Mossolim 18/07/2021
Insista na leitura de Maquiavel.
Quando ler esse livro, pode ser que no início sinta incomodado com os exemplos HISTÓRICOS que Maquiavel ilustra, por isso bagagem histórica é essencial para melhor compreensão do livro.
Nessa edição vem com os comentarios de Napoleão Bonaparte, de início comecei a ler as anotações do imperador francês, mais depois deixei de lado devido a prepotência do sujeito.
Maquiavel ao escrever esse livro na verdade foi um PRESENTE ao príncipe italiano Lorenzo de Médici, uma espécie de manual para que ele mantem-se no poder no reino de Florença. Um dos princípios básico do livro que Maquiavel ensina, que o soberano deve governar acima da ética e da moral, para manter ou expandir seu poder, quer dizer, não ter a limites, dando inúmeros exemplos históricos.
Ele mostra varias formas de administrar um principado, reino, ducado ou uma republica, que para manter no poder, a forma mais fácil é do poder HEREDITARIO (pai p/ filho) e o mais difíceis são aqueles conquistados através da GUERRA, o que da mto trabalho para tentar inserir a população culturalmente sob suas ordens, e também vai relatar que os príncipes exercem o poder administrativo do direito DIVINO, como é o caso de Moises (Deus escolheu ele para salvar seu povo do Egito).
Uma metáfora que Maquiavel relata para que os príncipes devem exercer é a figura do "LEÃO e a RAPOSA", para o soberano se manter no poder, ele tem que ter força do leão e a astúcia ou habilidade de uma raposa. Outro legado deixado por ele que os príncipes para permanecer no poder deve ter qualidades para governar e ter sorte, oportunidades.
Um ponto que chama atenção no inicio dos capítulos finais, é a indagação de Maquiavel, se príncipe deve ser temido ou amado? Para Maquiavel melhor ser temido para ter um controle maior do lugar e ser respeitado pelo temor, do que ser amado, pq o amor torna as pessoas mto próximas, e assim facilmente DERRUBADO, mas tbm não deixar de ser ODIADO pelo povo, pq o ódio traz a ira da população, que juntas podem derrubar o soberano, semelhante que aconteceu com Luís XVI e sua esposa, a população francesa os decapitou na chamada Revolução Francesa.
Um livro essencial não somente para um governante, mas tbm para exercer as grandes LIDERANÇAS.
site: https://www.instagram.com/colecao_em_dobro/