificuldade para avaliar essa obra, pois ela vai contra tudo o que eu prezo em um livro. O ponto que é mais complicado para mim é a complexidade da linguagem, o que eu odeio, mas eu não posso deixar de comentar que é um fato inegável que é uma obra muito boa e muito interessante de ser lida.
juliasena 28/01/2023minha estante
tb achei meio difícil mas oq facilitou um pouco foi a comparação com as coisas da natureza




Iara.Borges 25/01/2023

A linguagem é bem difícil com utilização de palavras muito específicas e antigas. A história tem q ser lida dentro do contexto da espoca.
comentários(0)comente



Lena ;) 25/01/2023

Tinha visto falarem mal desse livro mas quis tentar ler pro caso de gostar. Definitivamente sou mais Pocahontas
LarissaDa'Neer 29/01/2023minha estante
vc é besta




Helo 24/01/2023

Iracema
Foi minha primeira leitura de clássico por vontade própria e não poderia ter feito escolha pior, o livro em si e a história não são ruins porém muitas das palavras usadas são estranhas para os tempos atuais tirando todas as palavras de origem indígena que sofri para me acostumar (e foram poucas que consegui, grande parte delas eu apenas ignorava e seguia em frente) queria muito ter gostado mas o número de palavras que desconhecia foi muito grande e acabou afetando muito o desenrolar da leitura, agora só me resta ir para o próximo e torcer para que consiga entender bem.
comentários(0)comente



alice.1 22/01/2023

tua presença alegra, como a luz da manhã
"Desejava abriga-lo contra todo o perigo, recolhe-lo em si como em um asilo impenetrável. ? O amor de Iracema é como o vento das areias."
comentários(0)comente



Liiz 19/01/2023

Isso que é um livro descritivo hein kkkkkkkk
Mais uma audiobook que me ajudou no trabalho kkkkkkkk
Apesar de ser um livro descritivo demais em alguns momentos, eu gostei
comentários(0)comente



sasa 18/01/2023

Foi um dos livros que mais achei cansativo ler. Tem muitas palavras difíceis que você precisa ler mais de uma vez para entender. Ele conta do sofrimento de uma mulher indígena, que não vê o quanto o homem que ela se apaixona faz mal para ela psicologicamente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



daday :) 17/01/2023

ícone
comecei a leitura devido um projeto da escola, de início foi cansativo pegar na leitura mas dps me apaixonei pela história.
conta-se a história de Iracema uma Índia que era virgem e fora prometida ao deuse tupã, e seu amor por martim.
Tudo começou quando Martim se perde na mata e acaba sendo ferido por Iracema que se compadece e o leva para casa e cuida dele. nem todos ficaram de boa com isso, e após uns momentos eles foram se aproximando cada vez mais e descobriram que estavam apaixonados. Então, cendendo aos desejos, Iracema quebra o voto de castidade e isso leva a condenação de morte e martim também está sendo perseguido, daí eles dois fogem. por fim, Iracema descobre tava gravidinha e deu a luz a Moacir (a mana pariu sozinha :/) daí a pobrezinha mt fraca e acabou indo a mimir para sempre.
bem triste, mas vale a pena.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1437 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |