Thiago548 24/09/2024
Gostei, mas não atendeu minhas expectativas
Não sei como, mas tinha uma história diferente em minha mente antes de ler esse livro e me decepcionei um pouco quando enfim li.
Naturalmente já elogio a escrita do autor que acho incrível e não tenho nada demais a reclamar, embora como era de se esperar, é um pouco complicado no começo entender e memorizar completamente todos os nomes de casas, príncipes, castels, regiões, herdeiros, reis e tudo mais. Mesmo eu que estou acostumado com o universo de gelo e fogo e já tendo lido a maioria das obras, mesmo assim fiquei um pouco confuso, mas depois fui pegando os detalhes e outros não eram tão necessários de se memorizar para entender e curtir a história.
Falando da história em si... Achei pelo menos o começo, fácil demais. Pode ser algo pessoal, mas não fez sentido para mim, o pai do Egg deixar um príncipe e possível herdeiro do trono ir com um simples cavaleiro andante, achei fácil demais. Não sei de onde veio essa ideia, mas achava que de alguma forma o Egg estaria ou fugindo ou sendo sequestrado e o Dunk por pura sorte e coincidência o acharia, o libertaria e o ajudaria a se reunir com seu pai. Pensei que isso aconteceria. O Dunk iria defender o Egg e leva-lo até algum lugar a salvo e depois disso, tendo provado seu valor, seria confiado o Egg a sua companhia.
O desafio dos sete foi legal, todo o desafio, as complicações e tudo mais, mas esse foi o ponto que me deixou incomodado por todo o livro. Gosto das histórias do Martin porque ele consegue ser realista, mas dessa vez não concordo com ele. achei fácil. E já declaro que gostei da ideia do Dunk não ser um cavaleiro notável e tudo mais, ele é só mais um cavaleiro, nada excepcional e isso é bem interessante. Mas na maior parte do tempo ele me pareceu só forte de espírito e não teve muitos momentos de se provar forte em batalha.
Sobre a politica e todas os conflitos do reino e principalmente onde a dupla passou, achei sensacional. Gostei de ver os esquemas, as implicações, discordâncias e oposições entre casas e senhores. Achei bem interessante e bem explorado, no entanto... Achei um dos contos um pouco mal resolvido, achei fácil também, teve toda uma complicação, para no final ser resolvido porque os senhores (que se mostraram ter uma desavença em toda a história) simplesmente se apaixonarem e acabar com o problema.
Não sei, sinto que talvez eu possa não ter focado tanto na história e não entendido tão bem, é um livro que pretendo reler para confirmar minha opinião.
Os personagens são bem interessantes, e adorei a personalidade da dupla principal.
Enfim, em geral, gostei, achei certas coisas um pouco incoerentes, mas recomendo e pretendo ler novamente um dia.