Leonardy.Negrini 18/04/2022
Sobre o Estado e o Governo como eles precisam ser
Nicolau Maquiavel, filósofo, historiador, poeta, diplomata e músico de origem florentina, importante figura ligada ao Renascimento, tornou-se uma grande referência por ter se dedicado à escrita sobre o Estado e o governo. Nasceu em 1469 e faleceu no ano de 1527, aos 58 anos.
Interessante salientar que em sua obra "O Príncipe", ele dirige sua obra para a avaliação dos poderes e neste sentido, chega a avaliar o poder da Igreja Católica, utilizando-se das histórias de diversos governantes, para sustentar as suas teses.
Sendo ele um burocrata e um funcionário público, por assim dizer, suas colocações eram tomadas também como sendo fruto de diversas observações e diálogos sobre os processos de governo e dos fundamentos e práticas do Estado, especialmente no seu contato, nos anos de 1502 e 1503, com César Bórgia, filho do papa Alexandre VI.
O livro é bastante rico e merece uma leitura mais pausada e com embasamento filosófico e histórico, mas ali estão e podem ser retiradas frases que, descontextualizadas, parecem sugerir posicionamentos maléficos, por isso o surgimento da palavra "maquiavélico" como referência a um sujeito que não se preocupa com os atos, pérfido, falso.
Literatura recomendada e sem medo, mas não é tão prazerosa quanto se imagina, há outras obras sobre política e Estado bem mais palatáveis.
#lerévida #leitura #nicolaumaquiavel #oprincipe #décimosétimodoano