O Príncipe

O Príncipe Maquiavel




Resenhas - O Príncipe


1305 encontrados | exibindo 481 a 496
33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 |


B-Dreamer 10/09/2022

Um clássico!
Maquiavel entrou para a história como sendo o patrono da expressão "maquiavélico", o que muitos definem como uma injustiça no qual eu também considero.
O Príncipe, obra regida pelo autor tem como objetivo principal orientar os governantes a conquistar e manter seu poder. Lá, ele descreve que a melhor ação para que o chefe de estado continue reinando e seja respeitado é aprender a não ser piedoso e fugir dos vícios, controlar os súditos e manter todos satisfeitos, mas o mais importante: ser temido. Assim, todos que pretendessem usurpar o trono, hesitariam por medo das punições aplicadas pelo príncipe. Porém, nunca questionando as decisões do mesmo. Maquiavel também orienta ao governante ser sábio e lidar muito bem com seus exércitos, treinando apenas os seus e nunca se acovardando em momentos conflituosos. Possuindo também conselheiros sábios e fiéis no qual o soberano presentearia frequentemente, ganhando assim o completo respeito de seus funcionários.

Minhas considerações finais: O livro é espetacular, provavelmente vou pegá-lo em outro momento para relê-lo, pois essa edição que peguei não é a das melhores. Nesse livro há comentários de Napoleão Bonaparte e quando eu deixei de lado, a leitura tornou-se muito mais fluida e organizada (já que passei a ignorar as anotações nos rodapés das páginas). Além do mais, os comentários de Napoleão não fazem nenhuma diferença para a história, ele só está ali para reclamar basicamente kkk, mas enfim... livro muito bom, recomendo!
comentários(0)comente



triz 09/09/2022

Eu estou chocada, impressionada e enjoada com tudo o que eu li.

Nicolau Maquiavel, com certeza, foi e ainda é um grande pensador da humanidade, não é atoa que essa obra em específico ainda é muito comentada e estudada na atualidade. Esse livro é um estudo da história, um estudo do passado e do presente de Maquiavel que nos faz entender nosso presente e futuro. Mas a triste realidade é que O Príncipe é cruel, vil, e desastroso. Nicolau Maquiavel incentiva certas práticas ? que fazem sentido para a época, mas ? que reberveram o machismo, o patriarcado e o abuso de poder entre os séculos.

O que me choca ? e me faz ter medo, as vezes ? é como O Príncipe ainda é muito atual, como ainda está fixo no nosso presente; porém, agora, não são apenas príncipes que adotam esse "guia" de Maquiavel, e sim pessoas ? em geral ? que estão em cargos de poder. Essa mesma razão é o que me impressiona e me enjoa, ao mesmo tempo; é uma realidade difícil de encarar.

Eu estava pensando em 3 estrelas, mas isso é quase impossível diante ao fato de que poderia muito bem ser uma análise do nosso mundo atual, essa obra escrita há mais de 500 anos atrás explica nosso cotidiano e as relações internacionais, então me sinto na obrigação de dar 5 estrelas.
comentários(0)comente



Nanda 08/09/2022

Suas crenças são ardilosas.
Ler este livro foi expandir e entender as visões de Maquiavel.

O intuito que tive em ler este livro era somente de interesse próprio, e para estudos...

Maquiavel tem visões de mundo e sobre policia muito ardilosas, vemos que se adaptarmos algumas visões dele, não muda muito para as práticas de atualmente.

