Aline 10/01/2018
S: "entrei de gaiato no navio.." ♫♪
O primeiro impacto nesta obra é a incrível arte gráfica. O trabalho primoroso que inclui escrita a mão, anexos muito convincentes e marcas do tempo, é uma espécie de "passagem" em que o leitor se depara com o encantamento. Aqueles habituados às bibliotecas terão particular admiração aos cuidados em reproduzir os sinais encontrados nos livros de empréstimo.
Seria o livro também um personagem?
☸
S. o personagem do livro principal se depara com diversos dilemas. Como trecho da música neste título, entra "de gaiato" em um navio e tem sua história totalmente ligada a este navio. A história brinca com o tempo, que é flexível, é diferente no navio e em terra. É diferente também para os leitores. O tempo e os dilemas levantam muitas questões. Todas estas questões serão respondidas?
☸
Ao iniciar a leitura, percebe-se não estar sozinho. Na realidade quem lê é um terceiro leitor e passa a conhecer os outros dois leitores a medida que eles se revelam pelas anotações nas margens do livro principal: O Navio de Teseu ou ONDT. Tanto estes "colegas de leitura" quanto os personagens do texto principal são complexos, mudam e se revelam em diferentes níveis. Estas características dão maior profundidade e permitem que o terceiro leitor se identifique à medida que pensa em suas próprias questões existenciais.
☸
O livro é cercado de mistérios. Não falta suspense nesse movimentado enredo. Pouco se sabe sobre o autor, V. M Straka, sobre o editor F. X. Caldeira e sobre o personagem do livro principal: S. Os dois leitores que conversam pelas anotações também não se conhecem. Quem é quem é uma das grandes questões a ser respondida. S:ONDT é uma contínua busca por identidade. A perturbação existencial de S. por conhecer quem ele foi antes de sofrer de amnésia parece presente, em diferentes níveis, em cada um dos personagens. Este dilema pode ser percebido e refletido pela escolha do nome de ONDT, uma referência direta ao paradoxo que intriga filósofos desde a antiguidade. Afinal alguém permanece o mesmo a medida que muda?
☸
Quanto a forma de ler S:ONDT, há várias possibilidades. (Inúmeras propostas podem ser encontradas pela internet!) Isso ocorre por tratar-se de várias histórias simultâneas: A história central de ONDT, a história dos dois leitores nas margens e a história misteriosa que envolve a autoria de ONDT. Todas as histórias podem ser organizadas em uma linha do tempo, que seria o andamento "lógico" do enredo. As cores das canetas por exemplo seguem um padrão de evolução temporal, que é desenvolvido e pode ser percebido pelo leitor atento.
Porém, se pensarmos como o leitor sendo o "terceiro" leitor, não se pode sugerir uma ordem certa. Afinal este terceiro leitor é aquele que circulando pela biblioteca da PSU, encontra o livro e as anotações dos dois primeiros leitores. E encontrando o livro é ele quem encontra sua maneira de ler.
(Esta opinião obviamente é uma das possibilidades, também é possível encontrar na internet diversos passo-a-passos ensinando a ordem "certa" da leitura - pessoalmente acredito que é parte do desafio compreender as linhas do tempo. No meu caso, optei por ler cada página completamente e ir montando o quebra-cabeças.)
☸
Este livro é uma experiencia sensorial e cognitiva. Uma leitura desatenta e superficial não será capaz de permitir a compreensão da obra. E mesmo uma leitura cuidadosa pedirá outras releituras. O leitor será impelido a decifrar os diversos códigos e mensagens secretas. Há várias mensagens criptografadas que exigirão grande exercício mental, paciência, lápis e borracha. Também é possível ler sem buscar decifrar sozinho as mensagens, pois elas são também reveladas no decorrer do texto.
(Mais uma vez: deixar de pelo menos tentar decifrar as mensagens é perder parte da experiência!)
☸
Aos brasileiros há ainda a presença de um personagem conterrâneo que é parte importante das histórias em curso e rende postagens com várias referências às terras tupiniquins e sua riquíssima fauna.
☸
O mar, o navio, os pássaros, o macaco e os demais personagens são um convite para se aventurar em S:ONDT. Mas essa viagem exigirá uma (ou mais) leitura imersiva. Este não é um livro para ser observado superficialmente, é preciso raciocinar e buscar conexões as vezes não muito claras, mas que permitem ótimas descobertas!
☸☸☸
Boa viagem aos que se aventurarem por essas águas!
☸☸☸