Leonardo 02/04/2020
O Ovo Targaryen
O Cavaleiro dos Sete Reinos é um livro que contém três contos do universo das Crônicas de Gelo e Fogo do escritor norte americano George R.R. Martin, que inicialmente tinham sido publicados separadamente, sendo eles O Cavaleiro Andante, publicado em 1998, A Espada Juramentada, publicado em 2003 e O Cavaleiro Misterioso, publicado em 2010.
A história se passa cerca de 90 anos antes de As Crônicas de Gelo e Fogo, em uma época que os targayens ainda governavam Westeros.
No primeiro conto, acompanhamos a história de Duncan, um cavaleiro andante, e seu recém contratado escudeiro, Egg, um garoto careca aparentemente sem nenhuma importância... só aparentemente.
Duncan era escudeiro de Sor Arlan de Centarbor, e os dois estavam a caminho de um torneio que iria ocorrer em Vaufreixo, quando o cavaleiro acaba morrendo em decorrência de uma gripe, durante o sono. Duncan o enterra e se dirige para o torneio.
No caminho ele encontra um garoto careca, chamado Egg, e o contrata como escudeiro. Duncan acredita que o garoto era órfão, um coitado. Não poderia estar mais enganado.
Com diversas intrigas e reviravoltas no torneio, o livro se encerra com um final surpreendente, que irá ter um forte impacto no futuro de Westeros.
No segundo conto, que se passa cerca de um no e meio do primeiro, Duncan está a serviço de Sor Eustace Osgrey, um velho cavalheiro que perdeu quase tudo que tinha, incluindo a família e terras.
Duncan acaba descobrindo que o riacho secou, e vai averiguar o que está acontecendo. Ele acaba descobrindo que o rio foi represado por ordens da Senhora Rohanne Webber, de Fosso Gelado. Junto com Sor Bennis do Escudo Marrom, outro cavaleiro ao serviço de Osgrey, ele ordena que os trabalhadores derrubem a represa, mas eles se recusam. Isso acaba gerando uma tensão, e Sor Bennis acaba ferindo um deles, o que acaba gerando um conflito, e Duncan se oferece para resolver esse problema, já que Sor Eustace Osgrey tinha jurado jamais colocar os pés novamente em Fosso Gelado.
Porém quando ele conhece a Senhora Webber, ele acaba descobrindo coisas que acaba mudando totalmente a história, coisas ocorridas no passado que mesmo depois de muitos anos ainda era algo perigoso de se discutir.
Assim como o primeiro conto, esse tem um final surpreendente, no mostrando as marcas de uma antiga rebelião que ocorreu um Westeros, que ainda era um assunto muito delicado, e deixou muitas marcas nas pessoas afetadas por ela.
No terceiro e último conto, Duncan está a caminho do Norte, para atender ao chamado de Beron Stark, que procura homens para combater incursões dos Greyjoy.
Porém no caminho ele acaba encontrando a comitiva de Lorde Gormon Peake. O cavaleiro andante John, o Violinista, que estava com a comitiva, o convida para participar do torneio em honra do casamento de Lorde Ambrose Butterwell, em Alvasparedes. O prêmio seria um ovo de dragão, algo muito valioso. Duncan acaba aceitando.
Porém Egg começa a desconfiar, já que vê que muitos dos participantes apoiaram a causa Blackfyre durante a guerra civil, e acredita que algo sombrio pode estar sendo tramado ali.
Esse conto têm um final ainda mais surpreendente do que os anteriores, mostrando que quem está no poder jamais está a salvo, e que rebeliões passadas podem deflagar novamente a qualquer momento.
É um ótimo livro não só para quem conhece “As Crônicas de Gelo e Fogo”, mas também para aqueles que ainda não conhecem, pois tem uma narrativa muito boa, com personagens carismáticos e uma história surpreendente. Mas se você já conhece essa saga, vai gostar muito de ler uma história onde os targaryens, talvez a casa mais importante da saga, ainda governava Westeros, isso sem contar a aparição de personagens e ocorridos que são muito importantes para a saga, que são citados em As Crônicas de Gelo e Fogo. É um livro quase que obrigatório para todos os leitores da saga.