De certa forma gostei muito da leitura por se tratar do próprio Maquiavel, eu já tinha um certo interesse em ler e entender seus pensamentos.
comentários(0)comente



Broeto 07/09/2022

O príncipe
Ouvi falar do livro e do autor na escola, por curiosidade acabei comprando. O livro é escrito com um vocabulário difícil de entender por conta da época de sua criação. Conta sobre os pensamentos e visões políticas de Maquiavel sobre como liderar seu reinado. Sua visão em maior parte das vezes cruel é mostrada em quase todos os capítulos, porém é interessante analisar que seus métodos se assemelham aos utilizados atualmente por grandes nomes políticos.
comentários(0)comente



vero 05/09/2022

Esse livro é basicamente uma carta através da qual é ensinado a um príncipe como se deve conquistar e manter um reino.
Nele há frases e trechos interessantes, e até bonitos; mas, em sua maior parte, apresenta ideias absolutistas e absurdas.
Através dessa leitura podemos perceber como algumas dessas práticas e ideias ainda estão presentes na política atual.
Um livro histórico, mas que deve ser lido com certo olhar crítico e para estudo.
Gus 12/10/2022minha estante
Amiga, eu discordo um pouquinho. Na verdade, eu acredito que O Príncipe seja muito mais como ocorre do que uma receita para injungir alguém a conquistar um poder e se manter nele. Porque os ideais de Maquiavel eram muito dualistas porque ele pode ver a monarquia e a república.

e há boatos de que ele era um republicano kkkk e não um monarquista.




gaturna 05/09/2022

nao aguento mais escrever resenha pra contar no desafio do skoob mas enfim ne leitura de boa n entendi algumas referencias pois fiquei c preguica de ler nas notas, mas é isso ?
comentários(0)comente



Silva579 02/09/2022

Eu não tenho uma grande opinião por esse livro, porque ele foi um dos meus "primeiros" livros sobre filosofia. Eu até que gostei dele,mas não leria de novo
comentários(0)comente



Gabriel 30/08/2022

O príncipe - Nicolau Maquiavel
"O príncipe", de Nicolau Maquiavel, é uma das obras políticas mais importantes para a cultura ocidental. Escrita para Lorenzo de Médice no contexto das disputas políticas da cidade de Florença durante o Renascimento, trata sobre como o príncipe (monarca) pode conquistar e manter o poder.
Maquiavel descreve vários sistemas políticos e suas características, bem como as formas através das quais o príncipe deve se portar para conquistar o poder em cada um dos sistemas, independente das variáveis. Nesse sentido, afirma que o príncipe deve ter as habilidades de uma raposa e de um leão e dispor de "virtú" (habilidade política) e fortú (oportunidade).
Ademais, fala-se sobre o fato de que o príncipe deve buscar ser amado e temido, mas que na impossibilidade disso, deve preferir ser temido e não confiar nos súditos, uma vez que os homens são simuladores e ambiciosos. Fala-se ainda sobre o fato de que é mais importante que o príncipe simule virtudes ao invés de realmente possuí-las e que deve evitar o ódio do povo.
Uma leitura essencial para entender o pensamento de Nicolau Maquiavel no contexto do Renascimento em termos de Ciência política.
comentários(0)comente



Detetive Zanescoâ¤â 29/08/2022

Amei amei???
Desde o começo da minha faculdade meu professor sempre pediu para que quem pudesse ler esse livro.Confesso que foi uma grande experiência,grande aprendizado e isso me deixou muito feliz.
Amei amei????
comentários(0)comente



caioneses 27/08/2022

gostei bastante de várias análises do maquiavel e muitas são precisas e inteligentes e que podem ser observadas até os dias de hoje. outras, como a comparação da sorte com a figura da mulher é terrível.

"[...] porque os homens esquecem mais rapidamente a morte do pai do que a perda do patrimônio."
comentários(0)comente



elfojonas 26/08/2022

Uma lição para líderes
Esse livro me é curioso, tentei lê-lo pela primeira vez há uns 12 anos atrás, e naquela época não me fez sentido e abandonei a leitura.

Hoje, mais velho, bem como ocupando posição de liderança onde trabalho, o livro parece que foi feito para mim.

Incrível como um livro de 1513 ainda é atual, logicamente adaptando-se alguns pontos.

O livro é todo sobre política, meios de se chegar ao poder, como mantê-lo, como perde-lo, exemplos de boa e péssima gestão.

Tirei várias lições nessa leitura, das quais bem empregadas me auxiliarão em minha jornada profissional e pessoal.
comentários(0)comente



Mari 25/08/2022

Maquiavel soube explicar suas ideologia de maneira fantástica e de fácil compreensão. É um ótimo livro pra quem procura entender melhor o pensamento e conduta daquela época, fora que tem umas frases bem reflexivas e questões que ele aborda que podemos facilmente trazer para os dias atuais.
comentários(0)comente



Regis2020 24/08/2022

Tratado para ser vitorioso em governar
Nicolau Maquiavel nasceu em Florença em 1469, foi um filósofo, historiador, poeta, diplomata e músico.
Foi chanceler em 1507, e após ser preso e sofrer tortura, recolheu-se em sua propriedade rural em San Casciano, com sua esposa e seus seis filhos, passando a se dedicar a estudar e escrever.

Em O Príncipe, Maquiavel fala através de suas experiências e estudos sobre vitórias e derrotas dos grandes príncipes, reis, imperadores do passado e de sua época, para manifestar nesse tratado, como um Príncipes deve proceder para ser um bom e vitorioso governante.
Durante todo o livro, o vemos sempre frisar que o príncipe sem o apoio do povo, dificilmente triunfará apenas com o apoio do exército e dos nobres (tendo em vista que entre esses últimos, sempre haverá opositores e invejosos).
Ele não alvitrava que os governantes tinham que ser nobres mas, que deviam possuir tanto a astúcia da raposa quanto a força do leão, saber empregar essa máxima nos momentos adequados, e que apenas a equanimidade de seus atos tornariam seu reinado vitorioso e respeitado.

Maquiavel utiliza na argumentação fatos ocorridos na Antiguidade grega, na Roma da República ou em episódios contemporâneos, assim como recorre a intérpretes dessas várias épocas, cita exemplos de goverantes que tiveram êxito ou fracassaram, empreendendo de astúcia ou força, ex: Aníbal, Alexandre, Marcos Aurélio, César Bórgia, Luiz XII, Dario, Moisés, Ciro, Teseu, Davi...

O livro complementa muito ricamente as leituras de A Arte da Guerra, de Sun Tzu e O Livro dos Cinco Anéis, de Miyamoto Musashi... mostra como proceder para comandar, se manter no poder e ter um legado que será glorificado no futuro.
Ambos os livros (cada um em seu tempo) foram manuais de como agir e comandar sendo um bom general, espadachim e governante, ensinamentos esses empregados até hoje em grandes empresas e conglomerados.

Gostei de ter pedido fazer essa leitura, achei a escrita agradável e de fácil entendimento, mesmo sendo um clássico tão antigo. Me enriqueceu muito como leitora, e recomendo tanto O Príncipe, quanto os outros dois citados acima.
AnonymousCow 25/08/2022minha estante
Você é a primeira pessoa que ouço falar que a leitura é tranquila. Isso anima muito quem tem curiosidade a ler. Parabéns!


Alex 25/08/2022minha estante
Só acho que se os governantes de hoje aplicassem ainda mais os ensinamentos de Maquiavel, teríamos mais ditadores, menos democracia (que já é atávica), execuções clandestinas e o terror seria a solução para as eleições rsss.

Brincadeiras a parte, excelente livro e resenha.


Regis2020 25/08/2022minha estante
Tem razão Alex. ?


DANILÃO1505 26/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!


Regis2020 26/08/2022minha estante
Obrigada Danilo! ?




Keit Larrama 22/08/2022

Maquiavel o Príncipe
Livro complexo que demanda tempo , mas que é muito importante no contexto político. Como é um clássico é uma boa leitura .
comentários(0)comente



1305 encontrados | exibindo 481 a 496
33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR