spoiler visualizarCamila L. Oliveira 04/05/2022
O Maquiavelismo e o Século XXI
Tal como na política pública e corporativa, a prática do maquiavelismo é ainda presente pelas relações de poder, de controle e influência, por onde suas observações e regras estão presentes até os dias de hoje, através de um jogo de poder que existe desde os tempos mais antigos.
“Aqueles que desejam conquistar as graças de um príncipe costumam lhe trazer as coisas que consideram mais caras ou nas quais o vejam encontrar satisfação, por isso lhe são oferecidos cavalos, armas, tecidos de ouro, pedras preciosas e outros ornamentos semelhantes, dignos de sua grandeza”.
MAQUIAVEL, pg. 8.
Quem assistiu O Poderoso Chefão, de Francis Coppola, sabe a importância do poder destacado logo na carta de Lorenzo de Medici, cortesão da renascença, ao seu príncipe. Ela influi na atração tanto de seus pares, de seus aliados, mas também no de seus inimigos.
Mas Maquiavel abre abordando os Estados: suas espécies, seus preços, com ênfase aos principados. Assim ele disse:
“Todos os Estados, todos os governos que tiveram e têm autoridade sobre os homens, foram e são ou repúblicas ou principados… O príncipe natural tem menos razões e necessidade de ofender: daí se conclui que deve ser mais amado e, se não se faz odiar por vícios inconvenientes, é lógico e natural que seja bem visto por todos.”
site: https://camilaloliveira.com.br/blog/cafe/o-maquiavelismo-e-o-seculo-xxi/