As Fontes do Paraíso

As Fontes do Paraíso Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke




Resenhas - As fontes do paraíso


77 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Karina599 02/10/2024

Sou fã de ficção científica Arthur C. Clarke, mas esse livro não foi um dos meu favoritos. A história é corrida e não tem muita lógica. Nesse o autor deixou a desejar.
comentários(0)comente



Men 12/09/2024

História Visionária
A história começa com a construção de um palácio milênios atrás, e esse palácio possui várias particularidades. Indo mais a frente em um futuro não tão distante do nosso presente, um engenheiro tem a idéia de construir uma estrutura que ligue a parte terrestre da terra com a sua órbita, daí a história transcorre na construção desta estrutura, ao mesmo tempo que fatos que ocorrem no sistema solar são revelados. História bem instigante e visionária.
comentários(0)comente



Maria Terra 28/07/2024

Eu sou muito fã do Clarke. Li várias obras dele, e se tem uma coisa que ele não é, é prático.
Os livros dele são excepcionais, e visivelmente ele é um gênio que tem domínio sobre tudo, mas os livros são regados de termos técnico, e ele dá voltas e alonga a história de um jeito que não tem necessidade.
Esse livro tem uma história bizarramente bem criada, mas infelizmente não achei bem desenvolvida. É um livro cansativo, e chega num ponto que você já não entende mais nada porque você nem quer tanto ler assim.
Ele começa a ficar bom mesmo depois de 75%.
comentários(0)comente



SuzanyLuh 17/06/2024

Minha opinião em - As Fontes do Paraíso ?
Esta é a segunda obra de Arthur C. Clake que me aventurei em ler. Encontrei dificuldade em engatar na leitura durante as primeiras 30 páginas, mas depois disso fluiu maravilhosamente bem.

A história apresenta a ambição de um inteligentíssimo engenheiro de 66 anos em conectar fisicamente o planeta Terra não apenas a outros planetas como também as estrelas, por intermédio de uma ponte ou "elevador espacial" e fazê-lo funcionar antes dele falecer.

Comparada a Fim da Infância, uma de suas mais famosas obras, As Fontes do Paraíso é um livros muito mais técnico e denso. O livro apresenta a história em atos - assim como em Fim da Infância - o 1° ato trás a descrição de ocorrências passadas, o 2° a descrição da trama no presente (que é a parte mais desenvolvida e narrada) e por fim em algumas poucas páginas o último ato aprenderá um futuro partir das ocorrências anteriores. O 2° ato, o presente, pode se dizer que é a história em si, mais detalhada e complexa, com páginas e páginas de explicações técnicas sobre a engenharia e construção do famoso "elevador espacial". E esse é um dos fatores que me fazem não indicar a leitura para quem não está familiarizado com Clarke e/ou não costuma ler sci-fi. Outro ponto complexo na leitura são as costumeiras quebras bruscas de cenário, que me fazem ter a sensação de estar lendo 3 histórias completamente diferentes ao longos dos atos...

Tirando isso, a história é completamente sensacional, é emocionante e empolgante acompanhar a luta de Morgan, o engenheiro, em sua conquista, são diversas as barreiras que se levantam contra ele e sua ideia, mas com muita força de vontade ele avança por cada uma delas. Daria um ótimo filme, sinto que devo ler novamente para capitar mais mensagens que talvez eu não tenha percebido hahahaha

É isso, aproveitem a leitura :))
comentários(0)comente



ValeLucas 03/06/2024

Uma ficção científica que aborda temas como exploração espacial, avanço tecnológico, crenças, tradições e contatos com vidas extraterrestres.

No país da Taprobana (inspirado no Sri Lanka, onde o autor morou), um antigo rei ambicioso chamado Kalidasa construiu um incrível palácio no topo de uma montanha, querendo se aproximar do céu e dos deuses. Séculos depois, nesse mesmo lugar, agora habitado e venerado por monges, um engenheiro quer construir uma torre que vai até a órbita terrestre, que levará a avanços tecnológicos inimagináveis. A situação é complicada e várias questões de propriedade devem ser resolvidas antes da torre ser erguida. Além disso, a própria torre é um desafio que se mostra cada vez mais complexo.

O livro é narrado na terceira pessoa, com um começo lento, mostrando o passado e as ambições de Kalidasa até o presente, onde acompanhamos mais pontos de vista das pessoas envolvidas na elaboração da torre espacial. O início pode ser um pouco confuso até o leitor se ambientar, mas depois tudo fica muito criativo e original, com coisas interessantes e discussões sobre religião e progresso.

Alguns capítulos relatam o primeiro encontro da Terra com vida alienígena, através de uma sonda espacial que passa próxima ao planeta e troca informações com os seres humanos. Essa parte é incrível, apesar de destoar um pouco do restante da trama, mas consegue estabelecer diálogos filosóficos e me fez pensar bastante. Tudo é muito bem elaborado, muito imaginativo para a época, além de não ser extremamente complexo, apesar de pesar um pouquinho em algumas descrições e argumentos científicos.

A parte final se passa em pouco tempo e é muito rápida, com cenas de um resgate perigoso que me lembraram muito o livro Poeira Lunar, do mesmo autor. A ambientação é muito imersiva, com paisagens que parecem incríveis e um empreendimento científico aparentemente impossível, mas que fica muito real dentro do contexto do livro. Um livro escrito na década de 80, mas que ainda é muito inovador e atual. Recomendo para todo fã de ficção clássica e do Arthur C. Clarke.
comentários(0)comente



Jothamon 08/05/2024

Surpresa
Uma leitura que começa lenta, mas depois flui melhor, contudo a história dos personagens não é tão desenvolvida. Porém, é bom de ler, principalmente quando a narrativa é dividida entre os personagens.
A parte da sonda que chega na Terra fica um pouco perdida na história, mas é bom. Ainda traz muitas indagações sobre a sociedade, religião e política.
Medo. Dúvida. Pensamento.
comentários(0)comente



Marco 15/03/2024

Foi o livro mais fraco que li do autor, e ainda assim é muito bom.

Ficção científica envolvendo visitantes de outros mundos, questões religiosas e filosóficas e o domínio do homem sobre o espaço.

Com certeza vai agradar tanto o fã desse gênero quanto quem tá começando agora.
comentários(0)comente



Raiane 01/02/2024

Me decepcionei, a história é muito difícil de se inserir no início, mas depois até que corre bem. N entanto, por mais que o livro seja sobre a torre e sua construção, há muitos detalhes técnicos muito chatos e descrições confusas difícil de "ver" o que o autor quer dizer. Além disso,é como se o livro não tivesse plot twist, e quando finalmente tem um evento um pouco diferente, são com pessoa aleatórias as quais o leitor não se importa. Em contrapartida as informações sobre o passado do local, seus reis e sobre os visitantes (não posso dar detalhes se não é spoiler rs) são partes do livro que são pouco abordadas, mas muito boas, que deveriam ser melhor trabalhadas. Já é o segundo livro do autor que não gosto, no entanto já comprei mais dois, vou dar mais uma chance kk
comentários(0)comente



Diego 13/01/2024

Nessa obra Clarke imagina os desafios para um engenheiro que se propusesse a construir um elevador que vai do céu até o espaço.

Os desafios vão se sucedendo. Desde a escolha do melhor lugar, passando pelos desafios políticos, econômicos e de engenharia.

Apesar da história ser envolvente e muito bem construída, por vezes se torna cansativa a repetição do recurso de parar o capítulo em um trecho empolgante e ficar discutindo um detalhe secundário, como se estivesse enchendo linguiça.
comentários(0)comente



Caio.Victor 24/10/2023

2° livro lido do autor...
Meu primeiro contato com o autor foi em "O Fim da Infância", e acho que "As fontes do Paraíso" está abaixo.

Os conceitos de ficção científica utilizados são ótimos. A linguagem técnica não é problema. O roteiro, sim. A percepção que se tem é que a trama poderia entregar mais.

O paralelo entre Morgan e Kalidasa é ótimo, a inclusão do Planador Espacial, também. Infelizmente, o autor aproveitou muito pouco esse Planador (e a vida alienígena por trás...).
comentários(0)comente



marcosvinni11 14/08/2023

Ficção da especulação.
Vou começar pelo que gosto do Arthur pra depois falar do que não gostei do livro. Gosto muito como ele acerta na evolução tecnológica da sociedade, e também na política, gostaria muito que ele em alguns momentos ele focasse nisso. Esse livro não me prendeu. Muitos momentos parece que tem coisas que são só jogadas na história e não parece ter muita importância. A melhor parte de fato é a partir dos 70% do livro.
comentários(0)comente



moacircaetano 20/04/2023

Não é o melhor livro do autor, e a ideia de um fio puxando uma carga para o espaço é bem difícil de engolir.
Mas ainda assim, o autor se equilibra bem entre as cordas do roteiro, e entrega uma leitura agradável.
comentários(0)comente



Adelson 03/04/2023

Stairway To Heaven de Arthur C Clarcke
Em Gênesis o "homem" cria Torre de Babel com a tecnologia da época.
No futuro o mesmo "homem" deseja criar uma torre tão alta que as naves não vão precisar voltar para terra para trocar os seus produtos.
Porém qual será o custo e consequências de criar algo tão grandioso?
comentários(0)comente



Carol 25/02/2023

O foco da história é a engenharia espacial, mas apesar de tantas questões que podem parecer complicadas para leigos, não foi uma leitura difícil.
comentários(0)comente



77 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR